Mediações, midiatização e estética da recepção nos debates sobre educomunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Laan Mendes de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lopes, Mariana Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vozes e Diálogo (Online)
Texto Completo: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8194
Resumo: Com o objetivo de fomentar os debates sobre o universo da comunicação e o público infanto-juvenil, o presente artigo analisa a contribuição dos estudos de recepção e seus desdobramentos em torno da teoria das mediações no panorama epistemológico educomunicativo. As discussões propostas perpassam por um alargamento das leituras tradicionais da área, tais como a Midiatização, Experiência Estética e Estética da Recepção, assim como por abordagens mais tradicionais como o mapa de mediações de Jesús Martín-Barbero e as Mediações Múltiplas de Guillermo Orozco Gómez. Agrega, ainda, leituras sobre interdiscursividade e produção e reconhecimento de Eliseo Verón. Busca-se, assim, contribuir para a evolução e legitimação do campo da educomunicação.
id UNIVALI-2_6c25ab4fb6a48560ee64aa330f08d9e6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.univali.br:article/8194
network_acronym_str UNIVALI-2
network_name_str Vozes e Diálogo (Online)
repository_id_str
spelling Mediações, midiatização e estética da recepção nos debates sobre educomunicaçãoEducomunicaçãoMediaçõesEstética da recepçãoContribuição epistemológica para o desenvolvimento da práxis mídia-educativa com crianças e jovensCom o objetivo de fomentar os debates sobre o universo da comunicação e o público infanto-juvenil, o presente artigo analisa a contribuição dos estudos de recepção e seus desdobramentos em torno da teoria das mediações no panorama epistemológico educomunicativo. As discussões propostas perpassam por um alargamento das leituras tradicionais da área, tais como a Midiatização, Experiência Estética e Estética da Recepção, assim como por abordagens mais tradicionais como o mapa de mediações de Jesús Martín-Barbero e as Mediações Múltiplas de Guillermo Orozco Gómez. Agrega, ainda, leituras sobre interdiscursividade e produção e reconhecimento de Eliseo Verón. Busca-se, assim, contribuir para a evolução e legitimação do campo da educomunicação.Universidade do Vale do Itajaí2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionARTIGOSapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/819410.14210/vd.v14n02.p%pVozes e Diálogo; v. 14 n. 02 (2015): Infância, juventude e mídia2237-45311519-5864reponame:Vozes e Diálogo (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8194/4807Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Laan Mendes deLopes, Mariana Ferreira2016-02-17T22:16:13Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/8194Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/vdPRIhttps://periodicos.univali.br/index.php/vd/oaiseligman@univali.br2237-45312237-4531opendoar:2016-02-17T22:16:13Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediações, midiatização e estética da recepção nos debates sobre educomunicação
title Mediações, midiatização e estética da recepção nos debates sobre educomunicação
spellingShingle Mediações, midiatização e estética da recepção nos debates sobre educomunicação
Barros, Laan Mendes de
Educomunicação
Mediações
Estética da recepção
Contribuição epistemológica para o desenvolvimento da práxis mídia-educativa com crianças e jovens
title_short Mediações, midiatização e estética da recepção nos debates sobre educomunicação
title_full Mediações, midiatização e estética da recepção nos debates sobre educomunicação
title_fullStr Mediações, midiatização e estética da recepção nos debates sobre educomunicação
title_full_unstemmed Mediações, midiatização e estética da recepção nos debates sobre educomunicação
title_sort Mediações, midiatização e estética da recepção nos debates sobre educomunicação
author Barros, Laan Mendes de
author_facet Barros, Laan Mendes de
Lopes, Mariana Ferreira
author_role author
author2 Lopes, Mariana Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Laan Mendes de
Lopes, Mariana Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educomunicação
Mediações
Estética da recepção
Contribuição epistemológica para o desenvolvimento da práxis mídia-educativa com crianças e jovens
topic Educomunicação
Mediações
Estética da recepção
Contribuição epistemológica para o desenvolvimento da práxis mídia-educativa com crianças e jovens
description Com o objetivo de fomentar os debates sobre o universo da comunicação e o público infanto-juvenil, o presente artigo analisa a contribuição dos estudos de recepção e seus desdobramentos em torno da teoria das mediações no panorama epistemológico educomunicativo. As discussões propostas perpassam por um alargamento das leituras tradicionais da área, tais como a Midiatização, Experiência Estética e Estética da Recepção, assim como por abordagens mais tradicionais como o mapa de mediações de Jesús Martín-Barbero e as Mediações Múltiplas de Guillermo Orozco Gómez. Agrega, ainda, leituras sobre interdiscursividade e produção e reconhecimento de Eliseo Verón. Busca-se, assim, contribuir para a evolução e legitimação do campo da educomunicação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ARTIGOS
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8194
10.14210/vd.v14n02.p%p
url https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8194
identifier_str_mv 10.14210/vd.v14n02.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/8194/4807
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Vozes e Diálogo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Itajaí
dc.source.none.fl_str_mv Vozes e Diálogo; v. 14 n. 02 (2015): Infância, juventude e mídia
2237-4531
1519-5864
reponame:Vozes e Diálogo (Online)
instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron:UNIVALI
instname_str Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
instacron_str UNIVALI
institution UNIVALI
reponame_str Vozes e Diálogo (Online)
collection Vozes e Diálogo (Online)
repository.name.fl_str_mv Vozes e Diálogo (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
repository.mail.fl_str_mv seligman@univali.br
_version_ 1798329569196900352