Uma câmera no corpo da linguagem: a poética cinematográfica de Manuel Gusmão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8705 |
Resumo: | Análise da dinâmica cinematográfica presente na escrita de Manuel Gusmão – poeta e ensaísta literário português –, e de seu trabalho com a sonoridade, com os movimentos, com o jogo de luzes e sombras a co-mover a materialidade verbo-visual dos poemas. Nesse sentido, desenvolvem-se reflexões acerca de uma teorização da imagem e de uma ética do olhar oriundas dos próprios procedimentos imagéticos que se estabelecem no lirismo crítico do referido poeta, no âmbito da poesia portuguesa contemporânea. Com sua escrita em movimento, ele nos dá a ver seu cinepoiesis, em que se vale da lentidão, da frenagem rítmica e de uma memória afetiva, a fim de problematizar a visualidade excessiva e indiscernível, o imediatismo, a velocidade e a anestesia que, cada vez mais, caracterizam as experiências cotidianas na sociedade ocidental globalizada. Articulando o poder sensível e cognoscível da poesia, objetiva-se também ressaltar sua poética de afetos, lugar dialógico de encontros e desencontros, de uma constelação espaciotemporal de vozes a propor uma antropogênese e a reiterar a cinética constante das palavras, das imagens e do mundo |
id |
UFF-2_0c41ef13ade49998761c8c67eb912d01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/8705 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Uma câmera no corpo da linguagem: a poética cinematográfica de Manuel GusmãoPoesia portuguesa contemporâneaManuel GusmãoCinemaCrítica poéticaLiteratura portuguesaLiteratura comparadaLiteratura portuguesaCinemaLiteratura comparadaGusmão, Manuel, 1945-Poésie portugaise contemporaineCinémaCritique poétiqueLittérature portugaiseLittérature comparéeAnálise da dinâmica cinematográfica presente na escrita de Manuel Gusmão – poeta e ensaísta literário português –, e de seu trabalho com a sonoridade, com os movimentos, com o jogo de luzes e sombras a co-mover a materialidade verbo-visual dos poemas. Nesse sentido, desenvolvem-se reflexões acerca de uma teorização da imagem e de uma ética do olhar oriundas dos próprios procedimentos imagéticos que se estabelecem no lirismo crítico do referido poeta, no âmbito da poesia portuguesa contemporânea. Com sua escrita em movimento, ele nos dá a ver seu cinepoiesis, em que se vale da lentidão, da frenagem rítmica e de uma memória afetiva, a fim de problematizar a visualidade excessiva e indiscernível, o imediatismo, a velocidade e a anestesia que, cada vez mais, caracterizam as experiências cotidianas na sociedade ocidental globalizada. Articulando o poder sensível e cognoscível da poesia, objetiva-se também ressaltar sua poética de afetos, lugar dialógico de encontros e desencontros, de uma constelação espaciotemporal de vozes a propor uma antropogênese e a reiterar a cinética constante das palavras, das imagens e do mundoAnalyse de la dynamique cinématographique présente dans l‟écriture de Manuel Gusmão – poète et essayiste littéraire portugais –, ainsi que de son travail avec la sonorité, les mouvements, les jeux d‟ombres et de lumières qui é-meuvent la matérialité verbale-visuelle de ses poèmes. Dans ce sens, il développe des réflexions sur une théorisation de l‟image et de l‟éthique du regard, issues des procédures de formation d‟images qui s‟établissent dans le lyrisme critique du poète, dans le cadre de la poésie portugaise contemporaine. Avec son écriture en mouvement, il nous donne à voir sa cinépoïésis, où il utilise la lenteur, le freinage rythmique et une certaine mémoire affective, à fin de problématiser une visualité excessive et inidentifiable, l‟immédiateté, la vitesse et l‟anesthésie qui caractérisent d‟autant plus les expériences quotidiennes dans la société occidentale et mondialisée. Lorsqu‟il articule le pouvoir sensible et connaissable de la poésie, il objective également la mise en valeur d‟une poétique d‟affects, lieu dialogique de rencontres et de