A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho necessário |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9604 |
Resumo: | O artigo apresenta, de forma sintética, o estudo de tese sobre o ‘trabalho de professores jovens doutores’, analisado a partir do discurso sobre as práticas cotidianas na universidade e a produção de conhecimento. A empiria sobre o trabalho de professores permanentes da pós-graduação, com bolsa produtividade em Pesquisa e com menos de dez anos de doutoramento, no contexto de trabalho na Universidade Federal de São Carlos, SP. O processo de investigação se constituiu de três momentos interligados: estudo teórico e análise documental; coleta de dados, em bases estatísticas oficiais e Currículo Lattes dos professores; e trabalho empírico. Concentrou-se, ao final, no exercício de reflexão acerca de duas dimensões contraditórias reveladas no discurso dos professores: a paixão pelo trabalho docente e a pressão e estranhamento por ele causados. Constatouse que, no contexto de uma cooperação internacional, como estratégia para promover a formação de quadros de pesquisadores nas universidades e a alta produção de conhecimento se tornaram metas nas regulações de agências de fomento, claramente pautadas na velocidade necessária para acompanhar as mudanças tecnológicas mundiais, pelas quais o Brasil teria que, num enorme esforço, avançar, criando capacidades e competências em áreas estratégicas, por meio de pesquisas e pesquisadores, especialmente pelos jovens-doutores no âmbito da pós-graduação. |
id |
UFF-20_bf6292bfe4b1f1d22a3f8796fa33f4f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9604 |
network_acronym_str |
UFF-20 |
network_name_str |
Trabalho necessário |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTORJovem-doutortrabalho docentepolíticas educacionaispesquisaprodução de conhecimento.O artigo apresenta, de forma sintética, o estudo de tese sobre o ‘trabalho de professores jovens doutores’, analisado a partir do discurso sobre as práticas cotidianas na universidade e a produção de conhecimento. A empiria sobre o trabalho de professores permanentes da pós-graduação, com bolsa produtividade em Pesquisa e com menos de dez anos de doutoramento, no contexto de trabalho na Universidade Federal de São Carlos, SP. O processo de investigação se constituiu de três momentos interligados: estudo teórico e análise documental; coleta de dados, em bases estatísticas oficiais e Currículo Lattes dos professores; e trabalho empírico. Concentrou-se, ao final, no exercício de reflexão acerca de duas dimensões contraditórias reveladas no discurso dos professores: a paixão pelo trabalho docente e a pressão e estranhamento por ele causados. Constatouse que, no contexto de uma cooperação internacional, como estratégia para promover a formação de quadros de pesquisadores nas universidades e a alta produção de conhecimento se tornaram metas nas regulações de agências de fomento, claramente pautadas na velocidade necessária para acompanhar as mudanças tecnológicas mundiais, pelas quais o Brasil teria que, num enorme esforço, avançar, criando capacidades e competências em áreas estratégicas, por meio de pesquisas e pesquisadores, especialmente pelos jovens-doutores no âmbito da pós-graduação.ABEC2016-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/960410.22409/tn.14i23.p9604Revista Trabalho Necessário; v. 14 n. 23 (2016)1808-799X10.22409/tn.14i23reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9604/6725Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, LucianaJúnior, João2020-10-29T11:48:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9604Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:48:14Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR |
title |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR |
spellingShingle |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR Ferreira, Luciana Jovem-doutor trabalho docente políticas educacionais pesquisa produção de conhecimento. |
title_short |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR |
title_full |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR |
title_fullStr |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR |
title_full_unstemmed |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR |
title_sort |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR PESQUISADOR JOVEM-DOUTOR |
author |
Ferreira, Luciana |
author_facet |
Ferreira, Luciana Júnior, João |
author_role |
author |
author2 |
Júnior, João |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Luciana Júnior, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jovem-doutor trabalho docente políticas educacionais pesquisa produção de conhecimento. |
topic |
Jovem-doutor trabalho docente políticas educacionais pesquisa produção de conhecimento. |
description |
O artigo apresenta, de forma sintética, o estudo de tese sobre o ‘trabalho de professores jovens doutores’, analisado a partir do discurso sobre as práticas cotidianas na universidade e a produção de conhecimento. A empiria sobre o trabalho de professores permanentes da pós-graduação, com bolsa produtividade em Pesquisa e com menos de dez anos de doutoramento, no contexto de trabalho na Universidade Federal de São Carlos, SP. O processo de investigação se constituiu de três momentos interligados: estudo teórico e análise documental; coleta de dados, em bases estatísticas oficiais e Currículo Lattes dos professores; e trabalho empírico. Concentrou-se, ao final, no exercício de reflexão acerca de duas dimensões contraditórias reveladas no discurso dos professores: a paixão pelo trabalho docente e a pressão e estranhamento por ele causados. Constatouse que, no contexto de uma cooperação internacional, como estratégia para promover a formação de quadros de pesquisadores nas universidades e a alta produção de conhecimento se tornaram metas nas regulações de agências de fomento, claramente pautadas na velocidade necessária para acompanhar as mudanças tecnológicas mundiais, pelas quais o Brasil teria que, num enorme esforço, avançar, criando capacidades e competências em áreas estratégicas, por meio de pesquisas e pesquisadores, especialmente pelos jovens-doutores no âmbito da pós-graduação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9604 10.22409/tn.14i23.p9604 |
url |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9604 |
identifier_str_mv |
10.22409/tn.14i23.p9604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9604/6725 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Trabalho Necessário; v. 14 n. 23 (2016) 1808-799X 10.22409/tn.14i23 reponame:Trabalho necessário instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Trabalho necessário |
collection |
Trabalho necessário |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatrabalhonecessario@gmail.com |
_version_ |
1797066990591934464 |