O que faz o estudante, Estudante? etnografando autoridade, carisma e socialização estudantil através das relações docente/discente
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1346 |
Resumo: | Dados da obra resenhada: MAIA, Bóris. Vida de escola: uma etnografia sobre autoridade e carisma na educação. Niterói: EdUFF, 2019. Resumo da resenha: A obra examina antropologicamente o lugar que o carisma ocupa na construção da autoridade dos professores: de que maneira adquirem legitimidade e exercem a autoridade? Privilegiando as relações estabelecidas entre docente e discente, as performances desempenhadas por aqueles durante as aulas são focalizadas, assim como as reações que suscitam nos estudantes. O objetivo é o de compreender que técnicas e recursos produzem a eficácia simbólica na prática pedagógica. A pesquisa se baseou em trabalho de campo e observação direta em duas turmas do ensino médio numa escola pública do Rio de Janeiro. O resultado apresentado permite que nos deliciemos com elementos subjetivos e objetivos recobertos pelo cotidiano e pela rotinização do fazer pedagógico, os quais desvelam muito do que ocorre nas instituições escolares. |
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O que faz o estudante, Estudante? etnografando autoridade, carisma e socialização estudantil através das relações docente/discenteProfessores e alunos; Carisma; Autoridade; Socialização.Dados da obra resenhada: MAIA, Bóris. Vida de escola: uma etnografia sobre autoridade e carisma na educação. Niterói: EdUFF, 2019. Resumo da resenha: A obra examina antropologicamente o lugar que o carisma ocupa na construção da autoridade dos professores: de que maneira adquirem legitimidade e exercem a autoridade? Privilegiando as relações estabelecidas entre docente e discente, as performances desempenhadas por aqueles durante as aulas são focalizadas, assim como as reações que suscitam nos estudantes. O objetivo é o de compreender que técnicas e recursos produzem a eficácia simbólica na prática pedagógica. A pesquisa se baseou em trabalho de campo e observação direta em duas turmas do ensino médio numa escola pública do Rio de Janeiro. O resultado apresentado permite que nos deliciemos com elementos subjetivos e objetivos recobertos pelo cotidiano e pela rotinização do fazer pedagógico, os quais desvelam muito do que ocorre nas instituições escolares.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2023-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion'Texto'application/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1346Revista Café com Sociologia; v. 12 (2023): Volume 12, 2023; 1-62317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1346/569Copyright (c) 2023 Revista Café com Sociologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Marcelo da Silva2023-12-30T23:37:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1346Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2023-12-30T23:37Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
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