Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertoglio Lorenzoni, Bruna
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Miskinis Salgado, Tania Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10494
Resumo: O presente artigo aborda as percepções dos professores orientadores a respeito da importância da pesquisa na educação básica e das contribuições da participação dos alunos no evento científico Salão UFRGS Jovem. O Salão UFRGS Jovem é uma atividade destinada aos alunos da educação básica e da educação profissional de nível médio, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa, caracterizada como descritiva, teve como público-alvo professores participantes no Salão UFRGS Jovem entre o período de 2014 a 2019. Aplicou-se um questionário, enviado para 100 professores, via plataforma Google Docs, com retorno de 36 participantes. A partir das informações coletadas foi possível traçar o perfil deste público, como idade, escolaridade, tempo de docência, vínculo institucional, área do conhecimento que lecionam e o contato com a iniciação científica na sua formação. A análise das respostas permitiu verificar as contribuições do Salão UFRGS Jovem para os alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades e ao conhecimento científico na opinião desses professores. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2010) para análise das respostas. O estudo mostrou que os professores identificaram que o evento contribuiu para o desenvolvimento de 15 habilidades nos alunos. A habilidade mais destacada foi Apresentar, que segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está no grupo da Compreensão, que é classificado como complexo. Referente à construção do conhecimento científico, verificou-se a ocorrência de 13 subcategorias, com predomínio da Motivação. Concluiu-se que a pesquisa deve ser incentivada nas escolas, assim como a sua divulgação em eventos científicos, por oportunizarem aos alunos o desenvolvimento de importantes habilidades e a apropriação do conhecimento científico.
id UNILASALLE-2_3200f9f2d46244e6b6e0290799b6b3f7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10494
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantesSalão UFRGS JovemPesquisaHabilidadesConhecimento científicoO presente artigo aborda as percepções dos professores orientadores a respeito da importância da pesquisa na educação básica e das contribuições da participação dos alunos no evento científico Salão UFRGS Jovem. O Salão UFRGS Jovem é uma atividade destinada aos alunos da educação básica e da educação profissional de nível médio, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa, caracterizada como descritiva, teve como público-alvo professores participantes no Salão UFRGS Jovem entre o período de 2014 a 2019. Aplicou-se um questionário, enviado para 100 professores, via plataforma Google Docs, com retorno de 36 participantes. A partir das informações coletadas foi possível traçar o perfil deste público, como idade, escolaridade, tempo de docência, vínculo institucional, área do conhecimento que lecionam e o contato com a iniciação científica na sua formação. A análise das respostas permitiu verificar as contribuições do Salão UFRGS Jovem para os alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades e ao conhecimento científico na opinião desses professores. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2010) para análise das respostas. O estudo mostrou que os professores identificaram que o evento contribuiu para o desenvolvimento de 15 habilidades nos alunos. A habilidade mais destacada foi Apresentar, que segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está no grupo da Compreensão, que é classificado como complexo. Referente à construção do conhecimento científico, verificou-se a ocorrência de 13 subcategorias, com predomínio da Motivação. Concluiu-se que a pesquisa deve ser incentivada nas escolas, assim como a sua divulgação em eventos científicos, por oportunizarem aos alunos o desenvolvimento de importantes habilidades e a apropriação do conhecimento científico.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1049410.18316/recc.v28i1.10494Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10494/pdfCopyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessBertoglio Lorenzoni, BrunaMiskinis Salgado, Tania Denise2023-10-10T13:38:48Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10494Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-10T13:38:48Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes
title Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes
spellingShingle Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes
Bertoglio Lorenzoni, Bruna
Salão UFRGS Jovem
Pesquisa
Habilidades
Conhecimento científico
title_short Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes
title_full Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes
title_fullStr Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes
title_full_unstemmed Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes
title_sort Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes
author Bertoglio Lorenzoni, Bruna
author_facet Bertoglio Lorenzoni, Bruna
Miskinis Salgado, Tania Denise
author_role author
author2 Miskinis Salgado, Tania Denise
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertoglio Lorenzoni, Bruna
Miskinis Salgado, Tania Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Salão UFRGS Jovem
Pesquisa
Habilidades
Conhecimento científico
topic Salão UFRGS Jovem
Pesquisa
Habilidades
Conhecimento científico
description O presente artigo aborda as percepções dos professores orientadores a respeito da importância da pesquisa na educação básica e das contribuições da participação dos alunos no evento científico Salão UFRGS Jovem. O Salão UFRGS Jovem é uma atividade destinada aos alunos da educação básica e da educação profissional de nível médio, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa, caracterizada como descritiva, teve como público-alvo professores participantes no Salão UFRGS Jovem entre o período de 2014 a 2019. Aplicou-se um questionário, enviado para 100 professores, via plataforma Google Docs, com retorno de 36 participantes. A partir das informações coletadas foi possível traçar o perfil deste público, como idade, escolaridade, tempo de docência, vínculo institucional, área do conhecimento que lecionam e o contato com a iniciação científica na sua formação. A análise das respostas permitiu verificar as contribuições do Salão UFRGS Jovem para os alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades e ao conhecimento científico na opinião desses professores. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2010) para análise das respostas. O estudo mostrou que os professores identificaram que o evento contribuiu para o desenvolvimento de 15 habilidades nos alunos. A habilidade mais destacada foi Apresentar, que segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está no grupo da Compreensão, que é classificado como complexo. Referente à construção do conhecimento científico, verificou-se a ocorrência de 13 subcategorias, com predomínio da Motivação. Concluiu-se que a pesquisa deve ser incentivada nas escolas, assim como a sua divulgação em eventos científicos, por oportunizarem aos alunos o desenvolvimento de importantes habilidades e a apropriação do conhecimento científico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10494
10.18316/recc.v28i1.10494
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10494
identifier_str_mv 10.18316/recc.v28i1.10494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10494/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320128249856