Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4774 |
Resumo: | A partir de um tema gerador de cunho social, poluição ambiental, com enfoque CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), selecionado através de uma investigação prévia junto aos educandos, foi desenvolvida e aplicada uma proposta de sequência didática para o estudo das diferentes funcionalidades dos compostos orgânicos. Aliou-se a esse trabalho a concepção de educação proposta por Paulo Freire. Optou-se por uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa de natureza aplicada, junto aos alunos da 3ᵃsérie do ensino médio, de uma escola pública da Baixada Fluminense em São João de Meriti – RJ. Os dados foram coletados por meio de aplicação de questionário diagnóstico, observações, discussões com os educandos, fotografias, registros escritos e avaliação informal e formal. Os resultados obtidos indicam que as atividades desenvolvidas através da sequência didática sob a concepção dita acima, contribuíram para a construção de conhecimentos dos alunos, de forma progressiva, dando indícios de uma aprendizagem contextualizada, centrada na formação para a cidadania. Com o propósito de compartilhar o estudo desenvolvido com outros docentes, como produto final desse trabalho, foi elaborado um caderno contendo as atividades desenvolvidas e as orientações para que outros profissionais da área possam utilizá-lo e futuramente contribuir com novas ideias |
id |
UFF-2_064b3d4101426183a251c38dddba22d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4774 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicasSequência didaticaCTSAEnsino-aprendizagemProcesso de ensino-aprendizagemSequência didáticaComposto orgânicoAprendizagem significativaPoluição ambientalDidactic sequenceCTSATeaching and learningA partir de um tema gerador de cunho social, poluição ambiental, com enfoque CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), selecionado através de uma investigação prévia junto aos educandos, foi desenvolvida e aplicada uma proposta de sequência didática para o estudo das diferentes funcionalidades dos compostos orgânicos. Aliou-se a esse trabalho a concepção de educação proposta por Paulo Freire. Optou-se por uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa de natureza aplicada, junto aos alunos da 3ᵃsérie do ensino médio, de uma escola pública da Baixada Fluminense em São João de Meriti – RJ. Os dados foram coletados por meio de aplicação de questionário diagnóstico, observações, discussões com os educandos, fotografias, registros escritos e avaliação informal e formal. Os resultados obtidos indicam que as atividades desenvolvidas através da sequência didática sob a concepção dita acima, contribuíram para a construção de conhecimentos dos alunos, de forma progressiva, dando indícios de uma aprendizagem contextualizada, centrada na formação para a cidadania. Com o propósito de compartilhar o estudo desenvolvido com outros docentes, como produto final desse trabalho, foi elaborado um caderno contendo as atividades desenvolvidas e as orientações para que outros profissionais da área possam utilizá-lo e futuramente contribuir com novas ideiasFrom a social theme generator, environmental pollution, CTSA approach (science, technology, society and environment), selected through a prior investigation together with the students, was developed and applied a proposal of didactic sequence for the study of the different functionality of organic compounds. Allied to this work of education proposed by Paulo Freire. We opted for a survey of qualitative methodological approach applied in nature, together with students from the 3ᵃ series high school, a public school of the Baixada Fluminense in São João de Meriti-RJ. The data were collected through questionnaires, diagnostic observations, discussions with learners, hotographs, written records and formal and informal assessment. The results obtained indicate that the activities developed through the teaching sequence under the conception said above, contributed to the construction of student knowledge, progressively, giving evidence a contextualized learning, focused on training for citizenship. With the purpose to share the study with other teachers, as a final product of this work, a notebook containing the activities and the guidelines for other professionals in the field can use it and contribute with new ideasBorges, Márcia NarcizoSilva, Joaquim Fernando Mendes daCastro, Denise Leal deChacon, Eluzir PedrazziMonteiro, Ejane Dusek de Novaes2017-10-03T22:28:24Z2017-10-03T22:28:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4774http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T18:38:28Zoai:app.uff.br:1/4774Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:58.766301Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas |
title |
Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas |
spellingShingle |
Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas Monteiro, Ejane Dusek de Novaes Sequência didatica CTSA Ensino-aprendizagem Processo de ensino-aprendizagem Sequência didática Composto orgânico Aprendizagem significativa Poluição ambiental Didactic sequence CTSA Teaching and learning |
title_short |
Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas |
title_full |
Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas |
title_fullStr |
Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas |
title_full_unstemmed |
Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas |
title_sort |
Sequência didática, com abordagem CTSA, para o estudo das funções orgânicas |
author |
Monteiro, Ejane Dusek de Novaes |
author_facet |
Monteiro, Ejane Dusek de Novaes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Márcia Narcizo Silva, Joaquim Fernando Mendes da Castro, Denise Leal de Chacon, Eluzir Pedrazzi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Ejane Dusek de Novaes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência didatica CTSA Ensino-aprendizagem Processo de ensino-aprendizagem Sequência didática Composto orgânico Aprendizagem significativa Poluição ambiental Didactic sequence CTSA Teaching and learning |
topic |
Sequência didatica CTSA Ensino-aprendizagem Processo de ensino-aprendizagem Sequência didática Composto orgânico Aprendizagem significativa Poluição ambiental Didactic sequence CTSA Teaching and learning |
description |
A partir de um tema gerador de cunho social, poluição ambiental, com enfoque CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), selecionado através de uma investigação prévia junto aos educandos, foi desenvolvida e aplicada uma proposta de sequência didática para o estudo das diferentes funcionalidades dos compostos orgânicos. Aliou-se a esse trabalho a concepção de educação proposta por Paulo Freire. Optou-se por uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa de natureza aplicada, junto aos alunos da 3ᵃsérie do ensino médio, de uma escola pública da Baixada Fluminense em São João de Meriti – RJ. Os dados foram coletados por meio de aplicação de questionário diagnóstico, observações, discussões com os educandos, fotografias, registros escritos e avaliação informal e formal. Os resultados obtidos indicam que as atividades desenvolvidas através da sequência didática sob a concepção dita acima, contribuíram para a construção de conhecimentos dos alunos, de forma progressiva, dando indícios de uma aprendizagem contextualizada, centrada na formação para a cidadania. Com o propósito de compartilhar o estudo desenvolvido com outros docentes, como produto final desse trabalho, foi elaborado um caderno contendo as atividades desenvolvidas e as orientações para que outros profissionais da área possam utilizá-lo e futuramente contribuir com novas ideias |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-10-03T22:28:24Z 2017-10-03T22:28:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4774 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823635793444864 |