Educação e cultura popular no Quilombo do Camorim: jongo, festas, identidades e saberes em trans-formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26140 |
Resumo: | Propõe-se apresentar nesse trabalho as principais manifestações culturais e educativas da Associação Cultural Quilombo do Camorim (ACUCA), com o objetivo de problematizar e destacar o território como um espaço educativo que colabora nos processos de trans-formação das identidades e culturas. Buscou-se também registrar, por meio de notas e cadernos de campo, fotografias e entrevistas, as histórias dos integrantes da ACUCA, revelando-os como protagonistas das práticas educativas e culturais locais. E ainda destacá-los como pessoas que problematizam questões sobre saberes, cultura, racismo em busca de reinventar os processos educativos e culturais, suas práticas e a própria vida. O jongo, nesse trabalho, é o principal elemento que mobiliza a comunidade em busca de suas trans-formações e da conexão com as questões étnico raciais e a ancestralidade de cada um. Os resultados da pesquisa apresentam narrativas orais, imagens e fatos coletados em atividades de campo, festas, oficinas e atividades guiadas. As entrevistas, semiestruturadas, mostram questões-problemas em que os participantes precisaram mobilizar memórias, anseios e processos que envolvem a cultura popular, a comunidade remanescente de quilombo, bem com a própria história e aprendizagens de cada um deles. |
id |
UFF-2_0ed11bea341811479db1fcb0c541d145 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26140 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Educação e cultura popular no Quilombo do Camorim: jongo, festas, identidades e saberes em trans-formaçãoEducaçãoCultura PopularRelações Étnico-RaciaisJongoTransformaçõesCultura popularCultura afro-brasileiraJongo (Dança)QuilomboEducaçãoEducationPopular CultureEthnic-Racial RelationsJongoTransformationsPropõe-se apresentar nesse trabalho as principais manifestações culturais e educativas da Associação Cultural Quilombo do Camorim (ACUCA), com o objetivo de problematizar e destacar o território como um espaço educativo que colabora nos processos de trans-formação das identidades e culturas. Buscou-se também registrar, por meio de notas e cadernos de campo, fotografias e entrevistas, as histórias dos integrantes da ACUCA, revelando-os como protagonistas das práticas educativas e culturais locais. E ainda destacá-los como pessoas que problematizam questões sobre saberes, cultura, racismo em busca de reinventar os processos educativos e culturais, suas práticas e a própria vida. O jongo, nesse trabalho, é o principal elemento que mobiliza a comunidade em busca de suas trans-formações e da conexão com as questões étnico raciais e a ancestralidade de cada um. Os resultados da pesquisa apresentam narrativas orais, imagens e fatos coletados em atividades de campo, festas, oficinas e atividades guiadas. As entrevistas, semiestruturadas, mostram questões-problemas em que os participantes precisaram mobilizar memórias, anseios e processos que envolvem a cultura popular, a comunidade remanescente de quilombo, bem com a própria história e aprendizagens de cada um deles.It is proposed to present in this work the main cultural and educational manifestations of the Quilombo do Camorim Cultural Association (ACUCA), with the objective of problematizing and highlighting the territory as an educational space that collaborates in the processes of trans-formation of identities and cultures. It was also sought to record, through notes and field notebooks, photographs and interviews, the stories of ACUCA members, revealing them as protagonists of local educational and cultural practices. And also to highlight them as people who problematize questions about knowledge, culture, racism in search of reinventing educational and cultural processes, their practices and life itself. The jongo, in this work, is the main element that mobilizes the community in search of its transformations and the connection with ethnic-racial issues and the ancestry of each one. The research results present oral narratives, images and facts collected in field activities, parties, workshops and guided activities. The semi-structured interviews show problem-questions in which the participants needed to mobilize memories, anxieties and processes that involve popular culture, the remaining quilombo community, as well as their own history and learning.254 p.Sampaio, Shaula MairaNunes, CíceraFerreira, José ValterAmaral, Marise BassoBarzano, Marco AntônioRamos, AndréiaMonteiro, Érica Aragão2022-08-22T13:20:31Z2022-08-22T13:20:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMONTEIRO, Érica Aragão. Educação e cultura popular no Quilombo do Camorim: jongo, festas, identidades e saberes em trans-formação. 