Teletrabalho em um campus do IF Sudeste MG: proposição de um programa de capacitação para gestores e servidores TAEs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Vinícius Amaral
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29208
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar os impactos do teletrabalho, em um contexto imposto pela pandemia de Covid-19, sobre o desenvolvimento das atividades laborais dos servidores Técnico Administrativos em Educação (TAEs) do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG. Como objetivos específicos, procurou-se: (i) traçar o perfil dos servidores TAEs do campus Juiz de Fora; (ii) verificar a preparação técnica da força de trabalho para o desenvolvimento deste novo modelo de trabalho; (iii) apurar a adesão/disposição dos servidores TAEs para o ingresso ou não neste novo modelo laboral, após sua implementação formal, conforme preconizado pelo Programa de Gestão do Governo Federal na figura da IN 65 de 2021 e Decreto 11.072 de 2022; (iv) propor, na figura de um produto/artefato tecnológico, um programa de capacitação voltado à qualificação dos gestores e dos servidores TAEs do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, optantes em aderir ao Programa de Gestão e Desempenho do Governo Federal na modalidade de teletrabalho. Procedimentos/Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa de caráter descritivo. Dividida em duas etapas, primeiramente foi utilizada como procedimento metodológico a técnica de entrevistas semiestruturadas com os gestores do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG e a aplicação de questionário junto aos servidores TAEs do campus. Com base na análise das informações levantadas, juntamente com a pesquisa bibliográfica e documental, partiu-se para a segunda etapa, que foi a proposição de um programa de capacitação destinado à preparação e qualificação dos gestores e dos servidores TAEs do campus optantes pela adesão ao Programa de Gestão e Desempenho na modalidade de teletrabalho. Resultados: Os resultados desta pesquisa evidenciam que o desenvolvimento das atividades laborais dos servidores TAEs do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG sob o regime de teletrabalho acarretou uma série de impactos, tanto positivos quanto negativos. Detectou-se que não houve qualquer tipo de preparação ou treinamento para que os servidores pudessem exercer suas atividades laborais de forma remota. Também, foi apurado dentre os servidores TAEs que mais de dois terços destes atores têm disposição para a adesão à modalidade de teletrabalho do PGD e, que o corpo gerencial é favorável à implantação do PGD no campus. A análise dos resultados desta pesquisa, em conjunto com a revisão bibliográfica, evidencia a necessidade de capacitação da força de trabalho para o ingresso ao novo regime de trabalho e com isso é proposto um programa de capacitação para que os gestores e teletrabalhadores possam se preparar melhor para enfrentar os desafios e melhor usufruir dos benefícios deste novo modelo laboral. Implicações práticas: Acredita-se que um dos fatores para o sucesso do teletrabalho esteja ligado à preparação e qualificação não só dos servidores optantes por este modelo de trabalho, mas também dos gestores da instituição, responsáveis estes, mesmo que não optantes pela adesão ao modelo de teletrabalho, pelo acompanhamento e avaliação do teletrabalho realizado por seus subordinados. Espera-se que a efetiva aplicação do programa de capacitação proposto nesta pesquisa, contribua para a otimização do teletrabalho realizado na instituição, com maior motivação e comprometimento dos participantes com os objetivos institucionais. Vislumbra-se também uma racionalização dos custos institucionais, promoção da gestão por produtividade e elevação da qualidade das entregas dos participantes, além de uma cultura mais orientada a resultados. O impacto estimado é que a organização proporcione relevante aumento na qualidade dos serviços prestados à sociedade. Originalidade e contribuições: A produção técnica/tecnológica consistiu-se na proposição de um programa de capacitação para os servidores optantes pelo modelo de teletrabalho do Programa de Gestão e os gestores do campus Juiz de Fora da instituição, aventado com base nas pesquisas bibliográficas, nas legislações vigentes acerca do tema de estudo e nas opiniões coletadas entre os gestores e servidores TAEs em teletrabalho durante o período da pandemia do Covid-19. Tem notável potencial de contribuir com a mitigação de possíveis falhas e atritos entre interesses da instituição e os participantes do teletrabalho. Sua originalidade consiste no fato de existirem raros relatos de programas de capacitação voltados à preparação e qualificação de teletrabalhadores nas organizações públicas que já possuem o teletrabalho formalmente implementado. Possui aderência com a linha de atuação científico tecnológica – LACT 1: Estratégia, Governo e Desenvolvimento, por se tratar de programa de capacitação que visa preparar gestores e servidores para este novo modelo de trabalho. Produção Técnica/Tecnológica: A produção técnica/tecnológica consistiu-se na proposição de um programa de capacitação para a preparação e qualificação de servidores que de alguma forma estão envolvidos com a modalidade de teletrabalho do Programa de Gestão e Desempenho. Desta forma, se enquadra como processo de gestão, pertencente ao Eixo 1 – Produtos e Processos. Quanto à sua aplicabilidade, pode ser utilizado para otimização deste modelo de trabalho e, ainda, ser replicado para outros campi ou outras instituições similares que tenham interesse em utilizá-lo. Trata-se de uma produção de baixo custo e moderada complexidade, sua inovação se caracteriza pelo fato de a instituição não possuir programa de treinamento e capacitação para o teletrabalho
