A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luciana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Júnior, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9604
Resumo: O artigo apresenta, de forma sintética, o estudo de tese sobre o ‘trabalho de professores jovens doutores’, analisado a partir do discurso sobre as práticas cotidianas na universidade e a produção de conhecimento. A empiria sobre o trabalho de professores permanentes da pós-graduação, com bolsa produtividade em Pesquisa e com menos de dez anos de doutoramento, no contexto de trabalho na Universidade Federal de São Carlos, SP. O processo de investigação se constituiu de três momentos interligados: estudo teórico e análise documental; coleta de dados, em bases estatísticas oficiais e Currículo Lattes dos professores; e trabalho empírico. Concentrou-se, ao final, no exercício de reflexão acerca de duas dimensões contraditórias reveladas no discurso dos professores: a paixão pelo trabalho docente e a pressão e estranhamento por ele causados. Constatouse que, no contexto de uma cooperação internacional, como estratégia para promover a formação de quadros de pesquisadores nas universidades e a alta produção de conhecimento se tornaram metas nas regulações de agências de fomento, claramente pautadas na velocidade necessária para acompanhar as mudanças tecnológicas mundiais, pelas quais o Brasil teria que, num enorme esforço, avançar, criando capacidades e competências em áreas estratégicas, por meio de pesquisas e pesquisadores, especialmente pelos jovens-doutores no âmbito da pós-graduação.
id UFF-20_bf6292bfe4b1f1d22a3f8796fa33f4f4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9604
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTORJovem-doutortrabalho docentepolíticas educacionaispesquisaprodução de conhecimento.O artigo apresenta, de forma sintética, o estudo de tese sobre o ‘trabalho de professores jovens doutores’, analisado a partir do discurso sobre as práticas cotidianas na universidade e a produção de conhecimento. A empiria sobre o trabalho de professores permanentes da pós-graduação, com bolsa produtividade em Pesquisa e com menos de dez anos de doutoramento, no contexto de trabalho na Universidade Federal de São Carlos, SP. O processo de investigação se constituiu de três momentos interligados: estudo teórico e análise documental; coleta de dados, em bases estatísticas oficiais e Currículo Lattes dos professores; e trabalho empírico. Concentrou-se, ao final, no exercício de reflexão acerca de duas dimensões contraditórias reveladas no discurso dos professores: a paixão pelo trabalho docente e a pressão e estranhamento por ele causados. Constatouse que, no contexto de uma cooperação internacional, como estratégia para promover a formação de quadros de pesquisadores nas universidades e a alta produção de conhecimento se tornaram metas nas regulações de agências de fomento, claramente pautadas na velocidade necessária para acompanhar as mudanças tecnológicas mundiais, pelas quais o Brasil teria que, num enorme esforço, avançar, criando capacidades e competências em áreas estratégicas, por meio de pesquisas e pesquisadores, especialmente pelos jovens-doutores no âmbito da pós-graduação.ABEC2016-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/960410.22409/tn.14i23.p9604Revista Trabalho Necessário; v. 14 n. 23 (2016)1808-799X10.22409/tn.14i23reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9604/6725Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, LucianaJúnior, João2020-10-29T11:48:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9604Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:48:14Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR
title A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR
spellingShingle A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR
Ferreira, Luciana
Jovem-doutor
trabalho docente
políticas educacionais
pesquisa
produção de conhecimento.
title_short A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR
title_full A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR
title_fullStr A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR
title_full_unstemmed A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR
title_sort A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR
author Ferreira, Luciana
author_facet Ferreira, Luciana
Júnior, João
author_role author
author2 Júnior, João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Luciana
Júnior, João
dc.subject.por.fl_str_mv Jovem-doutor
trabalho docente
políticas educacionais
pesquisa
produção de conhecimento.
topic Jovem-doutor
trabalho docente
políticas educacionais
pesquisa
produção de conhecimento.
description O artigo apresenta, de forma sintética, o estudo de tese sobre o ‘trabalho de professores jovens doutores’, analisado a partir do discurso sobre as práticas cotidianas na universidade e a produção de conhecimento. A empiria sobre o trabalho de professores permanentes da pós-graduação, com bolsa produtividade em Pesquisa e com menos de dez anos de doutoramento, no contexto de trabalho na Universidade Federal de São Carlos, SP. O processo de investigação se constituiu de três momentos interligados: estudo teórico e análise documental; coleta de dados, em bases estatísticas oficiais e Currículo Lattes dos professores; e trabalho empírico. Concentrou-se, ao final, no exercício de reflexão acerca de duas dimensões contraditórias reveladas no discurso dos professores: a paixão pelo trabalho docente e a pressão e estranhamento por ele causados. Constatouse que, no contexto de uma cooperação internacional, como estratégia para promover a formação de quadros de pesquisadores nas universidades e a alta produção de conhecimento se tornaram metas nas regulações de agências de fomento, claramente pautadas na velocidade necessária para acompanhar as mudanças tecnológicas mundiais, pelas quais o Brasil teria que, num enorme esforço, avançar, criando capacidades e competências em áreas estratégicas, por meio de pesquisas e pesquisadores, especialmente pelos jovens-doutores no âmbito da pós-graduação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9604
10.22409/tn.14i23.p9604
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9604
identifier_str_mv 10.22409/tn.14i23.p9604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9604/6725
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 14 n. 23 (2016)
1808-799X
10.22409/tn.14i23
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066990591934464