Gastronomia midiática: reality shows e a estetização da comida na TV
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
DOI: | 10.34019/1981-4070.2017.v11.21240 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21240 |
Resumo: | Este artigo pertence a uma pesquisa ampliada sobre a forma como o tema culinária/gastronomia é apropriado e enquadrado pela mídia televisiva brasileira na atualidade. Se, há algumas décadas, a comida era apresentada na TV como um conjunto de técnicas e práticas culinárias elementares (como o passo a passo de uma receita, por exemplo), hoje o tema parece ter sido ampliado significativamente. Como percurso metodológico, realizamos um mapeamento das produções televisivas, cuja temática é pautada na culinária/gastronomia e, na sequência, por meio de observação simples, um enquadramento das produções, a partir de tipologias. O objetivo é problematizar a forma como se desenvolve a construção narrativa gastronômica na contemporaneidade midiática tendo como recorte particular o gênero televisivo reality show (o qual enquadramos também como tipologia), relacionando-a à estetização da vida contemporânea e ao culto ao espetáculo. |
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Gastronomia midiática: reality shows e a estetização da comida na TVMídia. Cotidiano. Gastronomia. Produção televisiva. Espetáculo. Reality Show.Este artigo pertence a uma pesquisa ampliada sobre a forma como o tema culinária/gastronomia é apropriado e enquadrado pela mídia televisiva brasileira na atualidade. Se, há algumas décadas, a comida era apresentada na TV como um conjunto de técnicas e práticas culinárias elementares (como o passo a passo de uma receita, por exemplo), hoje o tema parece ter sido ampliado significativamente. Como percurso metodológico, realizamos um mapeamento das produções televisivas, cuja temática é pautada na culinária/gastronomia e, na sequência, por meio de observação simples, um enquadramento das produções, a partir de tipologias. O objetivo é problematizar a forma como se desenvolve a construção narrativa gastronômica na contemporaneidade midiática tendo como recorte particular o gênero televisivo reality show (o qual enquadramos também como tipologia), relacionando-a à estetização da vida contemporânea e ao culto ao espetáculo.Universidade Federal de Juiz de Fora2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2124010.34019/1981-4070.2017.v11.21240Lumina; v. 11 n. 3 (2017); 75-941981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21240/11550Copyright (c) 2017 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessRezende, RenataLavinas, Eleonora Leite Costa2019-06-14T12:38:17Zoai:periodicos.ufjf.br:article/21240Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2019-06-14T12:38:17Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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