Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26753 |
Resumo: | Geometria Analítica é uma disciplina obrigatória em muitos cursos de graduação. Contudo, ela se apresenta como barreira a muitos estudantes no início da sua jornada acadêmica. Através da teoria epistêmica do pensamento abissal, este trabalho busca significados e relações dentro da fala de professores e estudantes acerca do ensino e aprendizado na disciplina. Neste sentido, foram realizados questionários e entrevistas para dar voz a esses agentes da educação e investigar suas percepções. Neste texto, são discutidos os contrastes emergidos entre os dois pontos de vista. |
id |
UFF-2_02fcbc868151fc5bf56076bfb4de8335 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26753 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense.Geometria AnalíticaPensamento AbissalPercepçãoEnsino de geometriaEnsino superiorUniversidade Federal FluminenseAnalytic GeometryAbyssal ThinkingPerceptionGeometria Analítica é uma disciplina obrigatória em muitos cursos de graduação. Contudo, ela se apresenta como barreira a muitos estudantes no início da sua jornada acadêmica. Através da teoria epistêmica do pensamento abissal, este trabalho busca significados e relações dentro da fala de professores e estudantes acerca do ensino e aprendizado na disciplina. Neste sentido, foram realizados questionários e entrevistas para dar voz a esses agentes da educação e investigar suas percepções. Neste texto, são discutidos os contrastes emergidos entre os dois pontos de vista.Analytic Geometry is a required subject in many undergraduate courses. However , it presents itself as a barrier to many students at the beginning of their academic journey . Through the epistemic theory of abyssal thinking, this study seeks meanings and connections within the speech of teachers and students about teaching and learning in the discipline. For this, surveys and interviews are carried out to give voice to these education agents and investigate their perceptions. In this paper , the contrasts between both points of view that emerge are discussed.47 p.Dysman, Anne MichelleCrissaf, Lhaylla dos SantosDysman, Anne MichelleSoares, Flávia dos SantosMatias, Eduardo Waldmann Brasil2022-11-01T16:13:51Z2022-11-01T16:13:51Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATIAS, Eduardo Waldmann Brasil Matias. Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26753CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-01T16:13:55Zoai:app.uff.br:1/26753Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:20.233607Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense. |
title |
Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense. |
spellingShingle |
Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense. Matias, Eduardo Waldmann Brasil Geometria Analítica Pensamento Abissal Percepção Ensino de geometria Ensino superior Universidade Federal Fluminense Analytic Geometry Abyssal Thinking Perception |
title_short |
Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense. |
title_full |
Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense. |
title_fullStr |
Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense. |
title_full_unstemmed |
Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense. |
title_sort |
Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense. |
author |
Matias, Eduardo Waldmann Brasil |
author_facet |
Matias, Eduardo Waldmann Brasil |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dysman, Anne Michelle Crissaf, Lhaylla dos Santos Dysman, Anne Michelle Soares, Flávia dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Eduardo Waldmann Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Analítica Pensamento Abissal Percepção Ensino de geometria Ensino superior Universidade Federal Fluminense Analytic Geometry Abyssal Thinking Perception |
topic |
Geometria Analítica Pensamento Abissal Percepção Ensino de geometria Ensino superior Universidade Federal Fluminense Analytic Geometry Abyssal Thinking Perception |
description |
Geometria Analítica é uma disciplina obrigatória em muitos cursos de graduação. Contudo, ela se apresenta como barreira a muitos estudantes no início da sua jornada acadêmica. Através da teoria epistêmica do pensamento abissal, este trabalho busca significados e relações dentro da fala de professores e estudantes acerca do ensino e aprendizado na disciplina. Neste sentido, foram realizados questionários e entrevistas para dar voz a esses agentes da educação e investigar suas percepções. Neste texto, são discutidos os contrastes emergidos entre os dois pontos de vista. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-01T16:13:51Z 2022-11-01T16:13:51Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATIAS, Eduardo Waldmann Brasil Matias. Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26753 |
identifier_str_mv |
MATIAS, Eduardo Waldmann Brasil Matias. Geometria Analítica e Pensamento Abissal: um estudo sobre percepções na Universida Federal Fluminense. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823575400710144 |