Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30657 |
Resumo: | A cadeia logística da indústria de óleo e gás é composta pela exploração e produção do petróleo, refino para produção de seus derivados e, por fim o principal objetivo, que é ofertar estes produtos ao mercado consumidor. Devido a diversos fatores como crises econômicas, desinvestimentos neste setor e surgimento de concorrentes e novas fontes de energia, tornou-se necessário às organizações neste ramo adotarem medidas como a redução de custos operacionais e logísticos, melhoria no nível de serviço e melhor utilização de seus ativos com o objetivo de se manterem vivas e competitivas no mercado. Diante deste contexto, a logística possui papel primordial em empresas que tratam da comercialização e distribuição de combustíveis para o mercado consumidor. Deste modo, estratégias como a roteirização e o dimensionamento de frota de veículos são medidas para redução dos custos logísticos e aumento do nível de serviço. A tomada de decisão sobre o dimensionamento de frota de veículos abrange a análise de diversas variáveis e restrições específicas em cada situação abordada, portanto, tornaria-se extremamente complexa sem o auxílio de uma ferramenta computacional. Assim, este projeto propõe um modelo matemático para melhoria da roteirização e dimensionamento de uma frota de caminhões tanque, que minimize os custos logísticos de transporte e distribuição dos combustíveis líquidos. |
id |
UFF-2_0e95632ba39c6c805962c8e1b2173bc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30657 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveisRoteirizaçãoTransporte de cargaDimensionamento de frotaModelagem matemáticaTransporte de cargasEngenharia de ProduçãoLogísticaModelagemRoutingCargo transportFleet sizingMathematical modelingA cadeia logística da indústria de óleo e gás é composta pela exploração e produção do petróleo, refino para produção de seus derivados e, por fim o principal objetivo, que é ofertar estes produtos ao mercado consumidor. Devido a diversos fatores como crises econômicas, desinvestimentos neste setor e surgimento de concorrentes e novas fontes de energia, tornou-se necessário às organizações neste ramo adotarem medidas como a redução de custos operacionais e logísticos, melhoria no nível de serviço e melhor utilização de seus ativos com o objetivo de se manterem vivas e competitivas no mercado. Diante deste contexto, a logística possui papel primordial em empresas que tratam da comercialização e distribuição de combustíveis para o mercado consumidor. Deste modo, estratégias como a roteirização e o dimensionamento de frota de veículos são medidas para redução dos custos logísticos e aumento do nível de serviço. A tomada de decisão sobre o dimensionamento de frota de veículos abrange a análise de diversas variáveis e restrições específicas em cada situação abordada, portanto, tornaria-se extremamente complexa sem o auxílio de uma ferramenta computacional. Assim, este projeto propõe um modelo matemático para melhoria da roteirização e dimensionamento de uma frota de caminhões tanque, que minimize os custos logísticos de transporte e distribuição dos combustíveis líquidos.The logistics chain of the oil and gas industry comprises the exploration and production of oil, refining for the production of its derivatives and finally the main objective, which is to offer these products to the consumer market. Due to several factors such as economic crises, divestments in this sector and emergence of competitors and new energy sources, it became necessary for organizations in this field to adopt measures such as reduction of operational and logistical costs, improvement in service level and better use of your assets with the objective of keeping themselves alive and competitive in the market.In this context, logistics has a primordial role in companies dealing with the sale and distribution of fuels for the consumer market. Thus, strategies such as routing and sizing the vehicle fleet are measures to reduce logistical costs and increase the level of service. Decision-making on vehicle fleet sizing encompasses the analysis of several variables and specific constraints in each situation addressed, so it would become extremely complex without the aid of a computational tool.Thus, this project proposes a mathematical model for improving the routing and sizing of a fleet of tank trucks, which minimizes the logistical costs of transporting and distributing liquid fuel.95 f.Meza, Edwin Benito MitaccVianna, Dalessandro SoaresMachado, Flávio SilvaMora-Camino, Félix Antoine ClaudeMiranda, Filipe Dublasievicz de2023-09-29T15:39:07Z2023-09-29T15:39:07Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMIRANDA, Filipe Dublasievicz de. Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis. 2021. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio Das Ostras, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30657CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-29T15:39:12Zoai:app.uff.br:1/30657Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:08.986995Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis |
title |
Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis |
spellingShingle |
Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis Miranda, Filipe Dublasievicz de Roteirização Transporte de carga Dimensionamento de frota Modelagem matemática Transporte de cargas Engenharia de Produção Logística Modelagem Routing Cargo transport Fleet sizing Mathematical modeling |
title_short |
Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis |
title_full |
Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis |
title_fullStr |
Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis |
title_full_unstemmed |
Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis |
title_sort |
Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis |
author |
Miranda, Filipe Dublasievicz de |
author_facet |
Miranda, Filipe Dublasievicz de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Meza, Edwin Benito Mitacc Vianna, Dalessandro Soares Machado, Flávio Silva Mora-Camino, Félix Antoine Claude |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Filipe Dublasievicz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Roteirização Transporte de carga Dimensionamento de frota Modelagem matemática Transporte de cargas Engenharia de Produção Logística Modelagem Routing Cargo transport Fleet sizing Mathematical modeling |
topic |
Roteirização Transporte de carga Dimensionamento de frota Modelagem matemática Transporte de cargas Engenharia de Produção Logística Modelagem Routing Cargo transport Fleet sizing Mathematical modeling |
description |
A cadeia logística da indústria de óleo e gás é composta pela exploração e produção do petróleo, refino para produção de seus derivados e, por fim o principal objetivo, que é ofertar estes produtos ao mercado consumidor. Devido a diversos fatores como crises econômicas, desinvestimentos neste setor e surgimento de concorrentes e novas fontes de energia, tornou-se necessário às organizações neste ramo adotarem medidas como a redução de custos operacionais e logísticos, melhoria no nível de serviço e melhor utilização de seus ativos com o objetivo de se manterem vivas e competitivas no mercado. Diante deste contexto, a logística possui papel primordial em empresas que tratam da comercialização e distribuição de combustíveis para o mercado consumidor. Deste modo, estratégias como a roteirização e o dimensionamento de frota de veículos são medidas para redução dos custos logísticos e aumento do nível de serviço. A tomada de decisão sobre o dimensionamento de frota de veículos abrange a análise de diversas variáveis e restrições específicas em cada situação abordada, portanto, tornaria-se extremamente complexa sem o auxílio de uma ferramenta computacional. Assim, este projeto propõe um modelo matemático para melhoria da roteirização e dimensionamento de uma frota de caminhões tanque, que minimize os custos logísticos de transporte e distribuição dos combustíveis líquidos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-09-29T15:39:07Z 2023-09-29T15:39:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIRANDA, Filipe Dublasievicz de. Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis. 2021. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio Das Ostras, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30657 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Filipe Dublasievicz de. Modelo matemático para melhoria na roteirização da frota de caminhões de uma empresa de distribuição de combustíveis. 2021. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio Das Ostras, 2021. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823603135545344 |