Estratégias de aproximação e mediação pedagógica nos processos interacionais em Educação a Distância (EAD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann, Leandro Marcial Amaral
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8170
Resumo: As diversas transformações que se processam no mundo atual, têm provocado a busca de novas formas de aprender e ensinar. A ampliação da modalidade de ensino a distância tem fomentado o desenvolvimento de pesquisas na área. Um dos aspectos essenciais na aprendizagem a distância envolve a questão da interação entre alunos, tutores e o ambiente virtual de aprendizagem. Esse trabalho tem como objetivo o estudo de aspectos interacionais em Educação a distância, em que verificamos a necessidade de desenvolvimento de competências comunicativas facilitadoras da interação e da comunicação. A linguagem tem papel crucial nesse espaço de comunicação e de construção do conhecimento, que se pretende participativo e de qualidade. Utilizamos os pressupostos da Sociolinguística Interacional (Goffman, [1979] 2002; Gumperz, [1982] 2002; Tannen & Wallat, [1987] 2002) e da Análise da Conversa Etnometodológica (Heritage, 1984, Sacks, Schegloff e Jefferson, [1974] 2003, Loder e Jung, 2008 e 2009). O material analisado é proveniente de fóruns e chats educacionais do Curso de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde. As diferenças, no modo de produção textual, apontam para a organização do fórum dentro de um modo argumentativo, expositivo, acadêmico, assemelhando-se, nesse aspecto, a uma sala de aula presencial, enquanto o chat se organiza no modo dialogal, aproximando-se da interação cotidiana presente na conversa espontânea ou “bate papo”. A interação assíncrona, presente nos fóruns educacionais, favorece o enquadre educativo. Por outro lado, a interação síncrona favorece o desenvolvimento das relações pessoais e a construção das identidades de grupo, contribuindo para um processo dinâmico e coletivo de produção e construção do conhecimento. Destacamos também a importância da afetividade, na cena interativa, minimizando as distâncias espaciais e temporais, fortalecendo o sentimento de “presença”. A promoção da participação, nesses espaços de interação, funciona como potente estratégia de aproximação, fomentando a produção de solidariedade, a demonstração de afeto, o estabelecimento de vínculo, o cuidado com o outro e a promoção da satisfação e do êxito interacional, contribuindo o para o resultado positivo da tarefa educativa
id UFF-2_05e322faa57b835c37dcc34204965ef3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8170
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Estratégias de aproximação e mediação pedagógica nos processos interacionais em Educação a Distância (EAD)Interação virtualEADChat educacionalFórum educacionalComunidades de aprendizagemEnsino à distânciaInternet na educaçãoEnsino auxiliado por computadorGrupo de bate-papo pela InternetVirtual interactionDistance EducationEducational chatEducational forumLearning communitiesAs diversas transformações que se processam no mundo atual, têm provocado a busca de novas formas de aprender e ensinar. A ampliação da modalidade de ensino a distância tem fomentado o desenvolvimento de pesquisas na área. Um dos aspectos essenciais na aprendizagem a distância envolve a questão da interação entre alunos, tutores e o ambiente virtual de aprendizagem. Esse trabalho tem como objetivo o estudo de aspectos interacionais em Educação a distância, em que verificamos a necessidade de desenvolvimento de competências comunicativas facilitadoras da interação e da comunicação. A linguagem tem papel crucial nesse espaço de comunicação e de construção do conhecimento, que se pretende participativo e de qualidade. Utilizamos os pressupostos da Sociolinguística Interacional (Goffman, [1979] 2002; Gumperz, [1982] 2002; Tannen & Wallat, [1987] 2002) e da Análise da Conversa Etnometodológica (Heritage, 1984, Sacks, Schegloff e Jefferson, [1974] 2003, Loder e Jung, 2008 e 2009). O material analisado é proveniente de fóruns e chats educacionais do Curso de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde. As diferenças, no modo de produção textual, apontam para a organização do fórum dentro de um modo argumentativo, expositivo, acadêmico, assemelhando-se, nesse aspecto, a uma sala de aula presencial, enquanto o chat se organiza no modo dialogal, aproximando-se da interação cotidiana presente na conversa espontânea ou “bate papo”. A interação assíncrona, presente nos fóruns educacionais, favorece o enquadre educativo. Por outro lado, a interação síncrona favorece o desenvolvimento das relações pessoais e a construção das identidades de grupo, contribuindo para um processo dinâmico e coletivo de produção e construção do conhecimento. Destacamos também a importância da afetividade, na cena interativa, minimizando as distâncias espaciais e temporais, fortalecendo o sentimento de “presença”. A promoção da participação, nesses espaços de interação, funciona como potente estratégia de aproximação, fomentando a produção de solidariedade, a demonstração de afeto, o estabelecimento de vínculo, o cuidado com o outro e a promoção da satisfação e do êxito interacional, contribuindo o para o resultado positivo da tarefa educativaSeveral changes in the world have motivated the search for new ways of learning and teaching. The expansion of distance education has stimulated the development of research in this area. An essential aspect in distance learning involves the interaction between students, tutors and the virtual learning environment. This research aims to study interactional aspects in Distance education, wherein we feel the need to facilitate development of communicational skills in interaction and communication. Language plays a crucial role in this area related to communication and knowledge construction, which is intended participatory and having quality. The analysis is grounded in interactional sociolinguistics (Goffman [1979] 2002; Gumperz, [1982] 2002; Tannen & Wallat, [1987] 2002) and Conversation Analysis (Heritage, 1984, Sacks, Schegloff e Jefferson, [1974] 2003, Loder and Jung, 2008 and 2009). The analyzed material comes from educational forums and chats in a