Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Vitor Acioly
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4590
Resumo: Este trabalho foi construído com o objetivo de buscar uma forma alternativa de motivar o ensino de ciências para alunos de ensino médio, sobretudo de escolas públicas. Ele compreende quatro vídeos, gravados em laboratórios de pesquisa do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. Os vídeos reproduzem visitas virtuais aos Laboratórios de Radioecologia, Radiocarbono e Astrofísica, além da Casa da Descoberta, um espaço com experimentos didáticos. Considerando o processo ensino-aprendizagem, temos como objetivo analisar os fatores que levam à desmotivação no ensino de ciências e assim complementar as aulas objetivas, promovendo a discussão de cada um dos temas abordados. Os vídeos visam aguçar a curiosidade dos alunos sobre a pesquisa desenvolvida na universidade, apresentar os pesquisadores como pessoas comuns que enfrentam dificuldades no seu dia a dia e mostrar que as portas da universidade estão abertas para todos. Com foco neste trabalho, foram analisadas propostas alternativas para estimular a motivação dos alunos, como: a importância do planejamento das aulas; um foco de acompanhamento personalizado para o ensino de ciências de cada aluno, pois a curiosidade é algo muito individual; a importância de existir um projeto coletivo comunidade-escola-professor
id UFF-2_0648ee6a5317a61f80c6e151310932ed
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4590
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científicaMotivaçãoDivulgação científicaEnsino de ciênciasEnsino da ciênciaEnsino de físicaEscola públicaMotivação de aprendizagemMotivationScience publicizingScience teachingEste trabalho foi construído com o objetivo de buscar uma forma alternativa de motivar o ensino de ciências para alunos de ensino médio, sobretudo de escolas públicas. Ele compreende quatro vídeos, gravados em laboratórios de pesquisa do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. Os vídeos reproduzem visitas virtuais aos Laboratórios de Radioecologia, Radiocarbono e Astrofísica, além da Casa da Descoberta, um espaço com experimentos didáticos. Considerando o processo ensino-aprendizagem, temos como objetivo analisar os fatores que levam à desmotivação no ensino de ciências e assim complementar as aulas objetivas, promovendo a discussão de cada um dos temas abordados. Os vídeos visam aguçar a curiosidade dos alunos sobre a pesquisa desenvolvida na universidade, apresentar os pesquisadores como pessoas comuns que enfrentam dificuldades no seu dia a dia e mostrar que as portas da universidade estão abertas para todos. Com foco neste trabalho, foram analisadas propostas alternativas para estimular a motivação dos alunos, como: a importância do planejamento das aulas; um foco de acompanhamento personalizado para o ensino de ciências de cada aluno, pois a curiosidade é algo muito individual; a importância de existir um projeto coletivo comunidade-escola-professorThis work was built with the objective of finding alternative ways to motivate Science teaching for high school students, mainly in public schools. It gathers four videos, taped in research laboratories of the Physics Institute of the Universidade Federal Fluminense. The videos reproduce virtual visits to the Radioecology, the Radiocarbon and the Astrophysics laboratories and to “Casa da Descoberta”, a space for didactic experiments. Considering the teaching-learning process, we aim to analyze the factors that lead to demotivation in science teaching and to complement the objective lessons, promoting the discussion on the approached themes. The videos aim to increase the students curiosity about what is being developed in the university, present the researchers as regular people who face day-to-day difficulties and show that the university doors are opened to everyone. Focusing on this work, alternative proposals were analyzed to stimulate student´s motivation, such as: the importance of class planning; reaching for personalized accompanying of each student science teaching, as curiosity is something individual; the importance of a well stablished collective community-school-teacher projectMacario, Kita Chaves DamásioTort, Alexandre CarlosLuz, Daisy MariaAnjos, Roberto MeigikosBarbosa, Vitor Acioly2017-09-20T20:33:05Z2017-09-20T20:33:05Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4590http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T17:25:58Zoai:app.uff.br:1/4590Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-30T17:25:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica
title Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica
spellingShingle Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica
Barbosa, Vitor Acioly
Motivação
Divulgação científica
Ensino de ciências
Ensino da ciência
Ensino de física
Escola pública
Motivação de aprendizagem
Motivation
Science publicizing
Science teaching
title_short Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica
title_full Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica
title_fullStr Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica
title_full_unstemmed Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica
title_sort Visitas virtuais como instrumento motivacional para o ensino de ciências e divulgação científica
author Barbosa, Vitor Acioly
author_facet Barbosa, Vitor Acioly
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Macario, Kita Chaves Damásio
Tort, Alexandre Carlos
Luz, Daisy Maria
Anjos, Roberto Meigikos
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Vitor Acioly
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Divulgação científica
Ensino de ciências
Ensino da ciência
Ensino de física
Escola pública
Motivação de aprendizagem
Motivation
Science publicizing
Science teaching
topic Motivação
Divulgação científica
Ensino de ciências
Ensino da ciência
Ensino de física
Escola pública
Motivação de aprendizagem
Motivation
Science publicizing
Science teaching
description Este trabalho foi construído com o objetivo de buscar uma forma alternativa de motivar o ensino de ciências para alunos de ensino médio, sobretudo de escolas públicas. Ele compreende quatro vídeos, gravados em laboratórios de pesquisa do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. Os vídeos reproduzem visitas virtuais aos Laboratórios de Radioecologia, Radiocarbono e Astrofísica, além da Casa da Descoberta, um espaço com experimentos didáticos. Considerando o processo ensino-aprendizagem, temos como objetivo analisar os fatores que levam à desmotivação no ensino de ciências e assim complementar as aulas objetivas, promovendo a discussão de cada um dos temas abordados. Os vídeos visam aguçar a curiosidade dos alunos sobre a pesquisa desenvolvida na universidade, apresentar os pesquisadores como pessoas comuns que enfrentam dificuldades no seu dia a dia e mostrar que as portas da universidade estão abertas para todos. Com foco neste trabalho, foram analisadas propostas alternativas para estimular a motivação dos alunos, como: a importância do planejamento das aulas; um foco de acompanhamento personalizado para o ensino de ciências de cada aluno, pois a curiosidade é algo muito individual; a importância de existir um projeto coletivo comunidade-escola-professor
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-09-20T20:33:05Z
2017-09-20T20:33:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4590
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044738735472640