Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Carollayne da Silva Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12496
Resumo: O ensino de Física é um processo em pleno desenvolvimento, o qual requer, em inúmeras vezes, a utilização de meios que o facilitem. Diante disso, é sempre necessário considerar alternativas que façam a interligação dos conteúdos com o cotidiano dos alunos e nesta ocasião podem ser realizadas atividades com a utilização dos conceitos prévios. Diante deste contexto, o presente trabalho apresenta a utilização de uma estratégia pedagógica que utiliza maquetes para introduzir as aulas sobre radiação. Para esta pesquisa foi utilizado o estudo de caso. A referida estratégia foi realizada em duas escolas públicas da cidade de Santo Antônio de Pádua/RJ. Como fundamentação teórica adotou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel com enfoque em subsunçores e organizadores prévios. Os dados coletados através dos questionários demonstram uma boa compreensão das aplicações da radiação/radioatividade e uma avaliação positiva da estratégia pedagógica utilizada, demonstrando assim que as maquetes foram um importante recurso para o processo de ensino aprendizagem do referido tema.
id UFF-2_072ad0c20b6b4c31b34ad9eb898fe234
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12496
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médioAprendizagem SignificativaMaquetesConceitos PréviosEnsino de físicaAprendizagem significativaEfeitos biológicos da radiação ionizanteMeaningful LearningModelsPrevious ConceptsO ensino de Física é um processo em pleno desenvolvimento, o qual requer, em inúmeras vezes, a utilização de meios que o facilitem. Diante disso, é sempre necessário considerar alternativas que façam a interligação dos conteúdos com o cotidiano dos alunos e nesta ocasião podem ser realizadas atividades com a utilização dos conceitos prévios. Diante deste contexto, o presente trabalho apresenta a utilização de uma estratégia pedagógica que utiliza maquetes para introduzir as aulas sobre radiação. Para esta pesquisa foi utilizado o estudo de caso. A referida estratégia foi realizada em duas escolas públicas da cidade de Santo Antônio de Pádua/RJ. Como fundamentação teórica adotou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel com enfoque em subsunçores e organizadores prévios. Os dados coletados através dos questionários demonstram uma boa compreensão das aplicações da radiação/radioatividade e uma avaliação positiva da estratégia pedagógica utilizada, demonstrando assim que as maquetes foram um importante recurso para o processo de ensino aprendizagem do referido tema.The teaching of Physics is a process in full development, which requires, in many times, the use of means that facilitate. Given this, it is necessary to consider an alternative to make the interconnection of the contents with the daily life of the students, which can be accomplished through the use of the previous concepts. In this context, the present work presents the use of a pedagogical strategy that uses models to introduce lessons about radiation. For this research we used the case study, the strategy was held at two public schools in the city of St. Antônio de Pádua/RJ. As theoretical foundation adopted the significant Ausubel learning theory with a focus on subsunçores and organizers. The data collected through the questionnaires show a good understanding of the applications of radiation/radioactivity and a positive evaluation of the pedagogical strategy used, thus demonstrating that the models were an important resource for the process learning education of the theme.Linhares, Horácio Marconi da Silva Matias DantasTavares, Carollayne da Silva Lopes2019-12-11T23:36:26Z2019-12-11T23:36:26Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12496Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-07T05:02:44Zoai:app.uff.br:1/12496Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-07T05:02:44Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio
title Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio
spellingShingle Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio
Tavares, Carollayne da Silva Lopes
Aprendizagem Significativa
Maquetes
Conceitos Prévios
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Efeitos biológicos da radiação ionizante
Meaningful Learning
Models
Previous Concepts
title_short Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio
title_full Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio
title_fullStr Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio
title_full_unstemmed Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio
title_sort Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio
author Tavares, Carollayne da Silva Lopes
author_facet Tavares, Carollayne da Silva Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Linhares, Horácio Marconi da Silva Matias Dantas
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Carollayne da Silva Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Significativa
Maquetes
Conceitos Prévios
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Efeitos biológicos da radiação ionizante
Meaningful Learning
Models
Previous Concepts
topic Aprendizagem Significativa
Maquetes
Conceitos Prévios
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Efeitos biológicos da radiação ionizante
Meaningful Learning
Models
Previous Concepts
description O ensino de Física é um processo em pleno desenvolvimento, o qual requer, em inúmeras vezes, a utilização de meios que o facilitem. Diante disso, é sempre necessário considerar alternativas que façam a interligação dos conteúdos com o cotidiano dos alunos e nesta ocasião podem ser realizadas atividades com a utilização dos conceitos prévios. Diante deste contexto, o presente trabalho apresenta a utilização de uma estratégia pedagógica que utiliza maquetes para introduzir as aulas sobre radiação. Para esta pesquisa foi utilizado o estudo de caso. A referida estratégia foi realizada em duas escolas públicas da cidade de Santo Antônio de Pádua/RJ. Como fundamentação teórica adotou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel com enfoque em subsunçores e organizadores prévios. Os dados coletados através dos questionários demonstram uma boa compreensão das aplicações da radiação/radioatividade e uma avaliação positiva da estratégia pedagógica utilizada, demonstrando assim que as maquetes foram um importante recurso para o processo de ensino aprendizagem do referido tema.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T23:36:26Z
2019-12-11T23:36:26Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/12496
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12496
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838840196431872