O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antropolítica (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41800 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa sobre as relações de autoridade vigentes nas escolas públicas. De que maneira os professores adquirem legitimidade e exercem a autoridade durante as aulas? É essa a pergunta que orienta este trabalho. Argumento que a relação entre professores e alunos dá-se através de uma autoridade de tipo carismática exercida pelos primeiros. Nesse sentido, adotando uma abordagem processual no estudo do carisma, busco mostrar como as performances desempenhadas pelos professores durante as aulas conferem legitimidade a sua prática profissional, servindo como fonte primordial de atribuição de autoridade na escola. Apresentarei algumas técnicas de ensino que produzem a eficácia simbólica da relação pedagógica, atuando na construção da autoridade carismática do professor. O estudo deriva do trabalho de campo que realizei em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro em 2013, onde acompanhei diariamente as aulas de duas turmas do ensino médio. |
id |
UFF-18_d04a5f29f0ebbe1dbc2cc74a43ce42b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41800 |
network_acronym_str |
UFF-18 |
network_name_str |
Antropolítica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola públicaescola públicaautoridadecarismaeducaçãoO objetivo deste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa sobre as relações de autoridade vigentes nas escolas públicas. De que maneira os professores adquirem legitimidade e exercem a autoridade durante as aulas? É essa a pergunta que orienta este trabalho. Argumento que a relação entre professores e alunos dá-se através de uma autoridade de tipo carismática exercida pelos primeiros. Nesse sentido, adotando uma abordagem processual no estudo do carisma, busco mostrar como as performances desempenhadas pelos professores durante as aulas conferem legitimidade a sua prática profissional, servindo como fonte primordial de atribuição de autoridade na escola. Apresentarei algumas técnicas de ensino que produzem a eficácia simbólica da relação pedagógica, atuando na construção da autoridade carismática do professor. O estudo deriva do trabalho de campo que realizei em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro em 2013, onde acompanhei diariamente as aulas de duas turmas do ensino médio.Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense2019-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/4180010.22409/antropolitica2017.0i43.a41800Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia; n. 43 (2017)2179-73311414-737810.22409/antropolitica2017.0i43reponame:Antropolítica (Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41800/O%20que%20torna%20o%20professor%20um%20%22bom%20professor%22%3F%3A%20carisma%20e%20autoridade%20na%20escola%20p%C3%BAblicahttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41800/31372Copyright (c) 2019 Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Bóris2019-01-22T17:02:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41800Revistahttp://www.revistas.uff.br/index.php/antropoliticaPUBhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/oaiperiodicos@proppi.uff.br||antropoliticauff@gmail.com||lauragraziela@gmail.com2179-73312179-7331opendoar:2019-01-22T17:02:13Antropolítica (Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública |
title |
O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública |
spellingShingle |
O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública Maia, Bóris escola pública autoridade carisma educação |
title_short |
O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública |
title_full |
O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública |
title_fullStr |
O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública |
title_full_unstemmed |
O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública |
title_sort |
O que torna o professor um “bom professor”?: Carisma e autoridade na escola pública |
author |
Maia, Bóris |
author_facet |
Maia, Bóris |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Bóris |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola pública autoridade carisma educação |
topic |
escola pública autoridade carisma educação |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa sobre as relações de autoridade vigentes nas escolas públicas. De que maneira os professores adquirem legitimidade e exercem a autoridade durante as aulas? É essa a pergunta que orienta este trabalho. Argumento que a relação entre professores e alunos dá-se através de uma autoridade de tipo carismática exercida pelos primeiros. Nesse sentido, adotando uma abordagem processual no estudo do carisma, busco mostrar como as performances desempenhadas pelos professores durante as aulas conferem legitimidade a sua prática profissional, servindo como fonte primordial de atribuição de autoridade na escola. Apresentarei algumas técnicas de ensino que produzem a eficácia simbólica da relação pedagógica, atuando na construção da autoridade carismática do professor. O estudo deriva do trabalho de campo que realizei em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro em 2013, onde acompanhei diariamente as aulas de duas turmas do ensino médio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41800 10.22409/antropolitica2017.0i43.a41800 |
url |
https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41800 |
identifier_str_mv |
10.22409/antropolitica2017.0i43.a41800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41800/O%20que%20torna%20o%20professor%20um%20%22bom%20professor%22%3F%3A%20carisma%20e%20autoridade%20na%20escola%20p%C3%BAblica https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41800/31372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia; n. 43 (2017) 2179-7331 1414-7378 10.22409/antropolitica2017.0i43 reponame:Antropolítica (Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Antropolítica (Online) |
collection |
Antropolítica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Antropolítica (Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@proppi.uff.br||antropoliticauff@gmail.com||lauragraziela@gmail.com |
_version_ |
1797068793717981184 |