Estudo para implementação de um sistema de roteirização e um novo centro de distribuição para uma empresa de água mineral do sul de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Matheus Guilherme
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3231
Resumo: No transporte de carga, os veículos são roteirizados para atender a distribuição de produtos, obedecendo a critérios e restrições impostos por clientes e fornecedores. As empresas, ainda que de menor porte, vem cada vez mais sendo requisitadas no que tange a otimização de serviços o que gera uma crescente complexidade em seus mecanismos de , distribuição fisica. A medida que a complexidade dos problemas aumenta, surge a necessidade de se estudar e utilizar abordagens sistêmicas e/ou otimizações, possibilitando que as empresas consigam melhorias nos seus processos. Diante destas características este trabalho tem por objetivo analisar a distribuiçã,o fisica e a rotina operacional de roteirização e programação de veículos de uma empresa de Agua Mineral localizada no sul de Minas Gerais, as margens da BR 354. Após uma revisão bibliográfica sobre os principais temas envolvidos, foi realizado um estudo de caso nesta empresa, caracterizada como de médio porte, com 12 anos de atuação na área e um relevante processo de distribuição fisica e roteirização, ainda que não estruturado. Para a condução da pesquisa, foram utilizadas como fontes de evidências: documentação, registros em arquivos e observação direta. Como resultado do estudo, foi feita uma descrição geral do processo operacional de distribuição fisica visando identificar os fatores considerados críticos para o processo. Especial atenção foi dedicada ao processo de roteirização e programação de veículos bem como localização de um possível centro de distribuição (CD), seguindo como referência os conceitos encontrados na literatura especializada. Como conclusão geral, pode-se afmnar que a empresa ainda é carente de informações detalhadas sobre seus clientes e que a aplicação do planejamento desenvolvido neste trabalho melhoraria significativamente a dinâmica de distribuição de produtos atualmente praticada
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