Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em educação escolar: um exemplo a partir do estágio curricular supervisionado de futuros professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141777 |
Resumo: | Realizou-se uma pesquisa descritiva que objetivou diagnosticar saberes docentes e condições para integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem da Matemática escolar, junto à formação inicial de professores de Matemática. O Estágio Supervisionado foi tomado como espaço para que esta integração ocorresse, do mesmo modo que objetos educacionais do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e planos de aula do Portal do Professor, ambos projetos do Ministério da Educação do Brasil (MEC), foram meios utilizados para a integração de TDIC na escola. Os resultados mostraram que apesar da ausência de estrutura nas escolas para a integração de TDIC e de atitudes negativas, por parte de algumas equipes escolares quanto à essa integração, os futuros professores de Matemática se sentiram mais confiantes na iniciação de uso de TDIC na prática docente, quando utilizaram planos de aula de Matemática do Portal do Professor, contrariamente à utilização de objetos educacionais. Em alguns casos, os planos de aula sofreram adaptações e reelaborações que certamente contribuíram para o desenvolvimento de saberes docentes dos futuros professores de Matemática sobre contribuições de TDIC para efetivos processos de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. |
id |
UNSP_0877bc69dee24d5c0138b5e60313bad6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141777 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em educação escolar: um exemplo a partir do estágio curricular supervisionado de futuros professores de matemáticaTDIC em educação escolarEstágio curricular supervisionadoRealizou-se uma pesquisa descritiva que objetivou diagnosticar saberes docentes e condições para integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem da Matemática escolar, junto à formação inicial de professores de Matemática. O Estágio Supervisionado foi tomado como espaço para que esta integração ocorresse, do mesmo modo que objetos educacionais do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e planos de aula do Portal do Professor, ambos projetos do Ministério da Educação do Brasil (MEC), foram meios utilizados para a integração de TDIC na escola. Os resultados mostraram que apesar da ausência de estrutura nas escolas para a integração de TDIC e de atitudes negativas, por parte de algumas equipes escolares quanto à essa integração, os futuros professores de Matemática se sentiram mais confiantes na iniciação de uso de TDIC na prática docente, quando utilizaram planos de aula de Matemática do Portal do Professor, contrariamente à utilização de objetos educacionais. Em alguns casos, os planos de aula sofreram adaptações e reelaborações que certamente contribuíram para o desenvolvimento de saberes docentes dos futuros professores de Matemática sobre contribuições de TDIC para efetivos processos de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Raquel Gomes de [UNESP]2016-07-19T13:00:25Z2016-07-19T13:00:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2989-2998application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2989-29982357-7819http://hdl.handle.net/11449/141777ISSN2357-7819-2014-2989-2998.pdf55070357252229590000-0003-4300-0003porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141777Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:41:46.269564Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em educação escolar: um exemplo a partir do estágio curricular supervisionado de futuros professores de matemática |
title |
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em educação escolar: um exemplo a partir do estágio curricular supervisionado de futuros professores de matemática |
spellingShingle |
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em educação escolar: um exemplo a partir do estágio curricular supervisionado de futuros professores de matemática Oliveira, Raquel Gomes de [UNESP] TDIC em educação escolar Estágio curricular supervisionado |
title_short |
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em educação escolar: um exemplo a partir do estágio curricular supervisionado de futuros professores de matemática |
title_full |
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em educação escolar: um exemplo a partir do estágio curricular supervisionado de futuros professores de matemática |
title_fullStr |
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em educação escolar: um exemplo a partir do estágio curricular supervisionado de futuros professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em educação escolar: um exemplo a partir do estágio curricular supervisionado de futuros professores de matemática |
title_sort |
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em educação escolar: um exemplo a partir do estágio curricular supervisionado de futuros professores de matemática |
author |
Oliveira, Raquel Gomes de [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Raquel Gomes de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Raquel Gomes de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDIC em educação escolar Estágio curricular supervisionado |
topic |
TDIC em educação escolar Estágio curricular supervisionado |
description |
Realizou-se uma pesquisa descritiva que objetivou diagnosticar saberes docentes e condições para integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino e aprendizagem da Matemática escolar, junto à formação inicial de professores de Matemática. O Estágio Supervisionado foi tomado como espaço para que esta integração ocorresse, do mesmo modo que objetos educacionais do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e planos de aula do Portal do Professor, ambos projetos do Ministério da Educação do Brasil (MEC), foram meios utilizados para a integração de TDIC na escola. Os resultados mostraram que apesar da ausência de estrutura nas escolas para a integração de TDIC e de atitudes negativas, por parte de algumas equipes escolares quanto à essa integração, os futuros professores de Matemática se sentiram mais confiantes na iniciação de uso de TDIC na prática docente, quando utilizaram planos de aula de Matemática do Portal do Professor, contrariamente à utilização de objetos educacionais. Em alguns casos, os planos de aula sofreram adaptações e reelaborações que certamente contribuíram para o desenvolvimento de saberes docentes dos futuros professores de Matemática sobre contribuições de TDIC para efetivos processos de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:25Z 2016-07-19T13:00:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2989-2998 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141777 ISSN2357-7819-2014-2989-2998.pdf 5507035725222959 0000-0003-4300-0003 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141777 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2989-2998 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-2989-2998.pdf 5507035725222959 0000-0003-4300-0003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2989-2998 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129234752765952 |