Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4590 |
Resumo: | Este trabalho foi construído com o objetivo de buscar uma forma alternativa de motivar o ensino de ciências para alunos de ensino médio, sobretudo de escolas públicas. Ele compreende quatro vídeos, gravados em laboratórios de pesquisa do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. Os vídeos reproduzem visitas virtuais aos Laboratórios de Radioecologia, Radiocarbono e Astrofísica, além da Casa da Descoberta, um espaço com experimentos didáticos. Considerando o processo ensino-aprendizagem, temos como objetivo analisar os fatores que levam à desmotivação no ensino de ciências e assim complementar as aulas objetivas, promovendo a discussão de cada um dos temas abordados. Os vídeos visam aguçar a curiosidade dos alunos sobre a pesquisa desenvolvida na universidade, apresentar os pesquisadores como pessoas comuns que enfrentam dificuldades no seu dia a dia e mostrar que as portas da universidade estão abertas para todos. Com foco neste trabalho, foram analisadas propostas alternativas para estimular a motivação dos alunos, como: a importância do planejamento das aulas; um foco de acompanhamento personalizado para o ensino de ciências de cada aluno, pois a curiosidade é algo muito individual; a importância de existir um projeto coletivo comunidade-escola-professor |
id |
UFF-2_0648ee6a5317a61f80c6e151310932ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4590 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científicaMotivaçãoDivulgação científicaEnsino de ciênciasEnsino da ciênciaEnsino de físicaEscola públicaMotivação de aprendizagemMotivationScience publicizingScience teachingEste trabalho foi construído com o objetivo de buscar uma forma alternativa de motivar o ensino de ciências para alunos de ensino médio, sobretudo de escolas públicas. Ele compreende quatro vídeos, gravados em laboratórios de pesquisa do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. Os vídeos reproduzem visitas virtuais aos Laboratórios de Radioecologia, Radiocarbono e Astrofísica, além da Casa da Descoberta, um espaço com experimentos didáticos. Considerando o processo ensino-aprendizagem, temos como objetivo analisar os fatores que levam à desmotivação no ensino de ciências e assim complementar as aulas objetivas, promovendo a discussão de cada um dos temas abordados. Os vídeos visam aguçar a curiosidade dos alunos sobre a pesquisa desenvolvida na universidade, apresentar os pesquisadores como pessoas comuns que enfrentam dificuldades no seu dia a dia e mostrar que as portas da universidade estão abertas para todos. Com foco neste trabalho, foram analisadas propostas alternativas para estimular a motivação dos alunos, como: a importância do planejamento das aulas; um foco de acompanhamento personalizado para o ensino de ciências de cada aluno, pois a curiosidade é algo muito individual; a importância de existir um projeto coletivo comunidade-escola-professorThis work was built with the objective of finding alternative ways to motivate Science teaching for high school students, mainly in public schools. It gathers four videos, taped in research laboratories of the Physics Institute of the Universidade Federal Fluminense. The videos reproduce virtual visits to the Radioecology, the Radiocarbon and the Astrophysics laboratories and to “Casa da Descoberta”, a space for didactic experiments. Considering the teaching-learning process, we aim to analyze the factors that lead to demotivation in science teaching and to complement the objective lessons, promoting the discussion on the approached themes. The videos aim to increase the students curiosity about what is being developed in the university, present the researchers as regular people who face day-to-day difficulties and show that the university doors are opened to everyone. Focusing on this work, alternative proposals were analyzed to stimulate student´s motivation, such as: the importance of class planning; reaching for personalized accompanying of each student science teaching, as curiosity is something individual; the importance of a well stablished collective community-school-teacher projectMacario, Kita Chaves DamásioTort, Alexandre CarlosLuz, Daisy MariaAnjos, Roberto MeigikosBarbosa, Vitor Acioly2017-09-20T20:33:05Z2017-09-20T20:33:05Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4590http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T17:25:58Zoai:app.uff.br:1/4590Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-30T17:25:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica |
title |
Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica |
spellingShingle |
Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica Barbosa, Vitor Acioly Motivação Divulgação científica Ensino de ciências Ensino da ciência Ensino de física Escola pública Motivação de aprendizagem Motivation Science publicizing Science teaching |
title_short |
Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica |
title_full |
Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica |
title_fullStr |
Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica |
title_full_unstemmed |
Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica |
title_sort |
Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica |
author |
Barbosa, Vitor Acioly |
author_facet |
Barbosa, Vitor Acioly |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Macario, Kita Chaves Damásio Tort, Alexandre Carlos Luz, Daisy Maria Anjos, Roberto Meigikos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Vitor Acioly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Divulgação científica Ensino de ciências Ensino da ciência Ensino de física Escola pública Motivação de aprendizagem Motivation Science publicizing Science teaching |
topic |
Motivação Divulgação científica Ensino de ciências Ensino da ciência Ensino de física Escola pública Motivação de aprendizagem Motivation Science publicizing Science teaching |
description |
Este trabalho foi construído com o objetivo de buscar uma forma alternativa de motivar o ensino de ciências para alunos de ensino médio, sobretudo de escolas públicas. Ele compreende quatro vídeos, gravados em laboratórios de pesquisa do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. Os vídeos reproduzem visitas virtuais aos Laboratórios de Radioecologia, Radiocarbono e Astrofísica, além da Casa da Descoberta, um espaço com experimentos didáticos. Considerando o processo ensino-aprendizagem, temos como objetivo analisar os fatores que levam à desmotivação no ensino de ciências e assim complementar as aulas objetivas, promovendo a discussão de cada um dos temas abordados. Os vídeos visam aguçar a curiosidade dos alunos sobre a pesquisa desenvolvida na universidade, apresentar os pesquisadores como pessoas comuns que enfrentam dificuldades no seu dia a dia e mostrar que as portas da universidade estão abertas para todos. Com foco neste trabalho, foram analisadas propostas alternativas para estimular a motivação dos alunos, como: a importância do planejamento das aulas; um foco de acompanhamento personalizado para o ensino de ciências de cada aluno, pois a curiosidade é algo muito individual; a importância de existir um projeto coletivo comunidade-escola-professor |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2017-09-20T20:33:05Z 2017-09-20T20:33:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4590 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044738735472640 |