Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22027 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo mostrar, através de uma análise histórica da Astronomia no Brasil, a trajetória da astronomia enquanto ferramenta útil no cotidiano do cidadão comum para a astronomia enquanto uma área de conhecimento mais restrita à comunidade acadêmica, com a chegada da astrofísica ao país e o crescimento do positivismo na sociedade brasileira. Anos depois, o Brasil inicia um processo de levar ao público geral o conhecimento científico que antes estava restrito à academia. Dos centros de divulgação científica e museus criados nas décadas de 1970 e 1980, destaco o Planetário da Gávea, local onde realizei meu trabalho de campo. Nos meses que pude acompanhar as atividades da Fundação Planetário, observei o cotidiano dos astrônomos responsáveis pela divulgação científica, as visitações do público geral e o principal público do Planetário: as escolas. Acompanhei também os astrônomos em visitações que eles realizavam indo às escolas, um projeto que tinha o objetivo de levar o Planetário para as escolas públicas que, por corte de verbas, não podiam ir ao Planetário. A análise que faço do meu trabalho de campo consiste em analisar dois pontos: o público-alvo da divulgação científica e as formas de transmissão de conhecimento, o motivo pelo qual a Ciência é tão importante para todos |
id |
UFF-2_0f08c8599fa6a31cadbc395893728e8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22027 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da GáveaAntropologia da ciênciaDivulgação científicaAstronomiaEducaçãoTransmissão de conhecimentoEnsino de AstronomiaEducação da populaçãoFundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)Anthropology of scienceScience communicationAstronomyEducationKnowledge transmissionEste trabalho tem como objetivo mostrar, através de uma análise histórica da Astronomia no Brasil, a trajetória da astronomia enquanto ferramenta útil no cotidiano do cidadão comum para a astronomia enquanto uma área de conhecimento mais restrita à comunidade acadêmica, com a chegada da astrofísica ao país e o crescimento do positivismo na sociedade brasileira. Anos depois, o Brasil inicia um processo de levar ao público geral o conhecimento científico que antes estava restrito à academia. Dos centros de divulgação científica e museus criados nas décadas de 1970 e 1980, destaco o Planetário da Gávea, local onde realizei meu trabalho de campo. Nos meses que pude acompanhar as atividades da Fundação Planetário, observei o cotidiano dos astrônomos responsáveis pela divulgação científica, as visitações do público geral e o principal público do Planetário: as escolas. Acompanhei também os astrônomos em visitações que eles realizavam indo às escolas, um projeto que tinha o objetivo de levar o Planetário para as escolas públicas que, por corte de verbas, não podiam ir ao Planetário. A análise que faço do meu trabalho de campo consiste em analisar dois pontos: o público-alvo da divulgação científica e as formas de transmissão de conhecimento, o motivo pelo qual a Ciência é tão importante para todosThis work aims to show, through a historic analysis of Astronomy in Brazil, the trajectory of astronomy as an useful tool in the daily life of the common citizen to astronomy as area of knowledge restricted to the academic community, with the arrival of astrophysics in the country and the growth of positivism in Brazilian society. Years later, Brazil starts a process of taking to the general public the scientific knowledge that once was restricted to the Academy. Of all the science communication centers and museums created in the 1970s and 1980s, I highlight Planetário da Gávea, the place I did my field work. During the months I followed the Foundation's activities, I observed the daily life of the astronomers responsible for the science communication, the visitations of the general public and its main public: schools. I also followed astronomers in visitations to public schools, which had suffered of budget cuts and couldn't visit the Planetário. The analysis I make of the field work I made consists of analysing two points: the target audience of the science communication and forms of knowledge transmission, the reason why Science is so important for everyoneMiller, JoanaJacobs, Lydie Oiara BonillaGuedes, Leandro Lage dos SantosPaes, Amanda Toledo do Prado2021-05-12T16:13:58Z2021-05-12T16:13:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPAES, Amanda Toledo do Prado. Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22027Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-20T20:56:23Zoai:app.uff.br:1/22027Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:16.559822Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea |
title |
Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea |
spellingShingle |
Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea Paes, Amanda Toledo do Prado Antropologia da ciência Divulgação científica Astronomia Educação Transmissão de conhecimento Ensino de Astronomia Educação da população Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ) Anthropology of science Science communication Astronomy Education Knowledge transmission |
title_short |
Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea |
title_full |
Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea |
title_fullStr |
Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea |
title_full_unstemmed |
Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea |
title_sort |
Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea |
author |
Paes, Amanda Toledo do Prado |
author_facet |
Paes, Amanda Toledo do Prado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miller, Joana Jacobs, Lydie Oiara Bonilla Guedes, Leandro Lage dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paes, Amanda Toledo do Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia da ciência Divulgação científica Astronomia Educação Transmissão de conhecimento Ensino de Astronomia Educação da população Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ) Anthropology of science Science communication Astronomy Education Knowledge transmission |
topic |
Antropologia da ciência Divulgação científica Astronomia Educação Transmissão de conhecimento Ensino de Astronomia Educação da população Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ) Anthropology of science Science communication Astronomy Education Knowledge transmission |
description |
Este trabalho tem como objetivo mostrar, através de uma análise histórica da Astronomia no Brasil, a trajetória da astronomia enquanto ferramenta útil no cotidiano do cidadão comum para a astronomia enquanto uma área de conhecimento mais restrita à comunidade acadêmica, com a chegada da astrofísica ao país e o crescimento do positivismo na sociedade brasileira. Anos depois, o Brasil inicia um processo de levar ao público geral o conhecimento científico que antes estava restrito à academia. Dos centros de divulgação científica e museus criados nas décadas de 1970 e 1980, destaco o Planetário da Gávea, local onde realizei meu trabalho de campo. Nos meses que pude acompanhar as atividades da Fundação Planetário, observei o cotidiano dos astrônomos responsáveis pela divulgação científica, as visitações do público geral e o principal público do Planetário: as escolas. Acompanhei também os astrônomos em visitações que eles realizavam indo às escolas, um projeto que tinha o objetivo de levar o Planetário para as escolas públicas que, por corte de verbas, não podiam ir ao Planetário. A análise que faço do meu trabalho de campo consiste em analisar dois pontos: o público-alvo da divulgação científica e as formas de transmissão de conhecimento, o motivo pelo qual a Ciência é tão importante para todos |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-05-12T16:13:58Z 2021-05-12T16:13:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAES, Amanda Toledo do Prado. Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22027 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
PAES, Amanda Toledo do Prado. Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823583886835712 |