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Como objetivos específicos, procurou-se: (i) traçar o perfil dos servidores TAEs do campus Juiz de Fora; (ii) verificar a preparação técnica da força de trabalho para o desenvolvimento deste novo modelo de trabalho; (iii) apurar a adesão/disposição dos servidores TAEs para o ingresso ou não neste novo modelo laboral, após sua implementação formal, conforme preconizado pelo Programa de Gestão do Governo Federal na figura da IN 65 de 2021 e Decreto 11.072 de 2022; (iv) propor, na figura de um produto/artefato tecnológico, um programa de capacitação voltado à qualificação dos gestores e dos servidores TAEs do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, optantes em aderir ao Programa de Gestão e Desempenho do Governo Federal na modalidade de teletrabalho. Procedimentos/Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa de caráter descritivo. Dividida em duas etapas, primeiramente foi utilizada como procedimento metodológico a técnica de entrevistas semiestruturadas com os gestores do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG e a aplicação de questionário junto aos servidores TAEs do campus. Com base na análise das informações levantadas, juntamente com a pesquisa bibliográfica e documental, partiu-se para a segunda etapa, que foi a proposição de um programa de capacitação destinado à preparação e qualificação dos gestores e dos servidores TAEs do campus optantes pela adesão ao Programa de Gestão e Desempenho na modalidade de teletrabalho. Resultados: Os resultados desta pesquisa evidenciam que o desenvolvimento das atividades laborais dos servidores TAEs do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG sob o regime de teletrabalho acarretou uma série de impactos, tanto positivos quanto negativos. Detectou-se que não houve qualquer tipo de preparação ou treinamento para que os servidores pudessem exercer suas atividades laborais de forma remota. Também, foi apurado dentre os servidores TAEs que mais de dois terços destes atores têm disposição para a adesão à modalidade de teletrabalho do PGD e, que o corpo gerencial é favorável à implantação do PGD no campus. A análise dos resultados desta pesquisa, em conjunto com a revisão bibliográfica, evidencia a necessidade de capacitação da força de trabalho para o ingresso ao novo regime de trabalho e com isso é proposto um programa de capacitação para que os gestores e teletrabalhadores possam se preparar melhor para enfrentar os desafios e melhor usufruir dos benefícios deste novo modelo laboral. Implicações práticas: Acredita-se que um dos fatores para o sucesso do teletrabalho esteja ligado à preparação e qualificação não só dos servidores optantes por este modelo de trabalho, mas também dos gestores da instituição, responsáveis estes, mesmo que não optantes pela adesão ao modelo de teletrabalho, pelo acompanhamento e avaliação do teletrabalho realizado por seus subordinados. Espera-se que a efetiva aplicação do programa de capacitação proposto nesta pesquisa, contribua para a otimização do teletrabalho realizado na instituição, com maior motivação e comprometimento dos participantes com os objetivos institucionais. Vislumbra-se também uma racionalização dos custos institucionais, promoção da gestão por produtividade e elevação da qualidade das entregas dos participantes, além de uma cultura mais orientada a resultados. O impacto estimado é que a organização proporcione relevante aumento na qualidade dos serviços prestados à sociedade. Originalidade e contribuições: A produção técnica/tecnológica consistiu-se na proposição de um programa de capacitação para os servidores optantes pelo modelo de teletrabalho do Programa de Gestão e os gestores do campus Juiz de Fora da instituição, aventado com base nas pesquisas bibliográficas, nas legislações vigentes acerca do tema de estudo e nas opiniões coletadas entre os gestores e servidores TAEs em teletrabalho durante o período da pandemia do Covid-19. Tem notável potencial de contribuir com a mitigação de possíveis falhas e atritos entre interesses da instituição e os participantes do teletrabalho. Sua originalidade consiste no fato de existirem raros relatos de programas de capacitação voltados à preparação e qualificação de teletrabalhadores nas organizações públicas que já possuem o teletrabalho formalmente implementado. Possui aderência com a linha de atuação científico tecnológica – LACT 1: Estratégia, Governo e Desenvolvimento, por se tratar de programa de capacitação que visa preparar gestores e servidores para este novo modelo de trabalho. Produção Técnica/Tecnológica: A produção técnica/tecnológica consistiu-se na proposição de um programa de capacitação para a preparação e qualificação de servidores que de alguma forma estão envolvidos com a modalidade de teletrabalho