Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Eduardo Waldmann Brasil
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26753
Resumo: Geometria Analítica é uma disciplina obrigatória em muitos cursos de graduação. Contudo, ela se apresenta como barreira a muitos estudantes no início da sua jornada acadêmica. Através da teoria epistêmica do pensamento abissal, este trabalho busca significados e relações dentro da fala de professores e estudantes acerca do ensino e aprendizado na disciplina. Neste sentido, foram realizados questionários e entrevistas para dar voz a esses agentes da educação e investigar suas percepções. Neste texto, são discutidos os contrastes emergidos entre os dois pontos de vista.
id UFF-2_02fcbc868151fc5bf56076bfb4de8335
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26753
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense.Geometria AnalíticaPensamento AbissalPercepçãoEnsino de geometriaEnsino superiorUniversidade Federal FluminenseAnalytic GeometryAbyssal ThinkingPerceptionGeometria Analítica é uma disciplina obrigatória em muitos cursos de graduação. Contudo, ela se apresenta como barreira a muitos estudantes no início da sua jornada acadêmica. Através da teoria epistêmica do pensamento abissal, este trabalho busca significados e relações dentro da fala de professores e estudantes acerca do ensino e aprendizado na disciplina. Neste sentido, foram realizados questionários e entrevistas para dar voz a esses agentes da educação e investigar suas percepções. Neste texto, são discutidos os contrastes emergidos entre os dois pontos de vista.Analytic Geometry is a required subject in many undergraduate courses. However , it presents itself as a barrier to many students at the beginning of their academic journey . Through the epistemic theory of abyssal thinking, this study seeks meanings and connections within the speech of teachers and students about teaching and learning in the discipline. For this, surveys and interviews are carried out to give voice to these education agents and investigate their perceptions. In this paper , the contrasts between both points of view that emerge are discussed.47 p.Dysman, Anne MichelleCrissaf, Lhaylla dos SantosDysman, Anne MichelleSoares, Flávia dos SantosMatias, Eduardo Waldmann Brasil2022-11-01T16:13:51Z2022-11-01T16:13:51Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATIAS, Eduardo Waldmann Brasil Matias. Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26753CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-01T16:13:55Zoai:app.uff.br:1/26753Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:20.233607Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense.
title Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense.
spellingShingle Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense.
Matias, Eduardo Waldmann Brasil
Geometria Analítica
Pensamento Abissal
Percepção
Ensino de geometria
Ensino superior
Universidade Federal Fluminense
Analytic Geometry
Abyssal Thinking
Perception
title_short Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense.
title_full Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense.
title_fullStr Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense.
title_full_unstemmed Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense.
title_sort Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense.
author Matias, Eduardo Waldmann Brasil
author_facet Matias, Eduardo Waldmann Brasil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dysman, Anne Michelle
Crissaf, Lhaylla dos Santos
Dysman, Anne Michelle
Soares, Flávia dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Eduardo Waldmann Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria Analítica
Pensamento Abissal
Percepção
Ensino de geometria
Ensino superior
Universidade Federal Fluminense
Analytic Geometry
Abyssal Thinking
Perception
topic Geometria Analítica
Pensamento Abissal
Percepção
Ensino de geometria
Ensino superior
Universidade Federal Fluminense
Analytic Geometry
Abyssal Thinking
Perception
description Geometria Analítica é uma disciplina obrigatória em muitos cursos de graduação. Contudo, ela se apresenta como barreira a muitos estudantes no início da sua jornada acadêmica. Através da teoria epistêmica do pensamento abissal, este trabalho busca significados e relações dentro da fala de professores e estudantes acerca do ensino e aprendizado na disciplina. Neste sentido, foram realizados questionários e entrevistas para dar voz a esses agentes da educação e investigar suas percepções. Neste texto, são discutidos os contrastes emergidos entre os dois pontos de vista.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-01T16:13:51Z
2022-11-01T16:13:51Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATIAS, Eduardo Waldmann Brasil Matias. Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26753
identifier_str_mv MATIAS, Eduardo Waldmann Brasil Matias. Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823575400710144