Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Júlia da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16461
Resumo: Esta monografia visa analisar os impactos da realocação de uma unidade do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), ligado ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), responsável pelo cumprimento de medidas socioeducativas para menores infratores, para o terreno anexo à uma escola estadual da cidade de Campos dos Goytacazes. Tal análise tem como base trabalhos de campo realizados no CRIAAD e no Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA), entrevistas feita com atores envolvidos em ambas instituições estatais e um levantamento de matérias jornalísticas e documentos relacionadas à realocação. O objetivo de trabalho é analisar as configurações pré e pós a inauguração da unidade socioeducativa no terreno da escola, mostrando como o anúncio da transferência foi vivenciado como uma situação indeterminada que gerou um “processo de investigação” coletiva e, posteriormente, a conversão da realocação como um “problema público”. A partir de um caso “bom para pensar”, o presente trabalho analisa agenciamentos, ações coletivas e constituições de arenas públicas, assim como relações entre juventude, educação, sociabilidade, violência, segregação socioespacial e estigmas em uma cidade média do norte fluminense
id UFF-2_08ac963b2844fc48cc7faec5b8a83020
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16461
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAADProblemas públicosAssociaçõesArenas públicasSegregaçãoViolência urbanaViolência urbanaConflito socialEscola públicaInstituição penalEspaçoCampos dos Goytacazes (RJ)Public problemsAssociationsPublic arenasSegregationUrban ViolenceEsta monografia visa analisar os impactos da realocação de uma unidade do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), ligado ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), responsável pelo cumprimento de medidas socioeducativas para menores infratores, para o terreno anexo à uma escola estadual da cidade de Campos dos Goytacazes. Tal análise tem como base trabalhos de campo realizados no CRIAAD e no Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA), entrevistas feita com atores envolvidos em ambas instituições estatais e um levantamento de matérias jornalísticas e documentos relacionadas à realocação. O objetivo de trabalho é analisar as configurações pré e pós a inauguração da unidade socioeducativa no terreno da escola, mostrando como o anúncio da transferência foi vivenciado como uma situação indeterminada que gerou um “processo de investigação” coletiva e, posteriormente, a conversão da realocação como um “problema público”. A partir de um caso “bom para pensar”, o presente trabalho analisa agenciamentos, ações coletivas e constituições de arenas públicas, assim como relações entre juventude, educação, sociabilidade, violência, segregação socioespacial e estigmas em uma cidade média do norte fluminenseThe monograph aims to analyze the impacts of relocating a unit of the Integrated Resource Center for Adolescent Care (CRIAAD), linked to the General Department of SocioEducational Actions (DEGASE), responsible for compliance with socio-educational measures for juvenile offenders, to the land attached to a state school in the city of Campos dos Goytacazes. This analysis is based on fieldwork carried out at CRIAAD and at José do Patrocínio State College (CEJOPA), interviews with actors involved in both state institutions and a survey of journalistic articles and documents related to relocation. The objective of this paper is to analyze the configurations before and after the inauguration of the socioeducational unit on the school grounds, showing how the announcement of the transference was experienced as an indeterminate situation that generated a collective "investigation process" and, subsequently, the conversion of the relocation as a "public problem". Based on an exemplary case, the present monograph analyzes assemblages, collective actions and constitutions of public arenas, as well as relations between youth, education, sociability, violence, socio-spatial segregation and stigmas in an average city in northern Rio de JaneiroMenezes, Palloma ValleFreire, JussaraPaiva, Andréa Lúcia da Silva deMoura, Júlia da Silva2020-12-21T12:52:01Z2020-12-21T12:52:01Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMOURA, Júlia da Silva. Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD. 2019. 100 f. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16461Aluno de graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-01T20:58:16Zoai:app.uff.br:1/16461Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:37.410272Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD
title Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD
spellingShingle Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD
Moura, Júlia da Silva
Problemas públicos
Associações
Arenas públicas
Segregação
Violência urbana
Violência urbana
Conflito social
Escola pública
Instituição penal
Espaço
Campos dos Goytacazes (RJ)
Public problems
Associations
Public arenas
Segregation
Urban Violence
title_short Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD
title_full Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD
title_fullStr Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD
title_full_unstemmed Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD
title_sort Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD
author Moura, Júlia da Silva
author_facet Moura, Júlia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Palloma Valle
Freire, Jussara
Paiva, Andréa Lúcia da Silva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Júlia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas públicos
Associações
Arenas públicas
Segregação
Violência urbana
Violência urbana
Conflito social
Escola pública
Instituição penal
Espaço
Campos dos Goytacazes (RJ)
Public problems
Associations
Public arenas
Segregation
Urban Violence
topic Problemas públicos
Associações
Arenas públicas
Segregação
Violência urbana
Violência urbana
Conflito social
Escola pública
Instituição penal
Espaço
Campos dos Goytacazes (RJ)
Public problems
Associations
Public arenas
Segregation
Urban Violence
description Esta monografia visa analisar os impactos da realocação de uma unidade do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), ligado ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), responsável pelo cumprimento de medidas socioeducativas para menores infratores, para o terreno anexo à uma escola estadual da cidade de Campos dos Goytacazes. Tal análise tem como base trabalhos de campo realizados no CRIAAD e no Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA), entrevistas feita com atores envolvidos em ambas instituições estatais e um levantamento de matérias jornalísticas e documentos relacionadas à realocação. O objetivo de trabalho é analisar as configurações pré e pós a inauguração da unidade socioeducativa no terreno da escola, mostrando como o anúncio da transferência foi vivenciado como uma situação indeterminada que gerou um “processo de investigação” coletiva e, posteriormente, a conversão da realocação como um “problema público”. A partir de um caso “bom para pensar”, o presente trabalho analisa agenciamentos, ações coletivas e constituições de arenas públicas, assim como relações entre juventude, educação, sociabilidade, violência, segregação socioespacial e estigmas em uma cidade média do norte fluminense
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-12-21T12:52:01Z
2020-12-21T12:52:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Júlia da Silva. Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD. 2019. 100 f. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16461
Aluno de graduação
identifier_str_mv MOURA, Júlia da Silva. Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD. 2019. 100 f. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2019.
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823600042246144