ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho necessário |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8453 |
Resumo: | Trata este artigo de orientações para a organização do trabalho pedagógico para o ensino integrado, compreendido como um conjunto de estratégias mediadoras dos processos de ensino e de aprendizagem com vistas ao enfretamento da fragmentação do saber escolar e a instrumentalizar a luta pelo exercício da liberdade. Problematiza a ideia de que soluções apenas didáticas são capazes de resolver o problema de operacionalização da organização curricular para a integração. Toma a Filosofia da Práxis como referência teórica e metodológica e a pesquisa bibliográfica como recurso de pesquisa. Afirma que a contextualização, a interdisciplinaridade e o compromisso com as transformações sociais constituem-se como ideias de referência para a organização didática a partir das quais podem ser organizadas práticas pedagógicas que se querem orientadas pela ideia de integração. Sustenta ainda que decisivo para este intento é o compromisso ético, político e pedagógico com a formação ampla dos trabalhadores e com o projeto de transformação social. Ao concluir afirma a inexistência de um único método capaz de operacionalizar o ensino integrado e sustenta a flexibilidade nas formas de organização do trabalho pedagógico como condição para a eficiência dos projetos educacionais integradores. |
id |
UFF-20_a9ca93cf78df869286f0419ff4aaf402 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8453 |
network_acronym_str |
UFF-20 |
network_name_str |
Trabalho necessário |
repository_id_str |
|
spelling |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADOEnsino médioeducação profissionalensino integradopráticas pedagógicasorganização curricular.Trata este artigo de orientações para a organização do trabalho pedagógico para o ensino integrado, compreendido como um conjunto de estratégias mediadoras dos processos de ensino e de aprendizagem com vistas ao enfretamento da fragmentação do saber escolar e a instrumentalizar a luta pelo exercício da liberdade. Problematiza a ideia de que soluções apenas didáticas são capazes de resolver o problema de operacionalização da organização curricular para a integração. Toma a Filosofia da Práxis como referência teórica e metodológica e a pesquisa bibliográfica como recurso de pesquisa. Afirma que a contextualização, a interdisciplinaridade e o compromisso com as transformações sociais constituem-se como ideias de referência para a organização didática a partir das quais podem ser organizadas práticas pedagógicas que se querem orientadas pela ideia de integração. Sustenta ainda que decisivo para este intento é o compromisso ético, político e pedagógico com a formação ampla dos trabalhadores e com o projeto de transformação social. Ao concluir afirma a inexistência de um único método capaz de operacionalizar o ensino integrado e sustenta a flexibilidade nas formas de organização do trabalho pedagógico como condição para a eficiência dos projetos educacionais integradores.ABEC2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/845310.22409/tn.11i17.p8453Revista Trabalho Necessário; v. 11 n. 17 (2013)1808-799X10.22409/tn.11i17reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8453/6053Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, RonaldoCosta, Ana MariaSantos, Manuela2020-10-29T11:43:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8453Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:43:45Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO |
title |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO |
spellingShingle |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO Araujo, Ronaldo Ensino médio educação profissional ensino integrado práticas pedagógicas organização curricular. |
title_short |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO |
title_full |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO |
title_fullStr |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO |
title_full_unstemmed |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO |
title_sort |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO |
author |
Araujo, Ronaldo |
author_facet |
Araujo, Ronaldo Costa, Ana Maria Santos, Manuela |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Ana Maria Santos, Manuela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Ronaldo Costa, Ana Maria Santos, Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio educação profissional ensino integrado práticas pedagógicas organização curricular. |
topic |
Ensino médio educação profissional ensino integrado práticas pedagógicas organização curricular. |
description |
Trata este artigo de orientações para a organização do trabalho pedagógico para o ensino integrado, compreendido como um conjunto de estratégias mediadoras dos processos de ensino e de aprendizagem com vistas ao enfretamento da fragmentação do saber escolar e a instrumentalizar a luta pelo exercício da liberdade. Problematiza a ideia de que soluções apenas didáticas são capazes de resolver o problema de operacionalização da organização curricular para a integração. Toma a Filosofia da Práxis como referência teórica e metodológica e a pesquisa bibliográfica como recurso de pesquisa. Afirma que a contextualização, a interdisciplinaridade e o compromisso com as transformações sociais constituem-se como ideias de referência para a organização didática a partir das quais podem ser organizadas práticas pedagógicas que se querem orientadas pela ideia de integração. Sustenta ainda que decisivo para este intento é o compromisso ético, político e pedagógico com a formação ampla dos trabalhadores e com o projeto de transformação social. Ao concluir afirma a inexistência de um único método capaz de operacionalizar o ensino integrado e sustenta a flexibilidade nas formas de organização do trabalho pedagógico como condição para a eficiência dos projetos educacionais integradores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8453 10.22409/tn.11i17.p8453 |
url |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8453 |
identifier_str_mv |
10.22409/tn.11i17.p8453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8453/6053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Trabalho Necessário; v. 11 n. 17 (2013) 1808-799X 10.22409/tn.11i17 reponame:Trabalho necessário instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Trabalho necessário |
collection |
Trabalho necessário |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatrabalhonecessario@gmail.com |
_version_ |
1797066990243807233 |