divergences, d‟une constellation spatiotemporelle de voix qui proposent une anthropogénèse et réitère la cinétique des mots, des images et du monde268f.Alves, Ida Maria Santos FerreiraSilva, Alberto daSilveira, Jorge Fernandes daOliveira, Silvana Maria Pessôa deSilva, Sofia Maria de SousaLima, Marleide Anchieta de2019-02-22T15:03:18Z2019-02-22T15:03:18Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8705openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-17T19:45:06Zoai:app.uff.br:1/8705Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-17T19:45:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma câmera no corpo da linguagem: a poética cinematográfica de Manuel Gusmão |
title |
Uma câmera no corpo da linguagem: a poética cinematográfica de Manuel Gusmão |
spellingShingle |
Uma câmera no corpo da linguagem: a poética cinematográfica de Manuel Gusmão Lima, Marleide Anchieta de Poesia portuguesa contemporânea Manuel Gusmão Cinema Crítica poética Literatura portuguesa Literatura comparada Literatura portuguesa Cinema Literatura comparada Gusmão, Manuel, 1945- Poésie portugaise contemporaine Cinéma Critique poétique Littérature portugaise Littérature comparée |
title_short |
Uma câmera no corpo da linguagem: a poética cinematográfica de Manuel Gusmão |
title_full |
Uma câmera no corpo da linguagem: a poética cinematográfica de Manuel Gusmão |
title_fullStr |
Uma câmera no corpo da linguagem: a poética cinematográfica de Manuel Gusmão |
title_full_unstemmed |
Uma câmera no corpo da linguagem: a poética cinematográfica de Manuel Gusmão |
title_sort |
Uma câmera no corpo da linguagem: a poética cinematográfica de Manuel Gusmão |
author |
Lima, Marleide Anchieta de |
author_facet |
Lima, Marleide Anchieta de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Ida Maria Santos Ferreira Silva, Alberto da Silveira, Jorge Fernandes da Oliveira, Silvana Maria Pessôa de Silva, Sofia Maria de Sousa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Marleide Anchieta de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poesia portuguesa contemporânea Manuel Gusmão Cinema Crítica poética Literatura portuguesa Literatura comparada Literatura portuguesa Cinema Literatura comparada Gusmão, Manuel, 1945- Poésie portugaise contemporaine Cinéma Critique poétique Littérature portugaise Littérature comparée |
topic |
Poesia portuguesa contemporânea Manuel Gusmão Cinema Crítica poética Literatura portuguesa Literatura comparada Literatura portuguesa Cinema Literatura comparada Gusmão, Manuel, 1945- Poésie portugaise contemporaine Cinéma Critique poétique Littérature portugaise Littérature comparée |
description |
Análise da dinâmica cinematográfica presente na escrita de Manuel Gusmão – poeta e ensaísta literário português –, e de seu trabalho com a sonoridade, com os movimentos, com o jogo de luzes e sombras a co-mover a materialidade verbo-visual dos poemas. Nesse sentido, desenvolvem-se reflexões acerca de uma teorização da imagem e de uma ética do olhar oriundas dos próprios procedimentos imagéticos que se estabelecem no lirismo crítico do referido poeta, no âmbito da poesia portuguesa contemporânea. Com sua escrita em movimento, ele nos dá a ver seu cinepoiesis, em que se vale da lentidão, da frenagem rítmica e de uma memória afetiva, a fim de problematizar a visualidade excessiva e indiscernível, o imediatismo, a velocidade e a anestesia que, cada vez mais, caracterizam as experiências cotidianas na sociedade ocidental globalizada. Articulando o poder sensível e cognoscível da poesia, objetiva-se também ressaltar sua poética de afetos, lugar dialógico de encontros e desencontros, de uma constelação espaciotemporal de vozes a propor uma antropogênese e a reiterar a cinética constante das palavras, das imagens e do mundo |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-02-22T15:03:18Z 2019-02-22T15:03:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8705 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838793146826752 |