Estratégias de aproximação e mediação pedagógica nos processos interacionais em Educação a Distância (EAD)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8170 |
Resumo: | As diversas transformações que se processam no mundo atual, têm provocado a busca de novas formas de aprender e ensinar. A ampliação da modalidade de ensino a distância tem fomentado o desenvolvimento de pesquisas na área. Um dos aspectos essenciais na aprendizagem a distância envolve a questão da interação entre alunos, tutores e o ambiente virtual de aprendizagem. Esse trabalho tem como objetivo o estudo de aspectos interacionais em Educação a distância, em que verificamos a necessidade de desenvolvimento de competências comunicativas facilitadoras da interação e da comunicação. A linguagem tem papel crucial nesse espaço de comunicação e de construção do conhecimento, que se pretende participativo e de qualidade. Utilizamos os pressupostos da Sociolinguística Interacional (Goffman, [1979] 2002; Gumperz, [1982] 2002; Tannen & Wallat, [1987] 2002) e da Análise da Conversa Etnometodológica (Heritage, 1984, Sacks, Schegloff e Jefferson, [1974] 2003, Loder e Jung, 2008 e 2009). O material analisado é proveniente de fóruns e chats educacionais do Curso de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde. As diferenças, no modo de produção textual, apontam para a organização do fórum dentro de um modo argumentativo, expositivo, acadêmico, assemelhando-se, nesse aspecto, a uma sala de aula presencial, enquanto o chat se organiza no modo dialogal, aproximando-se da interação cotidiana presente na conversa espontânea ou “bate papo”. A interação assíncrona, presente nos fóruns educacionais, favorece o enquadre educativo. Por outro lado, a interação síncrona favorece o desenvolvimento das relações pessoais e a construção das identidades de grupo, contribuindo para um processo dinâmico e coletivo de produção e construção do conhecimento. Destacamos também a importância da afetividade, na cena interativa, minimizando as distâncias espaciais e temporais, fortalecendo o sentimento de “presença”. A promoção da participação, nesses espaços de interação, funciona como potente estratégia de aproximação, fomentando a produção de solidariedade, a demonstração de afeto, o estabelecimento de vínculo, o cuidado com o outro e a promoção da satisfação e do êxito interacional, contribuindo o para o resultado positivo da tarefa educativa |
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A linguagem tem papel crucial nesse espaço de comunicação e de construção do conhecimento, que se pretende participativo e de qualidade. Utilizamos os pressupostos da Sociolinguística Interacional (Goffman, [1979] 2002; Gumperz, [1982] 2002; Tannen & Wallat, [1987] 2002) e da Análise da Conversa Etnometodológica (Heritage, 1984, Sacks, Schegloff e Jefferson, [1974] 2003, Loder e Jung, 2008 e 2009). O material analisado é proveniente de fóruns e chats educacionais do Curso de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde. As diferenças, no modo de produção textual, apontam para a organização do fórum dentro de um modo argumentativo, expositivo, acadêmico, assemelhando-se, nesse aspecto, a uma sala de aula presencial, enquanto o chat se organiza no modo dialogal, aproximando-se da interação cotidiana presente na conversa espontânea ou “bate papo”. A interação assíncrona, presente nos fóruns educacionais, favorece o enquadre educativo. Por outro lado, a interação síncrona favorece o desenvolvimento das relações pessoais e a construção das identidades de grupo, contribuindo para um processo dinâmico e coletivo de produção e construção do conhecimento. Destacamos também a importância da afetividade, na cena interativa, minimizando as distâncias espaciais e temporais, fortalecendo o sentimento de “presença”. A promoção da participação, nesses espaços de interação, funciona como potente estratégia de aproximação, fomentando a produção de solidariedade, a demonstração de afeto, o estabelecimento de vínculo, o cuidado com o outro e a promoção da satisfação e do êxito interacional, contribuindo o para o resultado positivo da tarefa educativaSeveral changes in the world have motivated the search for new ways of learning and teaching. The expansion of distance education has stimulated the development of research in this area. An essential aspect in distance learning involves the interaction between students, tutors and the virtual learning environment. This research aims to study interactional aspects in Distance education, wherein we feel the need to facilitate development of communicational skills in interaction and communication. Language plays a crucial role in this area related to communication and knowledge construction, which is intended participatory and having quality. The analysis is grounded in interactional sociolinguistics (Goffman [1979] 2002; Gumperz, [1982] 2002; Tannen & Wallat, [1987] 2002) and Conversation Analysis (Heritage, 1984, Sacks, Schegloff e Jefferson, [1974] 2003, Loder and Jung, 2008 and 2009). The analyzed material comes from educational forums and chats in a specialization course named Changing Processes Activation in Higher Education of Health Professionals. The differences in the mode of textual production point to the organization of the forum in an argumentative, expository, academic way, resembling in this respect to a face to face classroom while the chat is organized in a dialogical way, approaching everyday interaction, present in spontaneous conversation or chat. The asynchronous interaction, as in educational forums is conducted in an educational footing. On the other hand, synchronous interaction facilitates the development of personal relationships and group identity construction, contributing to a dynamic and collective process of production and construction of knowledge. We also highlight the importance of affectivity in the interactive scene minimizing spatial and temporal distances and strengthening the sense of “presence ". Promoting participation in these interactional spaces works as a powerful strategy approach, stimulating solidarity, demonstration of affection bonds, care for others, satisfaction contributing to positive educational results and interactional successGonçalves, José CarlosVieira, Amitza TorresGuimarães, Glaucia CamposFreitas, LucianaValério, Kátia ModestoHoffmann, Leandro Marcial Amaral2019-01-14T12:25:00Z2019-01-14T12:25:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8170http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-17T18:20:53Zoai:app.uff.br:1/8170Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:06.646715Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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