2022. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26140CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-22T13:20:34Zoai:app.uff.br:1/26140Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-22T13:20:34Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e cultura popular no Quilombo do Camorim: jongo, festas, identidades e saberes em trans-formação |
title |
Educação e cultura popular no Quilombo do Camorim: jongo, festas, identidades e saberes em trans-formação |
spellingShingle |
Educação e cultura popular no Quilombo do Camorim: jongo, festas, identidades e saberes em trans-formação Monteiro, Érica Aragão Educação Cultura Popular Relações Étnico-Raciais Jongo Transformações Cultura popular Cultura afro-brasileira Jongo (Dança) Quilombo Educação Education Popular Culture Ethnic-Racial Relations Jongo Transformations |
title_short |
Educação e cultura popular no Quilombo do Camorim: jongo, festas, identidades e saberes em trans-formação |
title_full |
Educação e cultura popular no Quilombo do Camorim: jongo, festas, identidades e saberes em trans-formação |
title_fullStr |
Educação e cultura popular no Quilombo do Camorim: jongo, festas, identidades e saberes em trans-formação |
title_full_unstemmed |
Educação e cultura popular no Quilombo do Camorim: jongo, festas, identidades e saberes em trans-formação |
title_sort |
Educação e cultura popular no Quilombo do Camorim: jongo, festas, identidades e saberes em trans-formação |
author |
Monteiro, Érica Aragão |
author_facet |
Monteiro, Érica Aragão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sampaio, Shaula Maira Nunes, Cícera Ferreira, José Valter Amaral, Marise Basso Barzano, Marco Antônio Ramos, Andréia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Érica Aragão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Cultura Popular Relações Étnico-Raciais Jongo Transformações Cultura popular Cultura afro-brasileira Jongo (Dança) Quilombo Educação Education Popular Culture Ethnic-Racial Relations Jongo Transformations |
topic |
Educação Cultura Popular Relações Étnico-Raciais Jongo Transformações Cultura popular Cultura afro-brasileira Jongo (Dança) Quilombo Educação Education Popular Culture Ethnic-Racial Relations Jongo Transformations |
description |
Propõe-se apresentar nesse trabalho as principais manifestações culturais e educativas da Associação Cultural Quilombo do Camorim (ACUCA), com o objetivo de problematizar e destacar o território como um espaço educativo que colabora nos processos de trans-formação das identidades e culturas. Buscou-se também registrar, por meio de notas e cadernos de campo, fotografias e entrevistas, as histórias dos integrantes da ACUCA, revelando-os como protagonistas das práticas educativas e culturais locais. E ainda destacá-los como pessoas que problematizam questões sobre saberes, cultura, racismo em busca de reinventar os processos educativos e culturais, suas práticas e a própria vida. O jongo, nesse trabalho, é o principal elemento que mobiliza a comunidade em busca de suas trans-formações e da conexão com as questões étnico raciais e a ancestralidade de cada um. Os resultados da pesquisa apresentam narrativas orais, imagens e fatos coletados em atividades de campo, festas, oficinas e atividades guiadas. As entrevistas, semiestruturadas, mostram questões-problemas em que os participantes precisaram mobilizar memórias, anseios e processos que envolvem a cultura popular, a comunidade remanescente de quilombo, bem com a própria história e aprendizagens de cada um deles. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-22T13:20:31Z 2022-08-22T13:20:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MONTEIRO, Érica Aragão. Educação e cultura popular no Quilombo do Camorim: jongo, festas, identidades e saberes em trans-formação. 2022. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26140 |
identifier_str_mv |
MONTEIRO, Érica Aragão. Educação e cultura popular no Quilombo do Camorim: jongo, festas, identidades e saberes em trans-formação. 2022. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1825433549626408960 |