Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ejane Dusek de Novaes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4774
Resumo: A partir de um tema gerador de cunho social, poluição ambiental, com enfoque CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), selecionado através de uma investigação prévia junto aos educandos, foi desenvolvida e aplicada uma proposta de sequência didática para o estudo das diferentes funcionalidades dos compostos orgânicos. Aliou-se a esse trabalho a concepção de educação proposta por Paulo Freire. Optou-se por uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa de natureza aplicada, junto aos alunos da 3ᵃsérie do ensino médio, de uma escola pública da Baixada Fluminense em São João de Meriti – RJ. Os dados foram coletados por meio de aplicação de questionário diagnóstico, observações, discussões com os educandos, fotografias, registros escritos e avaliação informal e formal. Os resultados obtidos indicam que as atividades desenvolvidas através da sequência didática sob a concepção dita acima, contribuíram para a construção de conhecimentos dos alunos, de forma progressiva, dando indícios de uma aprendizagem contextualizada, centrada na formação para a cidadania. Com o propósito de compartilhar o estudo desenvolvido com outros docentes, como produto final desse trabalho, foi elaborado um caderno contendo as atividades desenvolvidas e as orientações para que outros profissionais da área possam utilizá-lo e futuramente contribuir com novas ideias
id UFF-2_064b3d4101426183a251c38dddba22d4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4774
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicasSequência didaticaCTSAEnsino-aprendizagemProcesso de ensino-aprendizagemSequência didáticaComposto orgânicoAprendizagem significativaPoluição ambientalDidactic sequenceCTSATeaching and learningA partir de um tema gerador de cunho social, poluição ambiental, com enfoque CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), selecionado através de uma investigação prévia junto aos educandos, foi desenvolvida e aplicada uma proposta de sequência didática para o estudo das diferentes funcionalidades dos compostos orgânicos. Aliou-se a esse trabalho a concepção de educação proposta por Paulo Freire. Optou-se por uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa de natureza aplicada, junto aos alunos da 3ᵃsérie do ensino médio, de uma escola pública da Baixada Fluminense em São João de Meriti – RJ. Os dados foram coletados por meio de aplicação de questionário diagnóstico, observações, discussões com os educandos, fotografias, registros escritos e avaliação informal e formal. Os resultados obtidos indicam que as atividades desenvolvidas através da sequência didática sob a concepção dita acima, contribuíram para a construção de conhecimentos dos alunos, de forma progressiva, dando indícios de uma aprendizagem contextualizada, centrada na formação para a cidadania. Com o propósito de compartilhar o estudo desenvolvido com outros docentes, como produto final desse trabalho, foi elaborado um caderno contendo as atividades desenvolvidas e as orientações para que outros profissionais da área possam utilizá-lo e futuramente contribuir com novas ideiasFrom a social theme generator, environmental pollution, CTSA approach (science, technology, society and environment), selected through a prior investigation together with the students, was developed and applied a proposal of didactic sequence for the study of the different functionality of organic compounds. Allied to this work of education proposed by Paulo Freire. We opted for a survey of qualitative methodological approach applied in nature, together with students from the 3ᵃ series high school, a public school of the Baixada Fluminense in São João de Meriti-RJ. The data were collected through questionnaires, diagnostic observations, discussions with learners, hotographs, written records and formal and informal assessment. The results obtained indicate that the activities developed through the teaching sequence under the conception said above, contributed to the construction of student knowledge, progressively, giving evidence a contextualized learning, focused on training for citizenship. With the purpose to share the study with other teachers, as a final product of this work, a notebook containing the activities and the guidelines for other professionals in the field can use it and contribute with new ideasBorges, Márcia NarcizoSilva, Joaquim Fernando Mendes daCastro, Denise Leal deChacon, Eluzir PedrazziMonteiro, Ejane Dusek de Novaes2017-10-03T22:28:24Z2017-10-03T22:28:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4774http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T18:38:28Zoai:app.uff.br:1/4774Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:58.766301Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas
title Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas
spellingShingle Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas
Monteiro, Ejane Dusek de Novaes
Sequência didatica
CTSA
Ensino-aprendizagem
Processo de ensino-aprendizagem
Sequência didática
Composto orgânico
Aprendizagem significativa
Poluição ambiental
Didactic sequence
CTSA
Teaching and learning
title_short Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas
title_full Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas
title_fullStr Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas
title_full_unstemmed Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas
title_sort Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas
author Monteiro, Ejane Dusek de Novaes
author_facet Monteiro, Ejane Dusek de Novaes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Márcia Narcizo
Silva, Joaquim Fernando Mendes da
Castro, Denise Leal de
Chacon, Eluzir Pedrazzi
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Ejane Dusek de Novaes
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didatica
CTSA
Ensino-aprendizagem
Processo de ensino-aprendizagem
Sequência didática
Composto orgânico
Aprendizagem significativa
Poluição ambiental
Didactic sequence
CTSA
Teaching and learning
topic Sequência didatica
CTSA
Ensino-aprendizagem
Processo de ensino-aprendizagem
Sequência didática
Composto orgânico
Aprendizagem significativa
Poluição ambiental
Didactic sequence
CTSA
Teaching and learning
description A partir de um tema gerador de cunho social, poluição ambiental, com enfoque CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), selecionado através de uma investigação prévia junto aos educandos, foi desenvolvida e aplicada uma proposta de sequência didática para o estudo das diferentes funcionalidades dos compostos orgânicos. Aliou-se a esse trabalho a concepção de educação proposta por Paulo Freire. Optou-se por uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa de natureza aplicada, junto aos alunos da 3ᵃsérie do ensino médio, de uma escola pública da Baixada Fluminense em São João de Meriti – RJ. Os dados foram coletados por meio de aplicação de questionário diagnóstico, observações, discussões com os educandos, fotografias, registros escritos e avaliação informal e formal. Os resultados obtidos indicam que as atividades desenvolvidas através da sequência didática sob a concepção dita acima, contribuíram para a construção de conhecimentos dos alunos, de forma progressiva, dando indícios de uma aprendizagem contextualizada, centrada na formação para a cidadania. Com o propósito de compartilhar o estudo desenvolvido com outros docentes, como produto final desse trabalho, foi elaborado um caderno contendo as atividades desenvolvidas e as orientações para que outros profissionais da área possam utilizá-lo e futuramente contribuir com novas ideias
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-03T22:28:24Z
2017-10-03T22:28:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4774
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823635793444864