Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitates |
Texto Completo: | http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/257 |
Resumo: | Introdução: A transformação dos processos de formação através da articulação entre sistema de saúde e instituições formadoras para superar a formação hegemônica, culminaram nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Objetivo: Identificar o perfil de egressos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), sua caracterização e vivências dos estágios obrigatórios e disciplinas de Trabalho de Campo Supervisionado (TCS). Metodologia: A população da pesquisa compreendeu 61 egressos graduados entre os anos de 2015 e 2018. Os dados foram coletados através de questionário eletrônico. Resultados: Os estágios e TCS são importantes, contudo as experiências foram consideradas boas ou regulares. Ambos ajudaram na escolha da área de atuação, ampliação de conhecimentos e no relacionamento com o outro. Conclusões: A inserção nos cenários de prática ao início da graduação garante ao aluno a reflexão e a problematização de questões fundamentais do ambiente de trabalho. |
id |
UFF-17_631b96088e33894c1bb66beb0ec28973 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.uff.br:article/257 |
network_acronym_str |
UFF-17 |
network_name_str |
Diversitates |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressosIntrodução: A transformação dos processos de formação através da articulação entre sistema de saúde e instituições formadoras para superar a formação hegemônica, culminaram nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Objetivo: Identificar o perfil de egressos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), sua caracterização e vivências dos estágios obrigatórios e disciplinas de Trabalho de Campo Supervisionado (TCS). Metodologia: A população da pesquisa compreendeu 61 egressos graduados entre os anos de 2015 e 2018. Os dados foram coletados através de questionário eletrônico. Resultados: Os estágios e TCS são importantes, contudo as experiências foram consideradas boas ou regulares. Ambos ajudaram na escolha da área de atuação, ampliação de conhecimentos e no relacionamento com o outro. Conclusões: A inserção nos cenários de prática ao início da graduação garante ao aluno a reflexão e a problematização de questões fundamentais do ambiente de trabalho.Universidade Federal Fluminensede Carvalho Reis Neves, VivianKoifman, Lilian2019-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/25710.53357/VHAE4137DIVERSITATES International Journal; Diversitates, Vol 10, N 2 (Maio/Agosto), 2018; 29-431984-5073reponame:Diversitatesinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/257/141Direitos autorais 2019 DIVERSITATES International Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-05T21:20:45ZRevistahttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1PUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos |
title |
Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos |
spellingShingle |
Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos de Carvalho Reis Neves, Vivian |
title_short |
Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos |
title_full |
Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos |
title_fullStr |
Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos |
title_full_unstemmed |
Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos |
title_sort |
Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos |
author |
de Carvalho Reis Neves, Vivian |
author_facet |
de Carvalho Reis Neves, Vivian Koifman, Lilian |
author_role |
author |
author2 |
Koifman, Lilian |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Carvalho Reis Neves, Vivian Koifman, Lilian |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Introdução: A transformação dos processos de formação através da articulação entre sistema de saúde e instituições formadoras para superar a formação hegemônica, culminaram nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Objetivo: Identificar o perfil de egressos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), sua caracterização e vivências dos estágios obrigatórios e disciplinas de Trabalho de Campo Supervisionado (TCS). Metodologia: A população da pesquisa compreendeu 61 egressos graduados entre os anos de 2015 e 2018. Os dados foram coletados através de questionário eletrônico. Resultados: Os estágios e TCS são importantes, contudo as experiências foram consideradas boas ou regulares. Ambos ajudaram na escolha da área de atuação, ampliação de conhecimentos e no relacionamento com o outro. Conclusões: A inserção nos cenários de prática ao início da graduação garante ao aluno a reflexão e a problematização de questões fundamentais do ambiente de trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/257 10.53357/VHAE4137 |
url |
http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/257 |
identifier_str_mv |
10.53357/VHAE4137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/257/141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 DIVERSITATES International Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 DIVERSITATES International Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
DIVERSITATES International Journal; Diversitates, Vol 10, N 2 (Maio/Agosto), 2018; 29-43 1984-5073 reponame:Diversitates instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Diversitates |
collection |
Diversitates |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820586093510656 |