specialization course named Changing Processes Activation in Higher Education of Health Professionals. The differences in the mode of textual production point to the organization of the forum in an argumentative, expository, academic way, resembling in this respect to a face to face classroom while the chat is organized in a dialogical way, approaching everyday interaction, present in spontaneous conversation or chat. The asynchronous interaction, as in educational forums is conducted in an educational footing. On the other hand, synchronous interaction facilitates the development of personal relationships and group identity construction, contributing to a dynamic and collective process of production and construction of knowledge. We also highlight the importance of affectivity in the interactive scene minimizing spatial and temporal distances and strengthening the sense of “presence ". Promoting participation in these interactional spaces works as a powerful strategy approach, stimulating solidarity, demonstration of affection bonds, care for others, satisfaction contributing to positive educational results and interactional successGonçalves, José CarlosVieira, Amitza TorresGuimarães, Glaucia CamposFreitas, LucianaValério, Kátia ModestoHoffmann, Leandro Marcial Amaral2019-01-14T12:25:00Z2019-01-14T12:25:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8170http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-17T18:20:53Zoai:app.uff.br:1/8170Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:06.646715Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de aproximação e mediação pedagógica nos processos interacionais em Educação a Distância (EAD)
title Estratégias de aproximação e mediação pedagógica nos processos interacionais em Educação a Distância (EAD)
spellingShingle Estratégias de aproximação e mediação pedagógica nos processos interacionais em Educação a Distância (EAD)
Hoffmann, Leandro Marcial Amaral
Interação virtual
EAD
Chat educacional
Fórum educacional
Comunidades de aprendizagem
Ensino à distância
Internet na educação
Ensino auxiliado por computador
Grupo de bate-papo pela Internet
Virtual interaction
Distance Education
Educational chat
Educational forum
Learning communities
title_short Estratégias de aproximação e mediação pedagógica nos processos interacionais em Educação a Distância (EAD)
title_full Estratégias de aproximação e mediação pedagógica nos processos interacionais em Educação a Distância (EAD)
title_fullStr Estratégias de aproximação e mediação pedagógica nos processos interacionais em Educação a Distância (EAD)
title_full_unstemmed Estratégias de aproximação e mediação pedagógica nos processos interacionais em Educação a Distância (EAD)
title_sort Estratégias de aproximação e mediação pedagógica nos processos interacionais em Educação a Distância (EAD)
author Hoffmann, Leandro Marcial Amaral
author_facet Hoffmann, Leandro Marcial Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, José Carlos
Vieira, Amitza Torres
Guimarães, Glaucia Campos
Freitas, Luciana
Valério, Kátia Modesto
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoffmann, Leandro Marcial Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Interação virtual
EAD
Chat educacional
Fórum educacional
Comunidades de aprendizagem
Ensino à distância
Internet na educação
Ensino auxiliado por computador
Grupo de bate-papo pela Internet
Virtual interaction
Distance Education
Educational chat
Educational forum
Learning communities
topic Interação virtual
EAD
Chat educacional
Fórum educacional
Comunidades de aprendizagem
Ensino à distância
Internet na educação
Ensino auxiliado por computador
Grupo de bate-papo pela Internet
Virtual interaction
Distance Education
Educational chat
Educational forum
Learning communities
description As diversas transformações que se processam no mundo atual, têm provocado a busca de novas formas de aprender e ensinar. A ampliação da modalidade de ensino a distância tem fomentado o desenvolvimento de pesquisas na área. Um dos aspectos essenciais na aprendizagem a distância envolve a questão da interação entre alunos, tutores e o ambiente virtual de aprendizagem. Esse trabalho tem como objetivo o estudo de aspectos interacionais em Educação a distância, em que verificamos a necessidade de desenvolvimento de competências comunicativas facilitadoras da interação e da comunicação. A linguagem tem papel crucial nesse espaço de comunicação e de construção do conhecimento, que se pretende participativo e de qualidade. Utilizamos os pressupostos da Sociolinguística Interacional (Goffman, [1979] 2002; Gumperz, [1982] 2002; Tannen & Wallat, [1987] 2002) e da Análise da Conversa Etnometodológica (Heritage, 1984, Sacks, Schegloff e Jefferson, [1974] 2003, Loder e Jung, 2008 e 2009). O material analisado é proveniente de fóruns e chats educacionais do Curso de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde. As diferenças, no modo de produção textual, apontam para a organização do fórum dentro de um modo argumentativo, expositivo, acadêmico, assemelhando-se, nesse aspecto, a uma sala de aula presencial, enquanto o chat se organiza no modo dialogal, aproximando-se da interação cotidiana presente na conversa espontânea ou “bate papo”. A interação assíncrona, presente nos fóruns educacionais, favorece o enquadre educativo. Por outro lado, a interação síncrona favorece o desenvolvimento das relações pessoais e a construção das identidades de grupo, contribuindo para um processo dinâmico e coletivo de produção e construção do conhecimento. Destacamos também a importância da afetividade, na cena interativa, minimizando as distâncias espaciais e temporais, fortalecendo o sentimento de “presença”. A promoção da participação, nesses espaços de interação, funciona como potente estratégia de aproximação, fomentando a produção de solidariedade, a demonstração de afeto, o estabelecimento de vínculo, o cuidado com o outro e a promoção da satisfação e do êxito interacional, contribuindo o para o resultado positivo da tarefa educativa
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-01-14T12:25:00Z
2019-01-14T12:25:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/8170
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823721699082240