do Programa de Gestão e Desempenho. Desta forma, se enquadra como processo de gestão, pertencente ao Eixo 1 – Produtos e Processos. Quanto à sua aplicabilidade, pode ser utilizado para otimização deste modelo de trabalho e, ainda, ser replicado para outros campi ou outras instituições similares que tenham interesse em utilizá-lo. Trata-se de uma produção de baixo custo e moderada complexidade, sua inovação se caracteriza pelo fato de a instituição não possuir programa de treinamento e capacitação para o teletrabalhoTitle: Telework in a campus of IF Sudeste MG: proposition of a training program for managers and TAEs servers. Objective of the work: This research aims to investigate the impacts of telework on the work activities of TechnicalAdministrative Education Servers (TAEs) at the Juiz de Fora campus of IF Sudeste MG, in the context of the Covid-19 pandemic. The study seeks to: (i) profile the TAEs servers at the campus, (ii) assess their technical preparation for telework, (iii) evaluate their willingness to participate in telework after its formal implementation, and (iv) propose a training program to prepare managers and TAEs servers for telework as recommended by the Management and Performance Program of the Federal Government under IN 65 of 2021 and Decree 11.072 of 2022. Procedures/Method: This is an applied research study with a qualitative descriptive approach. The study involved semi-structured interviews with managers at the Juiz de Fora campus and a questionnaire for TAEs servers. The data collected from the study were analysed along with bibliographic and documentary research to propose a training program for managers and TAEs servers to optimize telework at the institution. Results: The research findings reveal that telework has had both positive and negative impacts on the work activities of TAEs servers at the Juiz de Fora campus of IF Sudeste MG. The study found that there was no preparation or training provided for servers to perform their work activities remotely. It was evidenced, over two-thirds of the TAEs servers expressed willingness to participate in the telework modality under the Management and Performance Program. The research highlights the need for training of the workforce to join the new work regime and proposes a training program to better prepare managers and teleworkers to face the challenges and benefits of this new labour model. Pratical Implications: It is believed that one of the factors for the success of telework is linked to the preparation and qualification not only of the servers who opted for this model of work, but also the managers of the institution, who are responsible, even if not opting for adherence to the telework model, for monitoring and evaluation of telework performed by their subordinates. It is expected that the effective application of the training program proposed in this research, will contribute to the optimization of telework performed in the institution, with greater motivation and commitment of participants to the institutional objectives. We also foresee a rationalization of institutional costs, promotion of management by productivity and improvement of the quality of the participants' deliveries, as well as a more results-oriented culture. The estimated impact is that the organization will provide a significant increase in the quality of services provided to society. Originality and contributions: The technical/technological production comprised the development of a training program tailored for both the servers who have opted for the telecommuting model of the Management Program and the managers of the Juiz de Fora campus of the institution. This endeavour was conducted through extensive bibliographic research, an analysis of the current legislations pertaining to the study subject, and the collation of opinions from the telecommuting managers and TAEs servers during the Covid-19 pandemic period. It exhibits notable potential to mitigate potential failures and conflicts of interest that may arise between the institution and its telecommuting participants. Its novelty lies in the dearth of literature concerning training programs aimed at the preparation and qualification of teleworkers in public organizations with established telecommuting protocols. This program aligns with the scientific and technological line of action - LACT 1: Strategy, Government, and Development, as it aims to equip managers and civil servants with the requisite skills for this emerging working model. Technical/Technological Prodution: The technical/technological production entailed the proposition of a training program for the preparation and qualification of personnel involved in the telecommuting modality of the Management and Performance Program. Hence, it aligns with the management processes under Axis 1 - Products and Processes. With regards to its applicability, it can be leveraged to optimize this work model and can also be replicated in other campuses or institutions. This production is low-cost and moderately complex, with its innovation being attributed to the institution's absence of a training program for telecommuting112 p.Lima, Raphael Jonathas da Costahttp://lattes.cnpq.br/7375738037025795Abreu, Júlio Cesar Andrade dehttp://lattes.cnpq.br/7060564895078069Teixeira, Tadeu Gomeshttp://lattes.cnpq.br/1407576230140190http://lattes.cnpq.br/8077361709412135Guimarães, Vinícius Amaral2023-06-23T18:03:50Z2023-06-23T18:03:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUIMARÃES, Vinícius Amaral. Teletrabalho em um campus do IF Sudeste MG: proposição de um programa de capacitação para gestores e servidores TAEs. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29208CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-06-23T18:03:54Zoai:app.uff.br:1/29208Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-06-23T18:03:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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description A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar os impactos do teletrabalho, em um contexto imposto pela pandemia de Covid-19, sobre o desenvolvimento das atividades laborais dos servidores Técnico Administrativos em Educação (TAEs) do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG. Como objetivos específicos, procurou-se: (i) traçar o perfil dos servidores TAEs do campus Juiz de Fora; (ii) verificar a preparação técnica da força de trabalho para o desenvolvimento deste novo modelo de trabalho; (iii) apurar a adesão/disposição dos servidores TAEs para o ingresso ou não neste novo modelo laboral, após sua implementação formal, conforme preconizado pelo Programa de Gestão do Governo Federal na figura da IN 65 de 2021 e Decreto 11.072 de 2022; (iv) propor, na figura de um produto/artefato tecnológico, um programa de capacitação voltado à qualificação dos gestores e dos servidores TAEs do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG, optantes em aderir ao Programa de Gestão e Desempenho do Governo Federal na modalidade de teletrabalho. Procedimentos/Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa de caráter descritivo. Dividida em duas etapas, primeiramente foi utilizada como procedimento metodológico a técnica de entrevistas semiestruturadas com os gestores do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG e a aplicação de questionário junto aos servidores TAEs do campus. Com base na análise das informações levantadas, juntamente com a pesquisa bibliográfica e documental, partiu-se para a segunda etapa, que foi a proposição de um programa de capacitação destinado à preparação e qualificação dos gestores e dos servidores TAEs do campus optantes pela adesão ao Programa de Gestão e Desempenho na modalidade de teletrabalho. Resultados: Os resultados desta pesquisa evidenciam que o desenvolvimento das atividades laborais dos servidores TAEs do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG sob o regime de teletrabalho acarretou uma série de impactos, tanto positivos quanto negativos. Detectou-se que não houve qualquer tipo de preparação ou treinamento para que os servidores pudessem exercer suas atividades laborais de forma remota. Também, foi apurado dentre os servidores TAEs que mais de dois terços destes atores têm disposição para a adesão à modalidade de teletrabalho do PGD e, que o corpo gerencial é favorável à implantação do PGD no campus. A análise dos resultados desta pesquisa, em conjunto com a revisão bibliográfica, evidencia a necessidade de capacitação da força de trabalho para o ingresso ao novo regime de trabalho e com isso é proposto um programa de capacitação para que os gestores e teletrabalhadores possam se preparar melhor para enfrentar os desafios e melhor usufruir dos benefícios deste novo modelo laboral. Implicações práticas: Acredita-se que um dos fatores para o sucesso do teletrabalho esteja ligado à preparação e qualificação não só dos servidores optantes por este modelo de trabalho, mas também dos gestores da instituição, responsáveis estes, mesmo que não optantes pela adesão ao modelo de teletrabalho, pelo acompanhamento e avaliação do teletrabalho realizado por seus subordinados. Espera-se que a efetiva aplicação do programa de capacitação proposto nesta pesquisa, contribua para a otimização do teletrabalho realizado na instituição, com maior motivação e comprometimento dos participantes com os objetivos institucionais. Vislumbra-se também uma racionalização dos custos institucionais, promoção da gestão por produtividade e elevação da qualidade das entregas dos participantes, além de uma cultura mais orientada a resultados. O impacto estimado é que a organização proporcione relevante aumento na qualidade dos serviços prestados à sociedade. Originalidade e contribuições: A produção técnica/tecnológica consistiu-se na proposição de um programa de capacitação para os servidores optantes pelo modelo de teletrabalho do Programa de Gestão e os gestores do campus Juiz de Fora da instituição, aventado com base nas pesquisas bibliográficas, nas legislações vigentes acerca do tema de estudo e nas opiniões coletadas entre os gestores e servidores TAEs em teletrabalho durante o período da pandemia do Covid-19. Tem notável potencial de contribuir com a mitigação de possíveis falhas e atritos entre interesses da instituição e os participantes do teletrabalho. Sua originalidade consiste no fato de existirem raros relatos de programas de capacitação voltados à preparação e qualificação de teletrabalhadores nas organizações públicas que já possuem o teletrabalho formalmente implementado. 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