Competência midiática e consumo de notícias esportivas por jovens paulistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinelli, Egle Müller
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carbone, André Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39833
Resumo: Este estudo investiga a competência midiática de jovens paulistas em relação ao consumo de notícias esportivas para contribuir com as práticas de educação midiática. Com base em uma fundamentação teórica sobre educação midiática e desinformação propõe-se verificar a competência midiática referente às áreas de acesso, avaliação e criação para indicar apontamentos que ajudem a entender os hábitos de consumo midiático dos jovens nascidos na era digital frente a um ambiente permeado pela desordem informacional. A partir de uma abordagem qualitativa, foram coletados dados por meio de 12 entrevistas individuais semiestruturadas com jovens torcedores de futebol para compreender como lidam com a desinformação gerada pelas sociabilidades em redes sociais e aplicativos de mensagem. Os principais resultados da pesquisa incluem o descrédito em notícias de transferências de jogadores, com a credibilidade dos veículos e jornalistas seriamente afetada por este tipo de informação; plena confiança em poucos veículos tradicionais da mídia, os quais detêm os direitos de transmissão dos jogos; e o uso voluntário e consciente dos memes no Whatsapp, recurso utilizado pelos jovens para compartilhar mensagens inverídicas com conteúdos de humor que foram compartilhadas por outros membros do grupo.
id UFJF-4_c28081610d84e4ad8f63b873e05d97fc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/39833
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling Competência midiática e consumo de notícias esportivas por jovens paulistasCompetência MidiáticaComunicaçãoConsumo de notíciasFutebolDesinformaçãoEste estudo investiga a competência midiática de jovens paulistas em relação ao consumo de notícias esportivas para contribuir com as práticas de educação midiática. Com base em uma fundamentação teórica sobre educação midiática e desinformação propõe-se verificar a competência midiática referente às áreas de acesso, avaliação e criação para indicar apontamentos que ajudem a entender os hábitos de consumo midiático dos jovens nascidos na era digital frente a um ambiente permeado pela desordem informacional. A partir de uma abordagem qualitativa, foram coletados dados por meio de 12 entrevistas individuais semiestruturadas com jovens torcedores de futebol para compreender como lidam com a desinformação gerada pelas sociabilidades em redes sociais e aplicativos de mensagem. Os principais resultados da pesquisa incluem o descrédito em notícias de transferências de jogadores, com a credibilidade dos veículos e jornalistas seriamente afetada por este tipo de informação; plena confiança em poucos veículos tradicionais da mídia, os quais detêm os direitos de transmissão dos jogos; e o uso voluntário e consciente dos memes no Whatsapp, recurso utilizado pelos jovens para compartilhar mensagens inverídicas com conteúdos de humor que foram compartilhadas por outros membros do grupo.Universidade Federal de Juiz de Fora2023-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/3983310.34019/1981-4070.2023.v17.39833Lumina; v. 17 n. 2 (2023); 125-1391981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39833/26258https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39833/26259Copyright (c) 2023 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessSpinelli, Egle Müller Carbone, André Ricardo 2023-08-30T13:02:04Zoai:periodicos.ufjf.br:article/39833Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2023-08-30T13:02:04Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência midiática e consumo de notícias esportivas por jovens paulistas
title Competência midiática e consumo de notícias esportivas por jovens paulistas
spellingShingle Competência midiática e consumo de notícias esportivas por jovens paulistas
Spinelli, Egle Müller
Competência Midiática
Comunicação
Consumo de notícias
Futebol
Desinformação
title_short Competência midiática e consumo de notícias esportivas por jovens paulistas
title_full Competência midiática e consumo de notícias esportivas por jovens paulistas
title_fullStr Competência midiática e consumo de notícias esportivas por jovens paulistas
title_full_unstemmed Competência midiática e consumo de notícias esportivas por jovens paulistas
title_sort Competência midiática e consumo de notícias esportivas por jovens paulistas
author Spinelli, Egle Müller
author_facet Spinelli, Egle Müller
Carbone, André Ricardo
author_role author
author2 Carbone, André Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spinelli, Egle Müller
Carbone, André Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Competência Midiática
Comunicação
Consumo de notícias
Futebol
Desinformação
topic Competência Midiática
Comunicação
Consumo de notícias
Futebol
Desinformação
description Este estudo investiga a competência midiática de jovens paulistas em relação ao consumo de notícias esportivas para contribuir com as práticas de educação midiática. Com base em uma fundamentação teórica sobre educação midiática e desinformação propõe-se verificar a competência midiática referente às áreas de acesso, avaliação e criação para indicar apontamentos que ajudem a entender os hábitos de consumo midiático dos jovens nascidos na era digital frente a um ambiente permeado pela desordem informacional. A partir de uma abordagem qualitativa, foram coletados dados por meio de 12 entrevistas individuais semiestruturadas com jovens torcedores de futebol para compreender como lidam com a desinformação gerada pelas sociabilidades em redes sociais e aplicativos de mensagem. Os principais resultados da pesquisa incluem o descrédito em notícias de transferências de jogadores, com a credibilidade dos veículos e jornalistas seriamente afetada por este tipo de informação; plena confiança em poucos veículos tradicionais da mídia, os quais detêm os direitos de transmissão dos jogos; e o uso voluntário e consciente dos memes no Whatsapp, recurso utilizado pelos jovens para compartilhar mensagens inverídicas com conteúdos de humor que foram compartilhadas por outros membros do grupo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39833
10.34019/1981-4070.2023.v17.39833
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39833
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2023.v17.39833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39833/26258
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39833/26259
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 17 n. 2 (2023); 125-139
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675253035008000