DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DO NASCIMENTO CARNEIRO, JÉSSICA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FRANCISCO, DEISE JULIANA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1136
Resumo: O presente artigo insere-se nos resultados de uma pesquisa de Mestrado, em que traz a discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Pedagogia numa determinada Universidade². Para isso, tem-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e entrevista semiestruturada realizada com quatro docentes do curso de Pedagogia. Nessa perspectiva, o artigo problematizou o discurso dos entrevistados sobre como as TDIC e suas interfaces se articulam à construção do sujeito, a partir de um currículo que engloba os dispositivos tecnológicos para o ensino e aprendizagem. Dessa forma, pode-se destacar como as relações de saber-poder se articulam no currículo, com o apoio das TDIC, que tornam os sujeitos com habilidades e competências para o mercado de trabalho. Assim, o estudo trouxe a discussão da formação dos discentes do curso de Pedagogia, a partir da integração das TDIC no currículo, trazendo como enfoque o contexto da sociedade capitalista, que vislumbra a produtividade, autonomia, criatividade e a flexibilidade, tendo como aporte teórico Michel Foucault. Por fim, para análise dos dados, as falas dos entrevistados foram discutidas nos seguintes eixos:  DIC e currículo: da teoria à prática; TDIC e Currículo: a inserção das tecnologias em sala de aula; TDIC e a construção do sujeito.
id UFPI-5_e1a18d336614454ff3e5c558107963e8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1136
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIATDICCurrículoBiopoderO presente artigo insere-se nos resultados de uma pesquisa de Mestrado, em que traz a discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Pedagogia numa determinada Universidade². Para isso, tem-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e entrevista semiestruturada realizada com quatro docentes do curso de Pedagogia. Nessa perspectiva, o artigo problematizou o discurso dos entrevistados sobre como as TDIC e suas interfaces se articulam à construção do sujeito, a partir de um currículo que engloba os dispositivos tecnológicos para o ensino e aprendizagem. Dessa forma, pode-se destacar como as relações de saber-poder se articulam no currículo, com o apoio das TDIC, que tornam os sujeitos com habilidades e competências para o mercado de trabalho. Assim, o estudo trouxe a discussão da formação dos discentes do curso de Pedagogia, a partir da integração das TDIC no currículo, trazendo como enfoque o contexto da sociedade capitalista, que vislumbra a produtividade, autonomia, criatividade e a flexibilidade, tendo como aporte teórico Michel Foucault. Por fim, para análise dos dados, as falas dos entrevistados foram discutidas nos seguintes eixos:  DIC e currículo: da teoria à prática; TDIC e Currículo: a inserção das tecnologias em sala de aula; TDIC e a construção do sujeito.Universidade Federal do Piauí2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/113610.26694/les.v0i41.8099Languages, Education and Society; No. 41 (2019); 556-575Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 41 (2019); 556-575Linguagens, Educação e Sociedade; n. 41 (2019); 556-5752526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1136/985Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDO NASCIMENTO CARNEIRO, JÉSSICA FRANCISCO, DEISE JULIANA 2021-12-13T17:15:15Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1136Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:15:15Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
title DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
spellingShingle DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
DO NASCIMENTO CARNEIRO, JÉSSICA
TDIC
Currículo
Biopoder
title_short DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
title_fullStr DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full_unstemmed DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
title_sort DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
author DO NASCIMENTO CARNEIRO, JÉSSICA
author_facet DO NASCIMENTO CARNEIRO, JÉSSICA
FRANCISCO, DEISE JULIANA
author_role author
author2 FRANCISCO, DEISE JULIANA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DO NASCIMENTO CARNEIRO, JÉSSICA
FRANCISCO, DEISE JULIANA
dc.subject.por.fl_str_mv TDIC
Currículo
Biopoder
topic TDIC
Currículo
Biopoder
description O presente artigo insere-se nos resultados de uma pesquisa de Mestrado, em que traz a discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Pedagogia numa determinada Universidade². Para isso, tem-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e entrevista semiestruturada realizada com quatro docentes do curso de Pedagogia. Nessa perspectiva, o artigo problematizou o discurso dos entrevistados sobre como as TDIC e suas interfaces se articulam à construção do sujeito, a partir de um currículo que engloba os dispositivos tecnológicos para o ensino e aprendizagem. Dessa forma, pode-se destacar como as relações de saber-poder se articulam no currículo, com o apoio das TDIC, que tornam os sujeitos com habilidades e competências para o mercado de trabalho. Assim, o estudo trouxe a discussão da formação dos discentes do curso de Pedagogia, a partir da integração das TDIC no currículo, trazendo como enfoque o contexto da sociedade capitalista, que vislumbra a produtividade, autonomia, criatividade e a flexibilidade, tendo como aporte teórico Michel Foucault. Por fim, para análise dos dados, as falas dos entrevistados foram discutidas nos seguintes eixos:  DIC e currículo: da teoria à prática; TDIC e Currículo: a inserção das tecnologias em sala de aula; TDIC e a construção do sujeito.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1136
10.26694/les.v0i41.8099
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1136
identifier_str_mv 10.26694/les.v0i41.8099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1136/985
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 41 (2019); 556-575
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 41 (2019); 556-575
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 41 (2019); 556-575
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442480406528