Cada poema já sonha outra forma: Poesia e poética cinematográfica em Carlos de Oliveira e Manuel Gusmão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrícia Resende Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B7DLDT
Resumo: Esta tese propõe um estudo da releitura cinematográfica realizada pelo ensaísta e poeta Manuel Gusmão na escrita do roteiro do média-metragem Carlos de Oliveira Sobre o lado esquerdo (2007), dirigido por Margarida Gil. A partir do filme, pode-se perceber que Manuel Gusmão, poeta renomado e acadêmico que estudou por anos os livros de Carlos de Oliveira, expande a obra do poeta da Gândara no cinema. Mas não só, uma vez que é possível verificar, especialmente no livro A terceira mão (2008), uma tentativa de pensar (e solucionar) ali alguns aspectos centrais da poética de Carlos de Oliveira. Para alcançar este objetivo, a pesquisa centra-se no conceito de dialogismo, escolha que se justifica quando se leva em consideração que está presente nas obras poéticas e ensaísticas de Manuel Gusmão, como comprova o título do livro que reúne seus textos acadêmicos, Uma razão dialógica (2011). Acrescenta-se a isso o fato de que a concepção de poesia de Carlos de Oliveira, especialmente quando se tem em mente as reflexões contidas em O aprendiz de feiticeiro (1971), também se concentra em uma discussão dialógica. Importa mencionar que, para a composição do roteiro, Manuel Gusmão propõe uma colagem, recurso utilizado em alguns textos pelo poeta da Gândara. Para tanto, o ensaísta faz de Finisterra: paisagem e povoamento (1978) o cerne para a estrutura fílmica proposta, uma vez que, com o intuito de constituir um fio narrativo, é esta a obra que fornece ao média-metragem seus personagens e conflitos. Esses trechos se unem a outros fragmentos, retirados de outras obras de Carlos de Oliveira. É, então, a partir dessa costura de fragmentos que se tem a possibilidade de uma expansão da obra de Carlos de Oliveira pelas mãos de Manuel Gusmão, de modo que, como nos versos de Lavoisier, de Sobre o lado esquerdo (1968), se coloca em prática a ideia de uma poesia capaz de sonhar outra forma.
id UFMG_8b96d1792fafcf9366a0026f03dfcd9e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B7DLDT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Silvana Maria Pessoa de OliveiraMaria Zilda Ferreira CuryRaquel dos Santos MadaneloIda Maria Santos Ferreira AlvesSandro Santos OrnellasPatrícia Resende Pereira2019-08-13T23:53:32Z2019-08-13T23:53:32Z2018-08-21http://hdl.handle.net/1843/LETR-B7DLDTEsta tese propõe um estudo da releitura cinematográfica realizada pelo ensaísta e poeta Manuel Gusmão na escrita do roteiro do média-metragem Carlos de Oliveira Sobre o lado esquerdo (2007), dirigido por Margarida Gil. A partir do filme, pode-se perceber que Manuel Gusmão, poeta renomado e acadêmico que estudou por anos os livros de Carlos de Oliveira, expande a obra do poeta da Gândara no cinema. Mas não só, uma vez que é possível verificar, especialmente no livro A terceira mão (2008), uma tentativa de pensar (e solucionar) ali alguns aspectos centrais da poética de Carlos de Oliveira. Para alcançar este objetivo, a pesquisa centra-se no conceito de dialogismo, escolha que se justifica quando se leva em consideração que está presente nas obras poéticas e ensaísticas de Manuel Gusmão, como comprova o título do livro que reúne seus textos acadêmicos, Uma razão dialógica (2011). Acrescenta-se a isso o fato de que a concepção de poesia de Carlos de Oliveira, especialmente quando se tem em mente as reflexões contidas em O aprendiz de feiticeiro (1971), também se concentra em uma discussão dialógica. Importa mencionar que, para a composição do roteiro, Manuel Gusmão propõe uma colagem, recurso utilizado em alguns textos pelo poeta da Gândara. Para tanto, o ensaísta faz de Finisterra: paisagem e povoamento (1978) o cerne para a estrutura fílmica proposta, uma vez que, com o intuito de constituir um fio narrativo, é esta a obra que fornece ao média-metragem seus personagens e conflitos. Esses trechos se unem a outros fragmentos, retirados