Educação infantil no município de Niterói: documentário sobre a prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado – AEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Fabiane da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30246
Resumo: Este trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa com professoras que atuam nas salas de recursos multifuncionais de Niterói, a fim de produzir um documentário sobre a inclusão da criança público da Educação Especial, a partir das narrativas desses docentes sobre a sua prática, entendendo que o trabalho desenvolvido por esses profissionais contribui para problematizar novos pensares para a inclusão da criança da Educação Especial no espaço escolar. Para dar conta desta investigação, as questões trabalhadas abordaram como questão norteadora: Como o Atendimento Educacional Especializado contribui para a inclusão da criança com deficiência na Educação Infantil? A metodologia de investigação adotada foi qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados: levantamento documental/bibliográfico e entrevistas semiestruturadas gravadas em vídeo. O documentário produto deste processo pretende contribuir com reflexões acerca do trabalho realizado por professoras nas salas de recursos e trazer para o debate acadêmico discussões que tratam da inclusão da criança com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, superdotação ou altas habilidades na Educação Infantil, considerando o Atendimento Educacional Especializado, ressaltando a importância da Educação precoce como estimulador do desenvolvimento dessas crianças a partir da primeira infância. Nesse sentido, esta pesquisa teve como interlocutores principais: Ariès (1978) na discussão sobre o conceito de infância; Carneiro (2012), sobre o papel da inclusão na Educação Infantil; Siluk e Pavão (2015) e Fernandes (2010), trazendo elementos para pensar o papel da Sala de Recursos na estimulação precoce; e Vygotsky (1984), no que se refere ao desenvolvimento infantil. Para isso, este estudo, em diálogo com autores importantes, buscou problematizar o papel do trabalho na Sala de Recursos na estimulação precoce.
id UFF-2_069833d9055326e0dd69bed2c6a36849
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30246
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação infantil no município de Niterói: documentário sobre a prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado – AEEEarly childhood education in the city of Niterói: documentary on the pedagogical practice of Specialized Educational Assistance – AEEEducação InfantilInclusãoAtendimento Educacional EspecializadoPrática pedagógicaEstudante com necessidades específicasEducação especialProfessor de ensino fundamentalInclusão escolarEducação básicaDocumentárioChild educationInclusionSpecialized Educational AssistanceEste trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa com professoras que atuam nas salas de recursos multifuncionais de Niterói, a fim de produzir um documentário sobre a inclusão da criança público da Educação Especial, a partir das narrativas desses docentes sobre a sua prática, entendendo que o trabalho desenvolvido por esses profissionais contribui para problematizar novos pensares para a inclusão da criança da Educação Especial no espaço escolar. Para dar conta desta investigação, as questões trabalhadas abordaram como questão norteadora: Como o Atendimento Educacional Especializado contribui para a inclusão da criança com deficiência na Educação Infantil? A metodologia de investigação adotada foi qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados: levantamento documental/bibliográfico e entrevistas semiestruturadas gravadas em vídeo. O documentário produto deste processo pretende contribuir com reflexões acerca do trabalho realizado por professoras nas salas de recursos e trazer para o debate acadêmico discussões que tratam da inclusão da criança com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, superdotação ou altas habilidades na Educação Infantil, considerando o Atendimento Educacional Especializado, ressaltando a importância da Educação precoce como estimulador do desenvolvimento dessas crianças a partir da primeira infância. Nesse sentido, esta pesquisa teve como interlocutores principais: Ariès (1978) na discussão sobre o conceito de infância; Carneiro (2012), sobre o papel da inclusão na Educação Infantil; Siluk e Pavão (2015) e Fernandes (2010), trazendo elementos para pensar o papel da Sala de Recursos na estimulação precoce; e Vygotsky (1984), no que se refere ao desenvolvimento infantil. Para isso, este estudo, em diálogo com autores importantes, buscou problematizar o papel do trabalho na Sala de Recursos na estimulação precoce.This work aimed to conduct a research with teachers who work in the multifunctional resource room in niterói, in order to produce a documentary about the inclusion of the public child of special education, based on the narratives of these teachers about their practice, understanding that the work developed by these professionals contributes to problematize new thinking for the inclusion of the special education child in the school space. in order to deal with this investigation, the questions addressed the following guiding question: how does specialized educational care contribute to the inclusion of children with disabilities in early childhood education? the research methodology adopted was qualitative, with the data collection instrument: documentary / bibliographic survey and semistructured interviews recorded on videos. the documentary, product of this process, intends to contribute with reflections about the work done by teachers in the resource rooms, as well as to bring to the academic debate discussions that deal with the inclusion of children with disabilities, global developmental disorder, giftedness or high skills in education children, considering the specialized educational service, emphasizing the importance of early education as a stimulator of the development of these children from early childhood. in this sense, this research had as main interlocutors aries (1978) in the discussion on the concept of childhood, carneiro (2012) on the role of inclusion in early childhood education; siluk & pavão (2015); fernandes (2010) in bringing elements to think about the role of the resource room in early stimulation and vygotsky (1984), with regard to child development. in this sense, this study in dialogue with important authors sought to problematize the role of work in the resource room in early stimulation.132 f.Fernandes, Edicléa MascarenhasCruz, Osilene Maria de Sá e Silva daAraujo, Luiz Antônio Souza deMedeiros, Jucélia Linhares Granemann deMeireles, Rosana Maria do Prado LuzAbreu, Fabiane da Costa2023-09-05T16:17:02Z2023-09-05T16:17:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfABREU, Fabiane da Costa. Educação infantil no município de Niterói: documentário sobre a prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado – AEE. