Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16461 |
Resumo: | Esta monografia visa analisar os impactos da realocação de uma unidade do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), ligado ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), responsável pelo cumprimento de medidas socioeducativas para menores infratores, para o terreno anexo à uma escola estadual da cidade de Campos dos Goytacazes. Tal análise tem como base trabalhos de campo realizados no CRIAAD e no Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA), entrevistas feita com atores envolvidos em ambas instituições estatais e um levantamento de matérias jornalísticas e documentos relacionadas à realocação. O objetivo de trabalho é analisar as configurações pré e pós a inauguração da unidade socioeducativa no terreno da escola, mostrando como o anúncio da transferência foi vivenciado como uma situação indeterminada que gerou um “processo de investigação” coletiva e, posteriormente, a conversão da realocação como um “problema público”. A partir de um caso “bom para pensar”, o presente trabalho analisa agenciamentos, ações coletivas e constituições de arenas públicas, assim como relações entre juventude, educação, sociabilidade, violência, segregação socioespacial e estigmas em uma cidade média do norte fluminense |
id |
UFF-2_08ac963b2844fc48cc7faec5b8a83020 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/16461 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAADProblemas públicosAssociaçõesArenas públicasSegregaçãoViolência urbanaViolência urbanaConflito socialEscola públicaInstituição penalEspaçoCampos dos Goytacazes (RJ)Public problemsAssociationsPublic arenasSegregationUrban ViolenceEsta monografia visa analisar os impactos da realocação de uma unidade do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), ligado ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), responsável pelo cumprimento de medidas socioeducativas para menores infratores, para o terreno anexo à uma escola estadual da cidade de Campos dos Goytacazes. Tal análise tem como base trabalhos de campo realizados no CRIAAD e no Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA), entrevistas feita com atores envolvidos em ambas instituições estatais e um levantamento de matérias jornalísticas e documentos relacionadas à realocação. O objetivo de trabalho é analisar as configurações pré e pós a inauguração da unidade socioeducativa no terreno da escola, mostrando como o anúncio da transferência foi vivenciado como uma situação indeterminada que gerou um “processo de investigação” coletiva e, posteriormente, a conversão da realocação como um “problema público”. A partir de um caso “bom para pensar”, o presente trabalho analisa agenciamentos, ações coletivas e constituições de arenas públicas, assim como relações entre juventude, educação, sociabilidade, violência, segregação socioespacial e estigmas em uma cidade média do norte fluminenseThe monograph aims to analyze the impacts of relocating a unit of the Integrated Resource Center for Adolescent Care (CRIAAD), linked to the General Department of SocioEducational Actions (DEGASE), responsible for compliance with socio-educational measures for juvenile offenders, to the land attached to a state school in the city of Campos dos Goytacazes. This analysis is based on fieldwork carried out at CRIAAD and at José do Patrocínio State College (CEJOPA), interviews with actors involved in both state institutions and a survey of journalistic articles and documents related to relocation. The objective of this paper is to analyze the configurations before and after the inauguration of the socioeducational unit on the school grounds, showing how the announcement of the transference was experienced as an indeterminate situation that generated a collective "investigation process" and, subsequently, the conversion of the relocation as a "public problem". Based on an exemplary case, the present monograph analyzes assemblages, collective actions and constitutions of public arenas, as well as relations between youth, education, sociability, violence, socio-spatial segregation and stigmas in an average city in northern Rio de JaneiroMenezes, Palloma ValleFreire, JussaraPaiva, Andréa Lúcia da Silva deMoura, Júlia da Silva2020-12-21T12:52:01Z2020-12-21T12:52:01Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMOURA, Júlia da Silva. Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD. 2019. 100 f. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16461Aluno de graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-01T20:58:16Zoai:app.uff.br:1/16461Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:37.410272Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD |
title |
Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD |
spellingShingle |
Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD Moura, Júlia da Silva Problemas públicos Associações Arenas públicas Segregação Violência urbana Violência urbana Conflito social Escola pública Instituição penal Espaço Campos dos Goytacazes (RJ) Public problems Associations Public arenas Segregation Urban Violence |
title_short |
Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD |
title_full |
Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD |
title_fullStr |
Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD |
title_full_unstemmed |
Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD |
title_sort |
Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD |
author |
Moura, Júlia da Silva |
author_facet |
Moura, Júlia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes, Palloma Valle Freire, Jussara Paiva, Andréa Lúcia da Silva de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Júlia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas públicos Associações Arenas públicas Segregação Violência urbana Violência urbana Conflito social Escola pública Instituição penal Espaço Campos dos Goytacazes (RJ) Public problems Associations Public arenas Segregation Urban Violence |
topic |
Problemas públicos Associações Arenas públicas Segregação Violência urbana Violência urbana Conflito social Escola pública Instituição penal Espaço Campos dos Goytacazes (RJ) Public problems Associations Public arenas Segregation Urban Violence |
description |
Esta monografia visa analisar os impactos da realocação de uma unidade do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), ligado ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), responsável pelo cumprimento de medidas socioeducativas para menores infratores, para o terreno anexo à uma escola estadual da cidade de Campos dos Goytacazes. Tal análise tem como base trabalhos de campo realizados no CRIAAD e no Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA), entrevistas feita com atores envolvidos em ambas instituições estatais e um levantamento de matérias jornalísticas e documentos relacionadas à realocação. O objetivo de trabalho é analisar as configurações pré e pós a inauguração da unidade socioeducativa no terreno da escola, mostrando como o anúncio da transferência foi vivenciado como uma situação indeterminada que gerou um “processo de investigação” coletiva e, posteriormente, a conversão da realocação como um “problema público”. A partir de um caso “bom para pensar”, o presente trabalho analisa agenciamentos, ações coletivas e constituições de arenas públicas, assim como relações entre juventude, educação, sociabilidade, violência, segregação socioespacial e estigmas em uma cidade média do norte fluminense |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-12-21T12:52:01Z 2020-12-21T12:52:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOURA, Júlia da Silva. Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD. 2019. 100 f. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/16461 Aluno de graduação |
identifier_str_mv |
MOURA, Júlia da Silva. Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD. 2019. 100 f. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2019. Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823600042246144 |