Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12496 |
Resumo: | O ensino de Física é um processo em pleno desenvolvimento, o qual requer, em inúmeras vezes, a utilização de meios que o facilitem. Diante disso, é sempre necessário considerar alternativas que façam a interligação dos conteúdos com o cotidiano dos alunos e nesta ocasião podem ser realizadas atividades com a utilização dos conceitos prévios. Diante deste contexto, o presente trabalho apresenta a utilização de uma estratégia pedagógica que utiliza maquetes para introduzir as aulas sobre radiação. Para esta pesquisa foi utilizado o estudo de caso. A referida estratégia foi realizada em duas escolas públicas da cidade de Santo Antônio de Pádua/RJ. Como fundamentação teórica adotou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel com enfoque em subsunçores e organizadores prévios. Os dados coletados através dos questionários demonstram uma boa compreensão das aplicações da radiação/radioatividade e uma avaliação positiva da estratégia pedagógica utilizada, demonstrando assim que as maquetes foram um importante recurso para o processo de ensino aprendizagem do referido tema. |
id |
UFF-2_072ad0c20b6b4c31b34ad9eb898fe234 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/12496 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médioAprendizagem SignificativaMaquetesConceitos PréviosEnsino de físicaAprendizagem significativaEfeitos biológicos da radiação ionizanteMeaningful LearningModelsPrevious ConceptsO ensino de Física é um processo em pleno desenvolvimento, o qual requer, em inúmeras vezes, a utilização de meios que o facilitem. Diante disso, é sempre necessário considerar alternativas que façam a interligação dos conteúdos com o cotidiano dos alunos e nesta ocasião podem ser realizadas atividades com a utilização dos conceitos prévios. Diante deste contexto, o presente trabalho apresenta a utilização de uma estratégia pedagógica que utiliza maquetes para introduzir as aulas sobre radiação. Para esta pesquisa foi utilizado o estudo de caso. A referida estratégia foi realizada em duas escolas públicas da cidade de Santo Antônio de Pádua/RJ. Como fundamentação teórica adotou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel com enfoque em subsunçores e organizadores prévios. Os dados coletados através dos questionários demonstram uma boa compreensão das aplicações da radiação/radioatividade e uma avaliação positiva da estratégia pedagógica utilizada, demonstrando assim que as maquetes foram um importante recurso para o processo de ensino aprendizagem do referido tema.The teaching of Physics is a process in full development, which requires, in many times, the use of means that facilitate. Given this, it is necessary to consider an alternative to make the interconnection of the contents with the daily life of the students, which can be accomplished through the use of the previous concepts. In this context, the present work presents the use of a pedagogical strategy that uses models to introduce lessons about radiation. For this research we used the case study, the strategy was held at two public schools in the city of St. Antônio de Pádua/RJ. As theoretical foundation adopted the significant Ausubel learning theory with a focus on subsunçores and organizers. The data collected through the questionnaires show a good understanding of the applications of radiation/radioactivity and a positive evaluation of the pedagogical strategy used, thus demonstrating that the models were an important resource for the process learning education of the theme.Linhares, Horácio Marconi da Silva Matias DantasTavares, Carollayne da Silva Lopes2019-12-11T23:36:26Z2019-12-11T23:36:26Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12496Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-07T05:02:44Zoai:app.uff.br:1/12496Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:03.504037Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio |
title |
Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio |
spellingShingle |
Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio Tavares, Carollayne da Silva Lopes Aprendizagem Significativa Maquetes Conceitos Prévios Ensino de física Aprendizagem significativa Efeitos biológicos da radiação ionizante Meaningful Learning Models Previous Concepts |
title_short |
Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio |
title_full |
Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio |
title_fullStr |
Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio |
title_sort |
Utilização de maquetes como ferramenta facilitadora para o aprendizado sobre radiação no ensino médio |
author |
Tavares, Carollayne da Silva Lopes |
author_facet |
Tavares, Carollayne da Silva Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Linhares, Horácio Marconi da Silva Matias Dantas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Carollayne da Silva Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Significativa Maquetes Conceitos Prévios Ensino de física Aprendizagem significativa Efeitos biológicos da radiação ionizante Meaningful Learning Models Previous Concepts |
topic |
Aprendizagem Significativa Maquetes Conceitos Prévios Ensino de física Aprendizagem significativa Efeitos biológicos da radiação ionizante Meaningful Learning Models Previous Concepts |
description |
O ensino de Física é um processo em pleno desenvolvimento, o qual requer, em inúmeras vezes, a utilização de meios que o facilitem. Diante disso, é sempre necessário considerar alternativas que façam a interligação dos conteúdos com o cotidiano dos alunos e nesta ocasião podem ser realizadas atividades com a utilização dos conceitos prévios. Diante deste contexto, o presente trabalho apresenta a utilização de uma estratégia pedagógica que utiliza maquetes para introduzir as aulas sobre radiação. Para esta pesquisa foi utilizado o estudo de caso. A referida estratégia foi realizada em duas escolas públicas da cidade de Santo Antônio de Pádua/RJ. Como fundamentação teórica adotou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel com enfoque em subsunçores e organizadores prévios. Os dados coletados através dos questionários demonstram uma boa compreensão das aplicações da radiação/radioatividade e uma avaliação positiva da estratégia pedagógica utilizada, demonstrando assim que as maquetes foram um importante recurso para o processo de ensino aprendizagem do referido tema. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11T23:36:26Z 2019-12-11T23:36:26Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12496 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12496 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823679017844736 |