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30246CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-05T16:17:06Zoai:app.uff.br:1/30246Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:35.997764Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil no município de Niterói: documentário sobre a prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado – AEE
Early childhood education in the city of Niterói: documentary on the pedagogical practice of Specialized Educational Assistance – AEE
title Educação infantil no município de Niterói: documentário sobre a prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado – AEE
spellingShingle Educação infantil no município de Niterói: documentário sobre a prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado – AEE
Abreu, Fabiane da Costa
Educação Infantil
Inclusão
Atendimento Educacional Especializado
Prática pedagógica
Estudante com necessidades específicas
Educação especial
Professor de ensino fundamental
Inclusão escolar
Educação básica
Documentário
Child education
Inclusion
Specialized Educational Assistance
title_short Educação infantil no município de Niterói: documentário sobre a prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado – AEE
title_full Educação infantil no município de Niterói: documentário sobre a prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado – AEE
title_fullStr Educação infantil no município de Niterói: documentário sobre a prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado – AEE
title_full_unstemmed Educação infantil no município de Niterói: documentário sobre a prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado – AEE
title_sort Educação infantil no município de Niterói: documentário sobre a prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado – AEE
author Abreu, Fabiane da Costa
author_facet Abreu, Fabiane da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Edicléa Mascarenhas
Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da
Araujo, Luiz Antônio Souza de
Medeiros, Jucélia Linhares Granemann de
Meireles, Rosana Maria do Prado Luz
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Fabiane da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Inclusão
Atendimento Educacional Especializado
Prática pedagógica
Estudante com necessidades específicas
Educação especial
Professor de ensino fundamental
Inclusão escolar
Educação básica
Documentário
Child education
Inclusion
Specialized Educational Assistance
topic Educação Infantil
Inclusão
Atendimento Educacional Especializado
Prática pedagógica
Estudante com necessidades específicas
Educação especial
Professor de ensino fundamental
Inclusão escolar
Educação básica
Documentário
Child education
Inclusion
Specialized Educational Assistance
description Este trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa com professoras que atuam nas salas de recursos multifuncionais de Niterói, a fim de produzir um documentário sobre a inclusão da criança público da Educação Especial, a partir das narrativas desses docentes sobre a sua prática, entendendo que o trabalho desenvolvido por esses profissionais contribui para problematizar novos pensares para a inclusão da criança da Educação Especial no espaço escolar. Para dar conta desta investigação, as questões trabalhadas abordaram como questão norteadora: Como o Atendimento Educacional Especializado contribui para a inclusão da criança com deficiência na Educação Infantil? A metodologia de investigação adotada foi qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados: levantamento documental/bibliográfico e entrevistas semiestruturadas gravadas em vídeo. O documentário produto deste processo pretende contribuir com reflexões acerca do trabalho realizado por professoras nas salas de recursos e trazer para o debate acadêmico discussões que tratam da inclusão da criança com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, superdotação ou altas habilidades na Educação Infantil, considerando o Atendimento Educacional Especializado, ressaltando a importância da Educação precoce como estimulador do desenvolvimento dessas crianças a partir da primeira infância. Nesse sentido, esta pesquisa teve como interlocutores principais: Ariès (1978) na discussão sobre o conceito de infância; Carneiro (2012), sobre o papel da inclusão na Educação Infantil; Siluk e Pavão (2015) e Fernandes (2010), trazendo elementos para pensar o papel da Sala de Recursos na estimulação precoce; e Vygotsky (1984), no que se refere ao desenvolvimento infantil. Para isso, este estudo, em diálogo com autores importantes, buscou problematizar o papel do trabalho na Sala de Recursos na estimulação precoce.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-05T16:17:02Z
2023-09-05T16:17:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABREU, Fabiane da Costa. Educação infantil no município de Niterói: documentário sobre a prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado – AEE. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30246
identifier_str_mv ABREU, Fabiane da Costa. Educação infantil no município de Niterói: documentário sobre a prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado – AEE. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) – Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823581066166272