Adequação da metodologia Ágil scrum a produção de Advergames

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva de Melo, Nilton
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000mqf6
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2829
Resumo: Esta dissertação foca no estudo da metodologia ágil de gerenciamento de projetos Scrum e sua adoção na fabricação de advergames, que é um tipo de jogo digital que tem como objetivo principal a divulgação de publicidade ao jogador. Para tanto, foi feita uma pesquisa em uma empresa de referência nesse ramo de atividade. A pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar a suposição de que a metodologia ágil Scrum pode ser realmente adotada na fabricação de advergames para contribuir com a eficiência e eficácia organizacional. Desse objetivo demos título à dissertação: Adequação da Metodologia Ágil Scrum à Produção de Advergames. Deu suporte à pesquisa e aos resultados da mesma o estudo do marco teórico de outras metodologias tradicionais e ágeis (RUP, XP, Scrum, cascata) em comparação com a metodologia que foi objeto principal da pesquisa no trabalho e como acontece o processo de desenvolvimento de jogos digitais. Após análise dos resultados obtidos, onde apresentamos evidências que indicam que o uso da metodologia Scrum pode ser adequado ao processo de fabricação de advergames, concluímos o trabalho com nossas considerações finais sobre o assunto, sugestões para trabalhos futuros que poderão ser realizados em complementação à dissertação e discorremos sobre a principal limitação da presente dissertação
id UFPE_3e9a66b0edc43c05724aaee669456f7c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/2829
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Silva de Melo, NiltonLisboa Ramalho, Geber 2014-06-12T16:01:26Z2014-06-12T16:01:26Z2009-01-31Silva de Melo, Nilton; Lisboa Ramalho, Geber. Adequação da metodologia Ágil scrum a produção de Advergames. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2829ark:/64986/001300000mqf6Esta dissertação foca no estudo da metodologia ágil de gerenciamento de projetos Scrum e sua adoção na fabricação de advergames, que é um tipo de jogo digital que tem como objetivo principal a divulgação de publicidade ao jogador. Para tanto, foi feita uma pesquisa em uma empresa de referência nesse ramo de atividade. A pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar a suposição de que a metodologia ágil Scrum pode ser realmente adotada na fabricação de advergames para contribuir com a eficiência e eficácia organizacional. Desse objetivo demos título à dissertação: Adequação da Metodologia Ágil Scrum à Produção de Advergames. Deu suporte à pesquisa e aos resultados da mesma o estudo do marco teórico de outras metodologias tradicionais e ágeis (RUP, XP, Scrum, cascata) em comparação com a metodologia que foi objeto principal da pesquisa no trabalho e como acontece o processo de desenvolvimento de jogos digitais. Após análise dos resultados obtidos, onde apresentamos evidências que indicam que o uso da metodologia Scrum pode ser adequado ao processo de fabricação de advergames, concluímos o trabalho com nossas considerações finais sobre o assunto, sugestões para trabalhos futuros que poderão ser realizados em complementação à dissertação e discorremos sobre a principal limitação da presente dissertaçãoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMetodologiaScrumAdvergamesAdequação da metodologia Ágil scrum a produção de Advergamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo8979_1.pdf.jpgarquivo8979_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1364https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2829/4/arquivo8979_1.pdf.jpg489728addcf6c402addb9b6a3d189ae6MD54ORIGINALarquivo8979_1.pdfapplication/pdf1387429https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2829/1/arquivo8979_1.pdf5ce657f7199e551463ee6e6c9937ac3bMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2829/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo8979_1.pdf.txtarquivo8979_1.pdf.txtExtracted texttext/plain118739https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2829/3/arquivo8979_1.pdf.txt421bef7810ed8f158f545b44507e941dMD53123456789/28292019-10-25 03:00:07.387oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T06:00:07Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adequação da metodologia Ágil scrum a produção de Advergames
title Adequação da metodologia Ágil scrum a produção de Advergames
spellingShingle Adequação da metodologia Ágil scrum a produção de Advergames
Silva de Melo, Nilton
Metodologia
Scrum
Advergames
title_short Adequação da metodologia Ágil scrum a produção de Advergames
title_full Adequação da metodologia Ágil scrum a produção de Advergames
title_fullStr Adequação da metodologia Ágil scrum a produção de Advergames
title_full_unstemmed Adequação da metodologia Ágil scrum a produção de Advergames
title_sort Adequação da metodologia Ágil scrum a produção de Advergames
author Silva de Melo, Nilton
author_facet Silva de Melo, Nilton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva de Melo, Nilton
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lisboa Ramalho, Geber
contributor_str_mv Lisboa Ramalho, Geber
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia
Scrum
Advergames
topic Metodologia
Scrum
Advergames
description Esta dissertação foca no estudo da metodologia ágil de gerenciamento de projetos Scrum e sua adoção na fabricação de advergames, que é um tipo de jogo digital que tem como objetivo principal a divulgação de publicidade ao jogador. Para tanto, foi feita uma pesquisa em uma empresa de referência nesse ramo de atividade. A pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar a suposição de que a metodologia ágil Scrum pode ser realmente adotada na fabricação de advergames para contribuir com a eficiência e eficácia organizacional. Desse objetivo demos título à dissertação: Adequação da Metodologia Ágil Scrum à Produção de Advergames. Deu suporte à pesquisa e aos resultados da mesma o estudo do marco teórico de outras metodologias tradicionais e ágeis (RUP, XP, Scrum, cascata) em comparação com a metodologia que foi objeto principal da pesquisa no trabalho e como acontece o processo de desenvolvimento de jogos digitais. Após análise dos resultados obtidos, onde apresentamos evidências que indicam que o uso da metodologia Scrum pode ser adequado ao processo de fabricação de advergames, concluímos o trabalho com nossas considerações finais sobre o assunto, sugestões para trabalhos futuros que poderão ser realizados em complementação à dissertação e discorremos sobre a principal limitação da presente dissertação
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T16:01:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T16:01:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva de Melo, Nilton; Lisboa Ramalho, Geber. Adequação da metodologia Ágil scrum a produção de Advergames. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2829
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000mqf6
identifier_str_mv Silva de Melo, Nilton; Lisboa Ramalho, Geber. Adequação da metodologia Ágil scrum a produção de Advergames. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
ark:/64986/001300000mqf6
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2829/4/arquivo8979_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2829/1/arquivo8979_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2829/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2829/3/arquivo8979_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 489728addcf6c402addb9b6a3d189ae6
5ce657f7199e551463ee6e6c9937ac3b
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
421bef7810ed8f158f545b44507e941d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172859567276032