de outras obras de Carlos de Oliveira. É, então, a partir dessa costura de fragmentos que se tem a possibilidade de uma expansão da obra de Carlos de Oliveira pelas mãos de Manuel Gusmão, de modo que, como nos versos de Lavoisier, de Sobre o lado esquerdo (1968), se coloca em prática a ideia de uma poesia capaz de sonhar outra forma.In this present thesis, it is studied the cinematograph rereading proposed by the critic and poet Manuel Gusmão when writting the script of Carlos de Oliveira Sobre o lado esquerdo (2007), directed by Margarida Gil. It is realized by Manuel Gusmão, a well knowm poet and critic that widely studied the work of Gândaras author, an attempt to expand cinematography and poetically the authors Carlos de Oliveira work. But not only, once its possible to notice, specially on A terceira mão (2008), an attempt of thinking, and sometimes solve some of centrals aspects of Carlos de Oliveiras poetic work. For this purpose, this research concentrates in the concept of dialogism, because is noticeable in the Manuel Gusmãos poetry and academic work, as it proves his books title: Uma razão dialógica (2011). Furthermore, its relevant to know that Carlos de Oliveiras poetry concept also concentrate on dialogism idea, specially on O aprendiz de feiticeiro (1971). Its important to keep in mind that, to write the script, Manuel Gusmão uses the concept of collage, same resource as Carlos de Oliveira to compose some of his texts. For the movies script, Manuel Gusmão proposes a collage with fragments of Carlos de Oliveiras work. For this, the essayist finds in Finisterra: paisagem e povoamento the movies heart, since, in order to constitute a narrative, this is the book that provides the characters. From this union of fragments, weve got the possibility of an expansion of Carlos de Oliveiras work by Manuel Gusmãos hands, in a way, to use the ideia of Lavoisier, from Sobre o lado esquerdo (1968), to put in practice the proposal of: every poem, / in its uncertain / calligraphic profile, / is already dreaming / of another form1 (OLIVEIRA, 2004b, p. 53).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPoesia portuguesa Historia e criticaGusmão, Manuel , 1945- Crítica e interpretaçãoCinema e literaturaOliveira, Carlos de , 1921-1981 Critica e interpretaçãoManuel GusmãoCarlos de Oliveiracinemapoesialiteratura portuguesa moderna e contemporâneaCada poema já sonha outra forma: Poesia e poética cinematográfica em Carlos de Oliveira e Manuel Gusmãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpatr_cia_resende_pereira_tese.pdfapplication/pdf4055794https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B7DLDT/1/patr_cia_resende_pereira_tese.pdf10f02e55e5b5ee673030ac471baaf7d2MD51TEXTpatr_cia_resende_pereira_tese.pdf.txtpatr_cia_resende_pereira_tese.pdf.txtExtracted texttext/plain582416https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B7DLDT/2/patr_cia_resende_pereira_tese.pdf.txt5a03482bdb2a37ee68beec424098a45bMD521843/LETR-B7DLDT2019-11-14 15:30:30.838oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B7DLDTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:30:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cada poema já sonha outra forma: Poesia e poética cinematográfica em Carlos de Oliveira e Manuel Gusmão
title Cada poema já sonha outra forma: Poesia e poética cinematográfica em Carlos de Oliveira e Manuel Gusmão
spellingShingle Cada poema já sonha outra forma: Poesia e poética cinematográfica em Carlos de Oliveira e Manuel Gusmão
Patrícia Resende Pereira
Manuel Gusmão
Carlos de Oliveira
cinema
poesia
literatura portuguesa moderna e contemporânea
Poesia portuguesa Historia e critica
Gusmão, Manuel , 1945- Crítica e interpretação
Cinema e literatura
Oliveira, Carlos de , 1921-1981 Critica e interpretação
title_short Cada poema já sonha outra forma: Poesia e poética cinematográfica em Carlos de Oliveira e Manuel Gusmão
title_full Cada poema já sonha outra forma: Poesia e poética cinematográfica em Carlos de Oliveira e Manuel Gusmão
