Investigando a disciplina escolar Integração da Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso normal de uma escola estadual do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velasquez, Francisco Pedro Bahia Becerra
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30289
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a disciplina Integração das Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso de formação de professores em nível médio, o antigo curso normal (CN), em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro. O contexto da pesquisa insere-se quando a educação, em especial, as redes públicas educacionais, sofreram grandes impactos na forma de organização do trabalho docente e dos currículos em virtude de uma crise pandêmica. Nesta pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, iremos mobilizar os estudos de currículo (GOODSON,1992,1995,1997,2007), as noções de táticas (CERTEAU,1994), de resistência (GIROUX,1997) e saberes docentes (TARDIF, 2008) e do neotecnicismo (FREITAS, 1992; 1995) para investigar os potenciais impactos nas práticas docentes. Para isso, realizaremos uma análise documental da política pública curricular atual, orientada pelo Currículo Mínimo (CM) do estado do Rio de Janeiro. O documento curricular analisado foi produzido dentro de um contexto maior de rearranjos das políticas neoliberais na educação pública (LAVAL,2016). Assim, espera-se compreender a relação entre o currículo prescrito, sob a ótica da lógica empresarial, e os seus possíveis desdobramentos nas práticas pedagógicas dos docentes na constituição de uma disciplina de formação profissional de caráter tecnológico. Nossa pesquisa busca contribuir para o campo do estudo do currículo, dos usos das TDIC 's na educação e da formação docente em nível médio.
id UFF-2_05ab53cd43411d8576249187cd11ec67
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30289
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Investigando a disciplina escolar Integração da Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso normal de uma escola estadual do Rio de JaneiroSaberes docentesTDICCurrículoCurrículo mínimoIMNTCurrículoFormação de professorTeaching knowledgeTDICCurriculumMinimum resumeIMNTO presente trabalho tem como objetivo analisar a disciplina Integração das Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso de formação de professores em nível médio, o antigo curso normal (CN), em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro. O contexto da pesquisa insere-se quando a educação, em especial, as redes públicas educacionais, sofreram grandes impactos na forma de organização do trabalho docente e dos currículos em virtude de uma crise pandêmica. Nesta pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, iremos mobilizar os estudos de currículo (GOODSON,1992,1995,1997,2007), as noções de táticas (CERTEAU,1994), de resistência (GIROUX,1997) e saberes docentes (TARDIF, 2008) e do neotecnicismo (FREITAS, 1992; 1995) para investigar os potenciais impactos nas práticas docentes. Para isso, realizaremos uma análise documental da política pública curricular atual, orientada pelo Currículo Mínimo (CM) do estado do Rio de Janeiro. O documento curricular analisado foi produzido dentro de um contexto maior de rearranjos das políticas neoliberais na educação pública (LAVAL,2016). Assim, espera-se compreender a relação entre o currículo prescrito, sob a ótica da lógica empresarial, e os seus possíveis desdobramentos nas práticas pedagógicas dos docentes na constituição de uma disciplina de formação profissional de caráter tecnológico. Nossa pesquisa busca contribuir para o campo do estudo do currículo, dos usos das TDIC 's na educação e da formação docente em nível médio.The present work aims to analyze the subject Integration of Media and New Technologies (IMNT) in the teacher training course at secondary level, the former normal course (CN), in a public school in the state of Rio de Janeiro. The context of the research is inserted when education, in particular, the public educational networks, suffered great impacts in the form of organization of teaching work and curricula due to a pandemic crisis. In this qualitative research, characterized as a case study, we will mobilize curriculum studies (GOODSON,1992,1995,1997,2007), notions of tactics (CERTEAU,1994), resistance (GIROUX,1997) and teaching knowledge (TARDIF, 2008) and neotechnicism (FREITAS, 1992; 1995) to investigate the potential impacts on teaching practices. For this, we will carry out a documentary analysis of the current curricular public policy, guided by the Minimum Curriculum (CM) of the state of Rio de Janeiro. The curriculum document analyzed was produced within a larger context of rearrangements of neoliberal policies in public education (LAVAL, 2016). Thus, it is expected to understand the relationship between the prescribed curriculum, from the perspective of business logic, and its possible consequences in the pedagogical practices of teachers in the constitution of a discipline of professional training of a technological nature. Our research seeks to contribute to the field of study of the curriculum, the uses of TDIC's in education and teacher training at secondary level. Key words.86 p.Selles, Sandra Lucia EscovedoCarmo, Edinaldo MedeirosBairral, Marcelo AlmeidaVelasquez, Francisco Pedro Bahia Becerra2023-09-12T13:35:34Z2023-09-12T13:35:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVELASQUEZ, Francisco Pedro Bahia Becerra. Investigando a disciplina escolar Integração da Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso normal de uma escola estadual do Rio de Janeiro. 