Saberes necessários da educação midiática na era da desinformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinelli, Egle Müller
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Jéssica de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38112
Resumo: Este artigo propõe reflexões sobre a implementação do campo jornalístico-midiático da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) diante do grave cenário de desinformação que assola o Brasil. A pesquisa bibliográfica parte do pressuposto de que a formação em educação midiática proporciona conhecimentos, habilidades, atitudes e competências fundamentais para o século XXI e os saberes necessários para a educação do futuro. (BUCKINGHAM, 2019; MORIN, 2000; FREIRE, 2014). Com base nos trabalhos realizados em Portugal, que definiu como estratégia análise de cenário, diagnóstico e construção de um referencial específico para educação midiática, sugerimos que o tema merece discussões mais aprofundadas e o envolvimento de diversos atores no Brasil, em um esforço orquestrado para formar um cidadão ativo, crítico e preparado para lidar com a avalanche de informações da nossa era.
id UFF-19_125b693914ad7ad09feed2ca0a424860
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38112
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling Saberes necessários da educação midiática na era da desinformaçãoDesinformaçãoEducação MidiáticaBNCCCampo Jornalístico-Midiático.Este artigo propõe reflexões sobre a implementação do campo jornalístico-midiático da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) diante do grave cenário de desinformação que assola o Brasil. A pesquisa bibliográfica parte do pressuposto de que a formação em educação midiática proporciona conhecimentos, habilidades, atitudes e competências fundamentais para o século XXI e os saberes necessários para a educação do futuro. (BUCKINGHAM, 2019; MORIN, 2000; FREIRE, 2014). Com base nos trabalhos realizados em Portugal, que definiu como estratégia análise de cenário, diagnóstico e construção de um referencial específico para educação midiática, sugerimos que o tema merece discussões mais aprofundadas e o envolvimento de diversos atores no Brasil, em um esforço orquestrado para formar um cidadão ativo, crítico e preparado para lidar com a avalanche de informações da nossa era.ABEC2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/3811210.22409/rmc.v13i3.38112Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 3 (2019): Mídia, Educação e Democracia: diálogos e desafios em tempos de crise; 45-612178-602X10.22409/rmc.v13i3reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38112/22326Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSpinelli, Egle MüllerSantos, Jéssica de Almeida2019-12-05T23:50:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38112Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2019-12-05T23:50:18Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes necessários da educação midiática na era da desinformação
title Saberes necessários da educação midiática na era da desinformação
spellingShingle Saberes necessários da educação midiática na era da desinformação
Spinelli, Egle Müller
Desinformação
Educação Midiática
BNCC
Campo Jornalístico-Midiático.
title_short Saberes necessários da educação midiática na era da desinformação
title_full Saberes necessários da educação midiática na era da desinformação
title_fullStr Saberes necessários da educação midiática na era da desinformação
title_full_unstemmed Saberes necessários da educação midiática na era da desinformação
title_sort Saberes necessários da educação midiática na era da desinformação
author Spinelli, Egle Müller
author_facet Spinelli, Egle Müller
Santos, Jéssica de Almeida
author_role author
author2 Santos, Jéssica de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spinelli, Egle Müller
Santos, Jéssica de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Desinformação
Educação Midiática
BNCC
Campo Jornalístico-Midiático.
topic Desinformação
Educação Midiática
BNCC
Campo Jornalístico-Midiático.
description Este artigo propõe reflexões sobre a implementação do campo jornalístico-midiático da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) diante do grave cenário de desinformação que assola o Brasil. A pesquisa bibliográfica parte do pressuposto de que a formação em educação midiática proporciona conhecimentos, habilidades, atitudes e competências fundamentais para o século XXI e os saberes necessários para a educação do futuro. (BUCKINGHAM, 2019; MORIN, 2000; FREIRE, 2014). Com base nos trabalhos realizados em Portugal, que definiu como estratégia análise de cenário, diagnóstico e construção de um referencial específico para educação midiática, sugerimos que o tema merece discussões mais aprofundadas e o envolvimento de diversos atores no Brasil, em um esforço orquestrado para formar um cidadão ativo, crítico e preparado para lidar com a avalanche de informações da nossa era.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38112
10.22409/rmc.v13i3.38112
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38112
identifier_str_mv 10.22409/rmc.v13i3.38112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38112/22326
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 3 (2019): Mídia, Educação e Democracia: diálogos e desafios em tempos de crise; 45-61
2178-602X
10.22409/rmc.v13i3
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053445943853056