Espetáculo à mesa: midiatização da cozinha nos reality shows de gastronomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mídia.e.Cotidiano |
DOI: | 10.22409/rmc.v14i2.40326 |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/40326 |
Resumo: | Os reality shows tem conferido uma visibilidade midiática ao tema da gastronomia, configurando-se numa estratégia convidativa para unir dois fortes elementos: o comer e o jogar. O estudo analisou sobre como a cozinha, em um cenário midiático, se tornou um espetáculo televisivo contemporâneo. Desta problematização, observou-se que o reality show gastronômico é a construção de um ideal de cozinha mediada por imagens e, portanto, feita para os olhos, numa frágil concepção mítica que investe no comer pela via imagética. Assim, a cozinha midiática pode ser compreendida como a concretização do espetáculo, sob a perspectiva de Guy Debord, apresentada de forma maquiada e distante da realidade que não pode ser alcançada, exceto por uma experiência vicária. |
id |
UFF-19_47e0f26db58b499e6c5ce3aebf975488 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40326 |
network_acronym_str |
UFF-19 |
network_name_str |
Mídia.e.Cotidiano |
spelling |
Espetáculo à mesa: midiatização da cozinha nos reality shows de gastronomiaEspetáculoMidiatizaçãoGastronomiaCultura.Os reality shows tem conferido uma visibilidade midiática ao tema da gastronomia, configurando-se numa estratégia convidativa para unir dois fortes elementos: o comer e o jogar. O estudo analisou sobre como a cozinha, em um cenário midiático, se tornou um espetáculo televisivo contemporâneo. Desta problematização, observou-se que o reality show gastronômico é a construção de um ideal de cozinha mediada por imagens e, portanto, feita para os olhos, numa frágil concepção mítica que investe no comer pela via imagética. Assim, a cozinha midiática pode ser compreendida como a concretização do espetáculo, sob a perspectiva de Guy Debord, apresentada de forma maquiada e distante da realidade que não pode ser alcançada, exceto por uma experiência vicária.ABEC2020-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/4032610.22409/rmc.v14i2.40326Revista Mídia e Cotidiano; v. 14 n. 2 (2020): Jornalismo e Literatura: paradigmas e novas dimensões; 244-2602178-602X10.22409/rmc.v14i2reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/40326/24190Copyright (c) 2020 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Viviany MouraDantas, Alexsandro Galeno Araújo2020-05-29T17:36:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40326Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2020-05-29T17:36:22Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espetáculo à mesa: midiatização da cozinha nos reality shows de gastronomia |
title |
Espetáculo à mesa: midiatização da cozinha nos reality shows de gastronomia |
spellingShingle |
Espetáculo à mesa: midiatização da cozinha nos reality shows de gastronomia Espetáculo à mesa: midiatização da cozinha nos reality shows de gastronomia Chaves, Viviany Moura Espetáculo Midiatização Gastronomia Cultura. Chaves, Viviany Moura Espetáculo Midiatização Gastronomia Cultura. |
title_short |
Espetáculo à mesa: midiatização da cozinha nos reality shows de gastronomia |
title_full |
Espetáculo à mesa: midiatização da cozinha nos reality shows de gastronomia |
title_fullStr |
Espetáculo à mesa: midiatização da cozinha nos reality shows de gastronomia Espetáculo à mesa: midiatização da cozinha nos reality shows de gastronomia |
title_full_unstemmed |
Espetáculo à mesa: midiatização da cozinha nos reality shows de gastronomia Espetáculo à mesa: midiatização da cozinha nos reality shows de gastronomia |
title_sort |
Espetáculo à mesa: midiatização da cozinha nos reality shows de gastronomia |
author |
Chaves, Viviany Moura |
author_facet |
Chaves, Viviany Moura Chaves, Viviany Moura Dantas, Alexsandro Galeno Araújo Dantas, Alexsandro Galeno Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Alexsandro Galeno Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Viviany Moura Dantas, Alexsandro Galeno Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espetáculo Midiatização Gastronomia Cultura. |
topic |
Espetáculo Midiatização Gastronomia Cultura. |
description |
Os reality shows tem conferido uma visibilidade midiática ao tema da gastronomia, configurando-se numa estratégia convidativa para unir dois fortes elementos: o comer e o jogar. O estudo analisou sobre como a cozinha, em um cenário midiático, se tornou um espetáculo televisivo contemporâneo. Desta problematização, observou-se que o reality show gastronômico é a construção de um ideal de cozinha mediada por imagens e, portanto, feita para os olhos, numa frágil concepção mítica que investe no comer pela via imagética. Assim, a cozinha midiática pode ser compreendida como a concretização do espetáculo, sob a perspectiva de Guy Debord, apresentada de forma maquiada e distante da realidade que não pode ser alcançada, exceto por uma experiência vicária. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/40326 10.22409/rmc.v14i2.40326 |
url |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/40326 |
identifier_str_mv |
10.22409/rmc.v14i2.40326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/40326/24190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Mídia e Cotidiano info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Mídia e Cotidiano |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mídia e Cotidiano; v. 14 n. 2 (2020): Jornalismo e Literatura: paradigmas e novas dimensões; 244-260 2178-602X 10.22409/rmc.v14i2 reponame:Mídia.e.Cotidiano instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Mídia.e.Cotidiano |
collection |
Mídia.e.Cotidiano |
repository.name.fl_str_mv |
Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com |
_version_ |
1822178717731913729 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22409/rmc.v14i2.40326 |