O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamarão, Marco Vinícius
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8450
Resumo: Este artigo tem como objetivo sintetizar um balanço acerca da análise do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB no Município de Itaboraí no período de 2011-2012. Através de um quadro teórico que parte do materialismo histórico, que busca entender a sociedade através do conflito e da contradição, usa-se e debate-se aqui conceitos como conselhos, Estado Integral, sociedade civil e sociedade política, guerra de posição e de movimento, intelectual, dentre outros. Neste sentido problematiza-se o sentido da proliferação dos conselhos na educação no Brasil, contextualizando-os e investigando as diversas matrizes teóricas que pensaram os conselhos em sua relação com o Estado e a sociedade. Desta aproximação, analisa-se o referido objeto através de sua legislação, do acompanhamento das suas reuniões e das suas planilhas contábeis. Partindo da hipótese da existência de uma tensão entre as possibilidades e limites de ação dos trabalhadores da educação no interior deste conselho, busca-se dar conta da seguinte questão central: em que medida e de que forma o CACS-FUNDEB pode ser um instrumento utilizado pelos trabalhadores da educação e demais trabalhadores na construção de uma escola pública, de qualidade, laica, gratuita e emancipatória.
id UFF-20_f86c8e52cf3eb4cb4aa240449d4a33aa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8450
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADESConselhos do FUNDEBControle Socialgestão democrática.Este artigo tem como objetivo sintetizar um balanço acerca da análise do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB no Município de Itaboraí no período de 2011-2012. Através de um quadro teórico que parte do materialismo histórico, que busca entender a sociedade através do conflito e da contradição, usa-se e debate-se aqui conceitos como conselhos, Estado Integral, sociedade civil e sociedade política, guerra de posição e de movimento, intelectual, dentre outros. Neste sentido problematiza-se o sentido da proliferação dos conselhos na educação no Brasil, contextualizando-os e investigando as diversas matrizes teóricas que pensaram os conselhos em sua relação com o Estado e a sociedade. Desta aproximação, analisa-se o referido objeto através de sua legislação, do acompanhamento das suas reuniões e das suas planilhas contábeis. Partindo da hipótese da existência de uma tensão entre as possibilidades e limites de ação dos trabalhadores da educação no interior deste conselho, busca-se dar conta da seguinte questão central: em que medida e de que forma o CACS-FUNDEB pode ser um instrumento utilizado pelos trabalhadores da educação e demais trabalhadores na construção de uma escola pública, de qualidade, laica, gratuita e emancipatória.ABEC2018-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/845010.22409/tn.11i16.p8450Revista Trabalho Necessário; v. 11 n. 16 (2013)1808-799X10.22409/tn.11i16reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8450/6050Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessLamarão, Marco Vinícius2020-10-29T11:36:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8450Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:36:40Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES
title O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES
spellingShingle O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES
Lamarão, Marco Vinícius
Conselhos do FUNDEB
Controle Social
gestão democrática.
title_short O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES
title_full O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES
title_fullStr O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES
title_sort O CACS- FUNDEB E A DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - LIMITES E POSSIBILIDADES
author Lamarão, Marco Vinícius
author_facet Lamarão, Marco Vinícius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamarão, Marco Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv Conselhos do FUNDEB
Controle Social
gestão democrática.
topic Conselhos do FUNDEB
Controle Social
gestão democrática.
description Este artigo tem como objetivo sintetizar um balanço acerca da análise do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB no Município de Itaboraí no período de 2011-2012. Através de um quadro teórico que parte do materialismo histórico, que busca entender a sociedade através do conflito e da contradição, usa-se e debate-se aqui conceitos como conselhos, Estado Integral, sociedade civil e sociedade política, guerra de posição e de movimento, intelectual, dentre outros. Neste sentido problematiza-se o sentido da proliferação dos conselhos na educação no Brasil, contextualizando-os e investigando as diversas matrizes teóricas que pensaram os conselhos em sua relação com o Estado e a sociedade. Desta aproximação, analisa-se o referido objeto através de sua legislação, do acompanhamento das suas reuniões e das suas planilhas contábeis. Partindo da hipótese da existência de uma tensão entre as possibilidades e limites de ação dos trabalhadores da educação no interior deste conselho, busca-se dar conta da seguinte questão central: em que medida e de que forma o CACS-FUNDEB pode ser um instrumento utilizado pelos trabalhadores da educação e demais trabalhadores na construção de uma escola pública, de qualidade, laica, gratuita e emancipatória.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8450
10.22409/tn.11i16.p8450
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8450
identifier_str_mv 10.22409/tn.11i16.p8450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8450/6050
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 11 n. 16 (2013)
1808-799X
10.22409/tn.11i16
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066990236467200