O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Bóris
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antropolítica (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41800
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa sobre as relações de autoridade vigentes nas escolas públicas. De que maneira os professores adquirem legitimidade e exercem a autoridade durante as aulas? É essa a pergunta que orienta este trabalho. Argumento que a relação entre professores e alunos dá-se através de uma autoridade de tipo carismática exercida pelos primeiros. Nesse sentido, adotando uma abordagem processual no estudo do carisma, busco mostrar como as performances desempenhadas pelos professores durante as aulas conferem legitimidade a sua prática profissional, servindo como fonte primordial de atribuição de autoridade na escola. Apresentarei algumas técnicas de ensino que produzem a eficácia simbólica da relação pedagógica, atuando na construção da autoridade carismática do professor. O estudo deriva do trabalho de campo que realizei em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro em 2013, onde acompanhei diariamente as aulas de duas turmas do ensino médio.
id UFF-18_d04a5f29f0ebbe1dbc2cc74a43ce42b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41800
network_acronym_str UFF-18
network_name_str Antropolítica (Online)
repository_id_str
spelling O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola públicaescola públicaautoridadecarismaeducaçãoO objetivo deste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa sobre as relações de autoridade vigentes nas escolas públicas. De que maneira os professores adquirem legitimidade e exercem a autoridade durante as aulas? É essa a pergunta que orienta este trabalho. Argumento que a relação entre professores e alunos dá-se através de uma autoridade de tipo carismática exercida pelos primeiros. Nesse sentido, adotando uma abordagem processual no estudo do carisma, busco mostrar como as performances desempenhadas pelos professores durante as aulas conferem legitimidade a sua prática profissional, servindo como fonte primordial de atribuição de autoridade na escola. Apresentarei algumas técnicas de ensino que produzem a eficácia simbólica da relação pedagógica, atuando na construção da autoridade carismática do professor. O estudo deriva do trabalho de campo que realizei em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro em 2013, onde acompanhei diariamente as aulas de duas turmas do ensino médio.Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense2019-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/4180010.22409/antropolitica2017.0i43.a41800Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia; n. 43 (2017)2179-73311414-737810.22409/antropolitica2017.0i43reponame:Antropolítica (Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41800/O%20que%20torna%20o%20professor%20um%20%22bom%20professor%22%3F%3A%20carisma%20e%20autoridade%20na%20escola%20p%C3%BAblicahttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41800/31372Copyright (c) 2019 Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Bóris2019-01-22T17:02:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41800Revistahttp://www.revistas.uff.br/index.php/antropoliticaPUBhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/oaiperiodicos@proppi.uff.br||antropoliticauff@gmail.com||lauragraziela@gmail.com2179-73312179-7331opendoar:2019-01-22T17:02:13Antropolítica (Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública
title O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública
spellingShingle O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública
Maia, Bóris
escola pública
autoridade
carisma
educação
title_short O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública
title_full O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública
title_fullStr O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública
title_full_unstemmed O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública
title_sort O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública
author Maia, Bóris
author_facet Maia, Bóris
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Bóris
dc.subject.por.fl_str_mv escola pública
autoridade
carisma
educação
topic escola pública
autoridade
carisma
educação
description O objetivo deste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa sobre as relações de autoridade vigentes nas escolas públicas. De que maneira os professores adquirem legitimidade e exercem a autoridade durante as aulas? É essa a pergunta que orienta este trabalho. Argumento que a relação entre professores e alunos dá-se através de uma autoridade de tipo carismática exercida pelos primeiros. Nesse sentido, adotando uma abordagem processual no estudo do carisma, busco mostrar como as performances desempenhadas pelos professores durante as aulas conferem legitimidade a sua prática profissional, servindo como fonte primordial de atribuição de autoridade na escola. Apresentarei algumas técnicas de ensino que produzem a eficácia simbólica da relação pedagógica, atuando na construção da autoridade carismática do professor. O estudo deriva do trabalho de campo que realizei em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro em 2013, onde acompanhei diariamente as aulas de duas turmas do ensino médio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41800
10.22409/antropolitica2017.0i43.a41800
url https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41800
identifier_str_mv 10.22409/antropolitica2017.0i43.a41800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41800/O%20que%20torna%20o%20professor%20um%20%22bom%20professor%22%3F%3A%20carisma%20e%20autoridade%20na%20escola%20p%C3%BAblica
https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41800/31372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia; n. 43 (2017)
2179-7331
1414-7378
10.22409/antropolitica2017.0i43
reponame:Antropolítica (Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Antropolítica (Online)
collection Antropolítica (Online)
repository.name.fl_str_mv Antropolítica (Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@proppi.uff.br||antropoliticauff@gmail.com||lauragraziela@gmail.com
_version_ 1797068793717981184