Análise da suficiência das disciplinas teóricas para a prática dos Estágios Supervisionados em Saúde Coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nesti Dupret Lamas Leite, Aydée
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Casotti, Elisete, Villela Gouvêa, Mônica
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Diversitates
Texto Completo: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/256
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Odontologia, aprovadas em 2002, indicam necessidade da formação de um cirurgião dentista generalista, humanista, crítico e reflexivo e com capacidade de atuar em todos os pontos de atenção à saúde. O Curso de Odontologia da Universidade Federal Fluminense iniciou, em 2013, implantação de nova matriz curricular, incluindo reorganização dos Estágios Supervisionados. O presente trabalho objetivou identificar ações realizadas pelos alunos nos campos de estágios e verificar suficiência teórico-prática das disciplinas do Núcleo. Analisou-se material secundário de avaliação, na forma de registros de depoimentos dos alunos.  Encontrou-se convergência geral entre conteúdos prévios e vivências nos Estágios Supervisionados em Saúde Coletiva. Entretanto, ajustes como inclusão de conteúdos sobre trabalho multiprofissional, gestão de conflitos e ferramentas de trabalho na atenção básica são necessários. Atenção às necessidades do mundo do trabalho é essencial para formação socialmente responsável.
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