Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Estefânia Bandeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15466
Resumo: Esta monografia tem como objetivo trazer a discussão a respeito do fracasso escolar, as desigualdades sociais e os preconceitos existentes na sociedade. Debate-se o papel da escola dentro da sociedade capitalista, de reprodução e propagação das ideologias da classe dominante que podem ajudar na produção do fracasso escolar e na manutenção da desigualdade social e dos preconceitos. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada em autores como Bourdieu (2002), Altusser (1985), Silva (2009 e 2015), Apple (2015) e Sacristán (2000), que trazem contribuições importantíssimas a respeito do fracasso escolar, desigualdade social, ideologias e currículo. A investigação nos possibilita entender que a escola vem sendo historicamente utilizada pelo Estado, que é controlado pela burguesia, ou seja, a classe dominante, para manter seus privilégios e seu poder. Durante os estudos e desenvolvimento deste trabalho, percebemos a relevância de se trabalhar ainda hoje com o tema do fracasso escolar e o currículo e, principalmente, desvendar as ideologias que estão encobertas na educação escolar, pois percebemos que mesmo com os avanços conquistados pelas lutas e movimentos sociais para a escola pública, ela, ainda hoje, é uma forte ferramenta ideológica de controle das massas, mesmo que nem todas as escolas e professores cumpram esse papel. No entanto, tal realidade pode e deve ser modificada
id UFF-2_4ec2baf7ff80cb3c693ca661eff31673
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15466
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalistaFracasso escolarClasse socialCurrículoEducaçãoFracasso escolarClasse socialCurrículo escolarSchool failureSocial classCurriculumEsta monografia tem como objetivo trazer a discussão a respeito do fracasso escolar, as desigualdades sociais e os preconceitos existentes na sociedade. Debate-se o papel da escola dentro da sociedade capitalista, de reprodução e propagação das ideologias da classe dominante que podem ajudar na produção do fracasso escolar e na manutenção da desigualdade social e dos preconceitos. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada em autores como Bourdieu (2002), Altusser (1985), Silva (2009 e 2015), Apple (2015) e Sacristán (2000), que trazem contribuições importantíssimas a respeito do fracasso escolar, desigualdade social, ideologias e currículo. A investigação nos possibilita entender que a escola vem sendo historicamente utilizada pelo Estado, que é controlado pela burguesia, ou seja, a classe dominante, para manter seus privilégios e seu poder. Durante os estudos e desenvolvimento deste trabalho, percebemos a relevância de se trabalhar ainda hoje com o tema do fracasso escolar e o currículo e, principalmente, desvendar as ideologias que estão encobertas na educação escolar, pois percebemos que mesmo com os avanços conquistados pelas lutas e movimentos sociais para a escola pública, ela, ainda hoje, é uma forte ferramenta ideológica de controle das massas, mesmo que nem todas as escolas e professores cumpram esse papel. No entanto, tal realidade pode e deve ser modificadaThis monograph aims to discuss about school failure, social differences and society's prejudices. It discusses the school function in the capitalist society, ruling class reproduction and the dissemination that can help school failure and social differences maintenance and the prejudice. Therefore, it was made a bibliographic survey based on Bourdieu (2002), Altusser (1985), Silva (2009 e 2015), Apple (2015) e Sacristán (2000), that contribute with very important things about school failure, social differences, ideologies and curriculum. This survey makes possible for us to understand that school has been historically used by State, controlled by bourgeoisie, in other words, ruling class, to keep its privileges and power. During this work studies and development, we realize the importance of working with these topics nowadays: school failure and curriculum, and especially unravel covered ideologies in the scholarship education, because we realize that even with obtained advances by social struggle and movements to the public school, it is a strong crowd control ideologic tool, even though not all schools and teachers comply this role. However, it can and must be changedDias, ReginaMarendino, RosaneFurtado, Estefânia Bandeira2020-10-25T22:38:00Z2020-10-25T22:38:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15466http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-18T12:37:04Zoai:app.uff.br:1/15466Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-18T12:37:04Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista
title Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista
spellingShingle Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista
Furtado, Estefânia Bandeira
Fracasso escolar
Classe social
Currículo
Educação
Fracasso escolar
Classe social
Currículo escolar
School failure
Social class
Curriculum
title_short Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista
title_full Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista
title_fullStr Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista
title_full_unstemmed Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista
title_sort Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista
author Furtado, Estefânia Bandeira
author_facet Furtado, Estefânia Bandeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Regina
Marendino, Rosane
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Estefânia Bandeira
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso escolar
Classe social
Currículo
Educação
Fracasso escolar
Classe social
Currículo escolar
School failure
Social class
Curriculum
topic Fracasso escolar
Classe social
Currículo
Educação
Fracasso escolar
Classe social
Currículo escolar
School failure
Social class
Curriculum
description Esta monografia tem como objetivo trazer a discussão a respeito do fracasso escolar, as desigualdades sociais e os preconceitos existentes na sociedade. Debate-se o papel da escola dentro da sociedade capitalista, de reprodução e propagação das ideologias da classe dominante que podem ajudar na produção do fracasso escolar e na manutenção da desigualdade social e dos preconceitos. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada em autores como Bourdieu (2002), Altusser (1985), Silva (2009 e 2015), Apple (2015) e Sacristán (2000), que trazem contribuições importantíssimas a respeito do fracasso escolar, desigualdade social, ideologias e currículo. A investigação nos possibilita entender que a escola vem sendo historicamente utilizada pelo Estado, que é controlado pela burguesia, ou seja, a classe dominante, para manter seus privilégios e seu poder. Durante os estudos e desenvolvimento deste trabalho, percebemos a relevância de se trabalhar ainda hoje com o tema do fracasso escolar e o currículo e, principalmente, desvendar as ideologias que estão encobertas na educação escolar, pois percebemos que mesmo com os avanços conquistados pelas lutas e movimentos sociais para a escola pública, ela, ainda hoje, é uma forte ferramenta ideológica de controle das massas, mesmo que nem todas as escolas e professores cumpram esse papel. No entanto, tal realidade pode e deve ser modificada
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-25T22:38:00Z
2020-10-25T22:38:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/15466
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838837660975104