Homoparentalidade na literatura infantil: um contrato de comunicação "saindo do armário"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Anabel Medeiros Azerêdo De
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13020
Resumo: A Literatura Infantil contemporânea tem se mostrado um campo profícuo à abordagem de temas fraturantes, que refletem as mudanças ocorridas na sociedade, ensejando obras consideradas controversas por trazerem à luz, dentre outras temáticas desafiadoras, a homoafetividade e a homoparentalidade, alvos de interesse desta pesquisa. Pressupõe-se que narrativas constituídas por esses temas fraturantes em contos ilustrados de potencial destinação infantil podem assumir uma abordagem pragmática, intermediária entre o ético e o estético, narrando para convencer. Em narrativas verbo-visuais, o processo interpretativo se realiza não só pela percepção dos seres do mundo, representados de modo icônico nas ilustrações, mas também pelo reconhecimento do universo construído pelo homem, concebido e categorizado de maneira simbólica pelas palavras. Pretende-se, neste trabalho, analisar o processo de semiotização nas narrativas verbo-visuais: “Amor de mãe”, “O livro do Pedro – Maria dos 7 aos 8” e “Meus dois pais”, a fim de investigar as estratégias semiolinguageiras e discursivas utilizadas para o tratamento da homoafetividade e da homoparentalidade em um contrato comunicativo, cujo o destinatário potencial é a criança. O aporte teórico principal para analisar as narrativas selecionadas nesta pesquisa concentra-se na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, proposta por Patrick Charaudeau, e em pressupostos no âmbito da Literatura Infantil que abordam o livro ilustrado, postulados por Linden, Nikolajeva e Scott, Paulino e Santaella
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