O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho necessário |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8450 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo sintetizar um balanço acerca da análise do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB no Município de Itaboraí no período de 2011-2012. Através de um quadro teórico que parte do materialismo histórico, que busca entender a sociedade através do conflito e da contradição, usa-se e debate-se aqui conceitos como conselhos, Estado Integral, sociedade civil e sociedade política, guerra de posição e de movimento, intelectual, dentre outros. Neste sentido problematiza-se o sentido da proliferação dos conselhos na educação no Brasil, contextualizando-os e investigando as diversas matrizes teóricas que pensaram os conselhos em sua relação com o Estado e a sociedade. Desta aproximação, analisa-se o referido objeto através de sua legislação, do acompanhamento das suas reuniões e das suas planilhas contábeis. Partindo da hipótese da existência de uma tensão entre as possibilidades e limites de ação dos trabalhadores da educação no interior deste conselho, busca-se dar conta da seguinte questão central: em que medida e de que forma o CACS-FUNDEB pode ser um instrumento utilizado pelos trabalhadores da educação e demais trabalhadores na construção de uma escola pública, de qualidade, laica, gratuita e emancipatória. |
id |
UFF-20_f86c8e52cf3eb4cb4aa240449d4a33aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8450 |
network_acronym_str |
UFF-20 |
network_name_str |
Trabalho necessário |
repository_id_str |
|
spelling |
O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADESConselhos do FUNDEBControle Socialgestão democrática.Este artigo tem como objetivo sintetizar um balanço acerca da análise do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB no Município de Itaboraí no período de 2011-2012. Através de um quadro teórico que parte do materialismo histórico, que busca entender a sociedade através do conflito e da contradição, usa-se e debate-se aqui conceitos como conselhos, Estado Integral, sociedade civil e sociedade política, guerra de posição e de movimento, intelectual, dentre outros. Neste sentido problematiza-se o sentido da proliferação dos conselhos na educação no Brasil, contextualizando-os e investigando as diversas matrizes teóricas que pensaram os conselhos em sua relação com o Estado e a sociedade. Desta aproximação, analisa-se o referido objeto através de sua legislação, do acompanhamento das suas reuniões e das suas planilhas contábeis. Partindo da hipótese da existência de uma tensão entre as possibilidades e limites de ação dos trabalhadores da educação no interior deste conselho, busca-se dar conta da seguinte questão central: em que medida e de que forma o CACS-FUNDEB pode ser um instrumento utilizado pelos trabalhadores da educação e demais trabalhadores na construção de uma escola pública, de qualidade, laica, gratuita e emancipatória.ABEC2018-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/845010.22409/tn.11i16.p8450Revista Trabalho Necessário; v. 11 n. 16 (2013)1808-799X10.22409/tn.11i16reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8450/6050Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessLamarão, Marco Vinícius2020-10-29T11:36:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8450Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:36:40Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES |
title |
O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES Lamarão, Marco Vinícius Conselhos do FUNDEB Controle Social gestão democrática. |
title_short |
O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES |
title_full |
O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES |
title_sort |
O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES |
author |
Lamarão, Marco Vinícius |
author_facet |
Lamarão, Marco Vinícius |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lamarão, Marco Vinícius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conselhos do FUNDEB Controle Social gestão democrática. |
topic |
Conselhos do FUNDEB Controle Social gestão democrática. |
description |
Este artigo tem como objetivo sintetizar um balanço acerca da análise do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB no Município de Itaboraí no período de 2011-2012. Através de um quadro teórico que parte do materialismo histórico, que busca entender a sociedade através do conflito e da contradição, usa-se e debate-se aqui conceitos como conselhos, Estado Integral, sociedade civil e sociedade política, guerra de posição e de movimento, intelectual, dentre outros. Neste sentido problematiza-se o sentido da proliferação dos conselhos na educação no Brasil, contextualizando-os e investigando as diversas matrizes teóricas que pensaram os conselhos em sua relação com o Estado e a sociedade. Desta aproximação, analisa-se o referido objeto através de sua legislação, do acompanhamento das suas reuniões e das suas planilhas contábeis. Partindo da hipótese da existência de uma tensão entre as possibilidades e limites de ação dos trabalhadores da educação no interior deste conselho, busca-se dar conta da seguinte questão central: em que medida e de que forma o CACS-FUNDEB pode ser um instrumento utilizado pelos trabalhadores da educação e demais trabalhadores na construção de uma escola pública, de qualidade, laica, gratuita e emancipatória. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8450 10.22409/tn.11i16.p8450 |
url |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8450 |
identifier_str_mv |
10.22409/tn.11i16.p8450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8450/6050 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Trabalho Necessário; v. 11 n. 16 (2013) 1808-799X 10.22409/tn.11i16 reponame:Trabalho necessário instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Trabalho necessário |
collection |
Trabalho necessário |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatrabalhonecessario@gmail.com |
_version_ |
1797066990236467200 |