ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Ronaldo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Costa, Ana Maria, Santos, Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8453
Resumo: Trata este artigo de orientações para a organização do trabalho pedagógico para o ensino integrado, compreendido como um conjunto de estratégias mediadoras dos processos de ensino e de aprendizagem com vistas ao enfretamento da fragmentação do saber escolar e a instrumentalizar a luta pelo exercício da liberdade. Problematiza a ideia de que soluções apenas didáticas são capazes de resolver o problema de operacionalização da organização curricular para a integração. Toma a Filosofia da Práxis como referência teórica e metodológica e a pesquisa bibliográfica como recurso de pesquisa. Afirma que a contextualização, a interdisciplinaridade e o compromisso com as transformações sociais constituem-se como ideias de referência para a organização didática a partir das quais podem ser organizadas práticas pedagógicas que se querem orientadas pela ideia de integração. Sustenta ainda que decisivo para este intento é o compromisso ético, político e pedagógico com a formação ampla dos trabalhadores e com o projeto de transformação social. Ao concluir afirma a inexistência de um único método capaz de operacionalizar o ensino integrado e sustenta a flexibilidade nas formas de organização do trabalho pedagógico como condição para a eficiência dos projetos educacionais integradores.
id UFF-20_a9ca93cf78df869286f0419ff4aaf402
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8453
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADOEnsino médioeducação profissionalensino integradopráticas pedagógicasorganização curricular.Trata este artigo de orientações para a organização do trabalho pedagógico para o ensino integrado, compreendido como um conjunto de estratégias mediadoras dos processos de ensino e de aprendizagem com vistas ao enfretamento da fragmentação do saber escolar e a instrumentalizar a luta pelo exercício da liberdade. Problematiza a ideia de que soluções apenas didáticas são capazes de resolver o problema de operacionalização da organização curricular para a integração. Toma a Filosofia da Práxis como referência teórica e metodológica e a pesquisa bibliográfica como recurso de pesquisa. Afirma que a contextualização, a interdisciplinaridade e o compromisso com as transformações sociais constituem-se como ideias de referência para a organização didática a partir das quais podem ser organizadas práticas pedagógicas que se querem orientadas pela ideia de integração. Sustenta ainda que decisivo para este intento é o compromisso ético, político e pedagógico com a formação ampla dos trabalhadores e com o projeto de transformação social. Ao concluir afirma a inexistência de um único método capaz de operacionalizar o ensino integrado e sustenta a flexibilidade nas formas de organização do trabalho pedagógico como condição para a eficiência dos projetos educacionais integradores.ABEC2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/845310.22409/tn.11i17.p8453Revista Trabalho Necessário; v. 11 n. 17 (2013)1808-799X10.22409/tn.11i17reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8453/6053Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, RonaldoCosta, Ana MariaSantos, Manuela2020-10-29T11:43:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8453Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:43:45Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO
title ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO
spellingShingle ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO
Araujo, Ronaldo
Ensino médio
educação profissional
ensino integrado
práticas pedagógicas
organização curricular.
title_short ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO
title_full ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO
title_fullStr ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO
title_full_unstemmed ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO
title_sort ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E ENSINO INTEGRADO
author Araujo, Ronaldo
author_facet Araujo, Ronaldo
Costa, Ana Maria
Santos, Manuela
author_role author
author2 Costa, Ana Maria
Santos, Manuela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Ronaldo
Costa, Ana Maria
Santos, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
educação profissional
ensino integrado
práticas pedagógicas
organização curricular.
topic Ensino médio
educação profissional
ensino integrado
práticas pedagógicas
organização curricular.
description Trata este artigo de orientações para a organização do trabalho pedagógico para o ensino integrado, compreendido como um conjunto de estratégias mediadoras dos processos de ensino e de aprendizagem com vistas ao enfretamento da fragmentação do saber escolar e a instrumentalizar a luta pelo exercício da liberdade. Problematiza a ideia de que soluções apenas didáticas são capazes de resolver o problema de operacionalização da organização curricular para a integração. Toma a Filosofia da Práxis como referência teórica e metodológica e a pesquisa bibliográfica como recurso de pesquisa. Afirma que a contextualização, a interdisciplinaridade e o compromisso com as transformações sociais constituem-se como ideias de referência para a organização didática a partir das quais podem ser organizadas práticas pedagógicas que se querem orientadas pela ideia de integração. Sustenta ainda que decisivo para este intento é o compromisso ético, político e pedagógico com a formação ampla dos trabalhadores e com o projeto de transformação social. Ao concluir afirma a inexistência de um único método capaz de operacionalizar o ensino integrado e sustenta a flexibilidade nas formas de organização do trabalho pedagógico como condição para a eficiência dos projetos educacionais integradores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8453
10.22409/tn.11i17.p8453
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8453
identifier_str_mv 10.22409/tn.11i17.p8453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8453/6053
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 11 n. 17 (2013)
1808-799X
10.22409/tn.11i17
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066990243807233