2022. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30289CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-12T13:35:38Zoai:app.uff.br:1/30289Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:05.293743Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando a disciplina escolar Integração da Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso normal de uma escola estadual do Rio de Janeiro
title Investigando a disciplina escolar Integração da Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso normal de uma escola estadual do Rio de Janeiro
spellingShingle Investigando a disciplina escolar Integração da Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso normal de uma escola estadual do Rio de Janeiro
Velasquez, Francisco Pedro Bahia Becerra
Saberes docentes
TDIC
Currículo
Currículo mínimo
IMNT
Currículo
Formação de professor
Teaching knowledge
TDIC
Curriculum
Minimum resume
IMNT
title_short Investigando a disciplina escolar Integração da Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso normal de uma escola estadual do Rio de Janeiro
title_full Investigando a disciplina escolar Integração da Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso normal de uma escola estadual do Rio de Janeiro
title_fullStr Investigando a disciplina escolar Integração da Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso normal de uma escola estadual do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Investigando a disciplina escolar Integração da Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso normal de uma escola estadual do Rio de Janeiro
title_sort Investigando a disciplina escolar Integração da Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso normal de uma escola estadual do Rio de Janeiro
author Velasquez, Francisco Pedro Bahia Becerra
author_facet Velasquez, Francisco Pedro Bahia Becerra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Selles, Sandra Lucia Escovedo
Carmo, Edinaldo Medeiros
Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Velasquez, Francisco Pedro Bahia Becerra
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes
TDIC
Currículo
Currículo mínimo
IMNT
Currículo
Formação de professor
Teaching knowledge
TDIC
Curriculum
Minimum resume
IMNT
topic Saberes docentes
TDIC
Currículo
Currículo mínimo
IMNT
Currículo
Formação de professor
Teaching knowledge
TDIC
Curriculum
Minimum resume
IMNT
description O presente trabalho tem como objetivo analisar a disciplina Integração das Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso de formação de professores em nível médio, o antigo curso normal (CN), em uma escola pública do estado do Rio de Janeiro. O contexto da pesquisa insere-se quando a educação, em especial, as redes públicas educacionais, sofreram grandes impactos na forma de organização do trabalho docente e dos currículos em virtude de uma crise pandêmica. Nesta pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, iremos mobilizar os estudos de currículo (GOODSON,1992,1995,1997,2007), as noções de táticas (CERTEAU,1994), de resistência (GIROUX,1997) e saberes docentes (TARDIF, 2008) e do neotecnicismo (FREITAS, 1992; 1995) para investigar os potenciais impactos nas práticas docentes. Para isso, realizaremos uma análise documental da política pública curricular atual, orientada pelo Currículo Mínimo (CM) do estado do Rio de Janeiro. O documento curricular analisado foi produzido dentro de um contexto maior de rearranjos das políticas neoliberais na educação pública (LAVAL,2016). Assim, espera-se compreender a relação entre o currículo prescrito, sob a ótica da lógica empresarial, e os seus possíveis desdobramentos nas práticas pedagógicas dos docentes na constituição de uma disciplina de formação profissional de caráter tecnológico. Nossa pesquisa busca contribuir para o campo do estudo do currículo, dos usos das TDIC 's na educação e da formação docente em nível médio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-12T13:35:34Z
2023-09-12T13:35:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VELASQUEZ, Francisco Pedro Bahia Becerra. Investigando a disciplina escolar Integração da Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso normal de uma escola estadual do Rio de Janeiro. 2022. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30289
identifier_str_mv VELASQUEZ, Francisco Pedro Bahia Becerra. Investigando a disciplina escolar Integração da Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no curso normal de uma escola estadual do Rio de Janeiro. 2022. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823569153294336