Advergame e gamificação na ação promocional Game Conecta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janner, Joseane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lopes, Tiago Ricciardi Correa, Fischer, Gustavo Daudt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9796
Resumo: O presente artigo aborda o uso aplicado dos conceitos de advergame e gamificação em estratégias de marketing. Para tanto, além da revisão teórica sobre os referidos conceitos, é proposto um estudo de caso do Game Conecta, ação promocional desenvolvida pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos para divulgação do vestibular  (ocorrido em novembro de 2012). A partir deste caso, são descritos e analisados os elementos de advergame e gamificação utilizados. Como resultados alcançados, observou-se que os conceitos teóricos referenciados ao longo do texto estão presentes em várias etapas da  ação Game Conecta; ainda, a partir deste estudo, foi realizada uma avaliação de resultados e proposição de melhorias para as próximas ações de comunicação voltadas ao engajamento de públicos do vestibular.
id UFF-19_75a15fa35b10d69c2f58ae31751a5bc8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9796
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling Advergame e gamificação na ação promocional Game ConectaadvergamegamificaçãomarketingO presente artigo aborda o uso aplicado dos conceitos de advergame e gamificação em estratégias de marketing. Para tanto, além da revisão teórica sobre os referidos conceitos, é proposto um estudo de caso do Game Conecta, ação promocional desenvolvida pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos para divulgação do vestibular  (ocorrido em novembro de 2012). A partir deste caso, são descritos e analisados os elementos de advergame e gamificação utilizados. Como resultados alcançados, observou-se que os conceitos teóricos referenciados ao longo do texto estão presentes em várias etapas da  ação Game Conecta; ainda, a partir deste estudo, foi realizada uma avaliação de resultados e proposição de melhorias para as próximas ações de comunicação voltadas ao engajamento de públicos do vestibular.ABEC2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/979610.22409/ppgmc.v10i10.9796Revista Mídia e Cotidiano; v. 10 n. 10 (2016): Revista Mídia e Cotidiano; 83-972178-602X10.22409/ppgmc.v10i10reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9796/6926Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Testeinfo:eu-repo/semantics/openAccessJanner, JoseaneLopes, Tiago Ricciardi CorreaFischer, Gustavo Daudt2018-06-28T15:25:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9796Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2018-06-28T15:25:21Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Advergame e gamificação na ação promocional Game Conecta
title Advergame e gamificação na ação promocional Game Conecta
spellingShingle Advergame e gamificação na ação promocional Game Conecta
Janner, Joseane
advergame
gamificação
marketing
title_short Advergame e gamificação na ação promocional Game Conecta
title_full Advergame e gamificação na ação promocional Game Conecta
title_fullStr Advergame e gamificação na ação promocional Game Conecta
title_full_unstemmed Advergame e gamificação na ação promocional Game Conecta
title_sort Advergame e gamificação na ação promocional Game Conecta
author Janner, Joseane
author_facet Janner, Joseane
Lopes, Tiago Ricciardi Correa
Fischer, Gustavo Daudt
author_role author
author2 Lopes, Tiago Ricciardi Correa
Fischer, Gustavo Daudt
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Janner, Joseane
Lopes, Tiago Ricciardi Correa
Fischer, Gustavo Daudt
dc.subject.por.fl_str_mv advergame
gamificação
marketing
topic advergame
gamificação
marketing
description O presente artigo aborda o uso aplicado dos conceitos de advergame e gamificação em estratégias de marketing. Para tanto, além da revisão teórica sobre os referidos conceitos, é proposto um estudo de caso do Game Conecta, ação promocional desenvolvida pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos para divulgação do vestibular  (ocorrido em novembro de 2012). A partir deste caso, são descritos e analisados os elementos de advergame e gamificação utilizados. Como resultados alcançados, observou-se que os conceitos teóricos referenciados ao longo do texto estão presentes em várias etapas da  ação Game Conecta; ainda, a partir deste estudo, foi realizada uma avaliação de resultados e proposição de melhorias para as próximas ações de comunicação voltadas ao engajamento de públicos do vestibular.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9796
10.22409/ppgmc.v10i10.9796
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9796
identifier_str_mv 10.22409/ppgmc.v10i10.9796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9796/6926
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 10 n. 10 (2016): Revista Mídia e Cotidiano; 83-97
2178-602X
10.22409/ppgmc.v10i10
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053444633133056