Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mídia.e.Cotidiano |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38458 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo problematizar um tipo específico de produção midiática que tem despertado crescente atenção e angariado um conjunto significativo de novos adeptos nos últimos anos: os chamados vídeos unboxing protagonizados por youtubers mirins. No Brasil atual há regulamentações que, a princípio, normatizam a prática publicitária destinada ao público infantil. Nosso trabalho argumenta que os vídeos unboxing protagonizados por personalidades mirins nos canais online constituem um ambiente de forte associação entre a publicidade e as lógicas do entretenimento, uma espécie de brecha utilizada para interpelar as crianças como consumidoras. À revelia das regulamentações vigentes, diversão e promoção de produtos se tornam indissociáveis e interdependentes nessa inquietante nova maneira de brincar da criança conectada às redes sociais online. |
id |
UFF-19_4b8ce81cbb0387411d5ba68c0f1af0d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38458 |
network_acronym_str |
UFF-19 |
network_name_str |
Mídia.e.Cotidiano |
repository_id_str |
|
spelling |
Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporâneaComunicação e consumoPublicidade InfantilUnboxingYouTubeYoutuber Mirim.Este artigo tem como objetivo problematizar um tipo específico de produção midiática que tem despertado crescente atenção e angariado um conjunto significativo de novos adeptos nos últimos anos: os chamados vídeos unboxing protagonizados por youtubers mirins. No Brasil atual há regulamentações que, a princípio, normatizam a prática publicitária destinada ao público infantil. Nosso trabalho argumenta que os vídeos unboxing protagonizados por personalidades mirins nos canais online constituem um ambiente de forte associação entre a publicidade e as lógicas do entretenimento, uma espécie de brecha utilizada para interpelar as crianças como consumidoras. À revelia das regulamentações vigentes, diversão e promoção de produtos se tornam indissociáveis e interdependentes nessa inquietante nova maneira de brincar da criança conectada às redes sociais online.ABEC2020-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/3845810.22409/rmc.v14i1.38458Revista Mídia e Cotidiano; v. 14 n. 1 (2020): Mídia e infância: perspectivas comunicacionais para a vida cotidiana das crianças; 96-1162178-602X10.22409/rmc.v14i1reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38458/23444Copyright (c) 2020 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Marcelo deCastro, Gisela G. S.2020-02-19T20:19:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38458Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2020-02-19T20:19:14Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea |
title |
Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea |
spellingShingle |
Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea Andrade, Marcelo de Comunicação e consumo Publicidade Infantil Unboxing YouTube Youtuber Mirim. |
title_short |
Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea |
title_full |
Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea |
title_fullStr |
Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea |
title_full_unstemmed |
Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea |
title_sort |
Youtubers mirins e os vídeos unboxing: uma reflexão sobre a criança conectada nas tramas da publicidade contemporânea |
author |
Andrade, Marcelo de |
author_facet |
Andrade, Marcelo de Castro, Gisela G. S. |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Gisela G. S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Marcelo de Castro, Gisela G. S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação e consumo Publicidade Infantil Unboxing YouTube Youtuber Mirim. |
topic |
Comunicação e consumo Publicidade Infantil Unboxing YouTube Youtuber Mirim. |
description |
Este artigo tem como objetivo problematizar um tipo específico de produção midiática que tem despertado crescente atenção e angariado um conjunto significativo de novos adeptos nos últimos anos: os chamados vídeos unboxing protagonizados por youtubers mirins. No Brasil atual há regulamentações que, a princípio, normatizam a prática publicitária destinada ao público infantil. Nosso trabalho argumenta que os vídeos unboxing protagonizados por personalidades mirins nos canais online constituem um ambiente de forte associação entre a publicidade e as lógicas do entretenimento, uma espécie de brecha utilizada para interpelar as crianças como consumidoras. À revelia das regulamentações vigentes, diversão e promoção de produtos se tornam indissociáveis e interdependentes nessa inquietante nova maneira de brincar da criança conectada às redes sociais online. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38458 10.22409/rmc.v14i1.38458 |
url |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38458 |
identifier_str_mv |
10.22409/rmc.v14i1.38458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38458/23444 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Mídia e Cotidiano info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Mídia e Cotidiano |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mídia e Cotidiano; v. 14 n. 1 (2020): Mídia e infância: perspectivas comunicacionais para a vida cotidiana das crianças; 96-116 2178-602X 10.22409/rmc.v14i1 reponame:Mídia.e.Cotidiano instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Mídia.e.Cotidiano |
collection |
Mídia.e.Cotidiano |
repository.name.fl_str_mv |
Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com |
_version_ |
1797053445952241664 |