title_fullStr Cada poema já sonha outra forma: Poesia e poética cinematográfica em Carlos de Oliveira e Manuel Gusmão
title_full_unstemmed Cada poema já sonha outra forma: Poesia e poética cinematográfica em Carlos de Oliveira e Manuel Gusmão
title_sort Cada poema já sonha outra forma: Poesia e poética cinematográfica em Carlos de Oliveira e Manuel Gusmão
author Patrícia Resende Pereira
author_facet Patrícia Resende Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvana Maria Pessoa de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Zilda Ferreira Cury
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Raquel dos Santos Madanelo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ida Maria Santos Ferreira Alves
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Sandro Santos Ornellas
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrícia Resende Pereira
contributor_str_mv Silvana Maria Pessoa de Oliveira
Maria Zilda Ferreira Cury
Raquel dos Santos Madanelo
Ida Maria Santos Ferreira Alves
Sandro Santos Ornellas
dc.subject.por.fl_str_mv Manuel Gusmão
Carlos de Oliveira
cinema
poesia
literatura portuguesa moderna e contemporânea
topic Manuel Gusmão
Carlos de Oliveira
cinema
poesia
literatura portuguesa moderna e contemporânea
Poesia portuguesa Historia e critica
Gusmão, Manuel , 1945- Crítica e interpretação
Cinema e literatura
Oliveira, Carlos de , 1921-1981 Critica e interpretação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Poesia portuguesa Historia e critica
Gusmão, Manuel , 1945- Crítica e interpretação
Cinema e literatura
Oliveira, Carlos de , 1921-1981 Critica e interpretação
description Esta tese propõe um estudo da releitura cinematográfica realizada pelo ensaísta e poeta Manuel Gusmão na escrita do roteiro do média-metragem Carlos de Oliveira Sobre o lado esquerdo (2007), dirigido por Margarida Gil. A partir do filme, pode-se perceber que Manuel Gusmão, poeta renomado e acadêmico que estudou por anos os livros de Carlos de Oliveira, expande a obra do poeta da Gândara no cinema. Mas não só, uma vez que é possível verificar, especialmente no livro A terceira mão (2008), uma tentativa de pensar (e solucionar) ali alguns aspectos centrais da poética de Carlos de Oliveira. Para alcançar este objetivo, a pesquisa centra-se no conceito de dialogismo, escolha que se justifica quando se leva em consideração que está presente nas obras poéticas e ensaísticas de Manuel Gusmão, como comprova o título do livro que reúne seus textos acadêmicos, Uma razão dialógica (2011). Acrescenta-se a isso o fato de que a concepção de poesia de Carlos de Oliveira, especialmente quando se tem em mente as reflexões contidas em O aprendiz de feiticeiro (1971), também se concentra em uma discussão dialógica. Importa mencionar que, para a composição do roteiro, Manuel Gusmão propõe uma colagem, recurso utilizado em alguns textos pelo poeta da Gândara. Para tanto, o ensaísta faz de Finisterra: paisagem e povoamento (1978) o cerne para a estrutura fílmica proposta, uma vez que, com o intuito de constituir um fio narrativo, é esta a obra que fornece ao média-metragem seus personagens e conflitos. Esses trechos se unem a outros fragmentos, retirados de outras obras de Carlos de Oliveira. É, então, a partir dessa costura de fragmentos que se tem a possibilidade de uma expansão da obra de Carlos de Oliveira pelas mãos de Manuel Gusmão, de modo que, como nos versos de Lavoisier, de Sobre o lado esquerdo (1968), se coloca em prática a ideia de uma poesia capaz de sonhar outra forma.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T23:53:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T23:53:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-B7DLDT
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-B7DLDT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B7DLDT/1/patr_cia_resende_pereira_tese.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B7DLDT/2/patr_cia_resende_pereira_tese.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 10f02e55e5b5ee673030ac471baaf7d2
5a03482bdb2a37ee68beec424098a45b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589277038149632