Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10494 |
Resumo: | O presente artigo aborda as percepções dos professores orientadores a respeito da importância da pesquisa na educação básica e das contribuições da participação dos alunos no evento científico Salão UFRGS Jovem. O Salão UFRGS Jovem é uma atividade destinada aos alunos da educação básica e da educação profissional de nível médio, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa, caracterizada como descritiva, teve como público-alvo professores participantes no Salão UFRGS Jovem entre o período de 2014 a 2019. Aplicou-se um questionário, enviado para 100 professores, via plataforma Google Docs, com retorno de 36 participantes. A partir das informações coletadas foi possível traçar o perfil deste público, como idade, escolaridade, tempo de docência, vínculo institucional, área do conhecimento que lecionam e o contato com a iniciação científica na sua formação. A análise das respostas permitiu verificar as contribuições do Salão UFRGS Jovem para os alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades e ao conhecimento científico na opinião desses professores. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2010) para análise das respostas. O estudo mostrou que os professores identificaram que o evento contribuiu para o desenvolvimento de 15 habilidades nos alunos. A habilidade mais destacada foi Apresentar, que segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está no grupo da Compreensão, que é classificado como complexo. Referente à construção do conhecimento científico, verificou-se a ocorrência de 13 subcategorias, com predomínio da Motivação. Concluiu-se que a pesquisa deve ser incentivada nas escolas, assim como a sua divulgação em eventos científicos, por oportunizarem aos alunos o desenvolvimento de importantes habilidades e a apropriação do conhecimento científico. |
id |
UNILASALLE-2_3200f9f2d46244e6b6e0290799b6b3f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10494 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantesSalão UFRGS JovemPesquisaHabilidadesConhecimento científicoO presente artigo aborda as percepções dos professores orientadores a respeito da importância da pesquisa na educação básica e das contribuições da participação dos alunos no evento científico Salão UFRGS Jovem. O Salão UFRGS Jovem é uma atividade destinada aos alunos da educação básica e da educação profissional de nível médio, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa, caracterizada como descritiva, teve como público-alvo professores participantes no Salão UFRGS Jovem entre o período de 2014 a 2019. Aplicou-se um questionário, enviado para 100 professores, via plataforma Google Docs, com retorno de 36 participantes. A partir das informações coletadas foi possível traçar o perfil deste público, como idade, escolaridade, tempo de docência, vínculo institucional, área do conhecimento que lecionam e o contato com a iniciação científica na sua formação. A análise das respostas permitiu verificar as contribuições do Salão UFRGS Jovem para os alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades e ao conhecimento científico na opinião desses professores. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2010) para análise das respostas. O estudo mostrou que os professores identificaram que o evento contribuiu para o desenvolvimento de 15 habilidades nos alunos. A habilidade mais destacada foi Apresentar, que segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está no grupo da Compreensão, que é classificado como complexo. Referente à construção do conhecimento científico, verificou-se a ocorrência de 13 subcategorias, com predomínio da Motivação. Concluiu-se que a pesquisa deve ser incentivada nas escolas, assim como a sua divulgação em eventos científicos, por oportunizarem aos alunos o desenvolvimento de importantes habilidades e a apropriação do conhecimento científico.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1049410.18316/recc.v28i1.10494Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10494/pdfCopyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessBertoglio Lorenzoni, BrunaMiskinis Salgado, Tania Denise2023-10-10T13:38:48Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10494Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-10T13:38:48Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes |
title |
Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes |
spellingShingle |
Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes Bertoglio Lorenzoni, Bruna Salão UFRGS Jovem Pesquisa Habilidades Conhecimento científico |
title_short |
Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes |
title_full |
Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes |
title_fullStr |
Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes |
title_full_unstemmed |
Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes |
title_sort |
Percepções dos professores orientadores sobre as contribuições do Salão UFRGS Jovem para desenvolver habilidades e conhecimento científico dos alunos participantes |
author |
Bertoglio Lorenzoni, Bruna |
author_facet |
Bertoglio Lorenzoni, Bruna Miskinis Salgado, Tania Denise |
author_role |
author |
author2 |
Miskinis Salgado, Tania Denise |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertoglio Lorenzoni, Bruna Miskinis Salgado, Tania Denise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Salão UFRGS Jovem Pesquisa Habilidades Conhecimento científico |
topic |
Salão UFRGS Jovem Pesquisa Habilidades Conhecimento científico |
description |
O presente artigo aborda as percepções dos professores orientadores a respeito da importância da pesquisa na educação básica e das contribuições da participação dos alunos no evento científico Salão UFRGS Jovem. O Salão UFRGS Jovem é uma atividade destinada aos alunos da educação básica e da educação profissional de nível médio, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa, caracterizada como descritiva, teve como público-alvo professores participantes no Salão UFRGS Jovem entre o período de 2014 a 2019. Aplicou-se um questionário, enviado para 100 professores, via plataforma Google Docs, com retorno de 36 participantes. A partir das informações coletadas foi possível traçar o perfil deste público, como idade, escolaridade, tempo de docência, vínculo institucional, área do conhecimento que lecionam e o contato com a iniciação científica na sua formação. A análise das respostas permitiu verificar as contribuições do Salão UFRGS Jovem para os alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades e ao conhecimento científico na opinião desses professores. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2010) para análise das respostas. O estudo mostrou que os professores identificaram que o evento contribuiu para o desenvolvimento de 15 habilidades nos alunos. A habilidade mais destacada foi Apresentar, que segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está no grupo da Compreensão, que é classificado como complexo. Referente à construção do conhecimento científico, verificou-se a ocorrência de 13 subcategorias, com predomínio da Motivação. Concluiu-se que a pesquisa deve ser incentivada nas escolas, assim como a sua divulgação em eventos científicos, por oportunizarem aos alunos o desenvolvimento de importantes habilidades e a apropriação do conhecimento científico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10494 10.18316/recc.v28i1.10494 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10494 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v28i1.10494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10494/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320128249856 |