Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Amanda Toledo do Prado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22027
Resumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar, através de uma análise histórica da Astronomia no Brasil, a trajetória da astronomia enquanto ferramenta útil no cotidiano do cidadão comum para a astronomia enquanto uma área de conhecimento mais restrita à comunidade acadêmica, com a chegada da astrofísica ao país e o crescimento do positivismo na sociedade brasileira. Anos depois, o Brasil inicia um processo de levar ao público geral o conhecimento científico que antes estava restrito à academia. Dos centros de divulgação científica e museus criados nas décadas de 1970 e 1980, destaco o Planetário da Gávea, local onde realizei meu trabalho de campo. Nos meses que pude acompanhar as atividades da Fundação Planetário, observei o cotidiano dos astrônomos responsáveis pela divulgação científica, as visitações do público geral e o principal público do Planetário: as escolas. Acompanhei também os astrônomos em visitações que eles realizavam indo às escolas, um projeto que tinha o objetivo de levar o Planetário para as escolas públicas que, por corte de verbas, não podiam ir ao Planetário. A análise que faço do meu trabalho de campo consiste em analisar dois pontos: o público-alvo da divulgação científica e as formas de transmissão de conhecimento, o motivo pelo qual a Ciência é tão importante para todos
id UFF-2_0f08c8599fa6a31cadbc395893728e8d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22027
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da GáveaAntropologia da ciênciaDivulgação científicaAstronomiaEducaçãoTransmissão de conhecimentoEnsino de AstronomiaEducação da populaçãoFundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)Anthropology of scienceScience communicationAstronomyEducationKnowledge transmissionEste trabalho tem como objetivo mostrar, através de uma análise histórica da Astronomia no Brasil, a trajetória da astronomia enquanto ferramenta útil no cotidiano do cidadão comum para a astronomia enquanto uma área de conhecimento mais restrita à comunidade acadêmica, com a chegada da astrofísica ao país e o crescimento do positivismo na sociedade brasileira. Anos depois, o Brasil inicia um processo de levar ao público geral o conhecimento científico que antes estava restrito à academia. Dos centros de divulgação científica e museus criados nas décadas de 1970 e 1980, destaco o Planetário da Gávea, local onde realizei meu trabalho de campo. Nos meses que pude acompanhar as atividades da Fundação Planetário, observei o cotidiano dos astrônomos responsáveis pela divulgação científica, as visitações do público geral e o principal público do Planetário: as escolas. Acompanhei também os astrônomos em visitações que eles realizavam indo às escolas, um projeto que tinha o objetivo de levar o Planetário para as escolas públicas que, por corte de verbas, não podiam ir ao Planetário. A análise que faço do meu trabalho de campo consiste em analisar dois pontos: o público-alvo da divulgação científica e as formas de transmissão de conhecimento, o motivo pelo qual a Ciência é tão importante para todosThis work aims to show, through a historic analysis of Astronomy in Brazil, the trajectory of astronomy as an useful tool in the daily life of the common citizen to astronomy as area of knowledge restricted to the academic community, with the arrival of astrophysics in the country and the growth of positivism in Brazilian society. Years later, Brazil starts a process of taking to the general public the scientific knowledge that once was restricted to the Academy. Of all the science communication centers and museums created in the 1970s and 1980s, I highlight Planetário da Gávea, the place I did my field work. During the months I followed the Foundation's activities, I observed the daily life of the astronomers responsible for the science communication, the visitations of the general public and its main public: schools. I also followed astronomers in visitations to public schools, which had suffered of budget cuts and couldn't visit the Planetário. The analysis I make of the field work I made consists of analysing two points: the target audience of the science communication and forms of knowledge transmission, the reason why Science is so important for everyoneMiller, JoanaJacobs, Lydie Oiara BonillaGuedes, Leandro Lage dos SantosPaes, Amanda Toledo do Prado2021-05-12T16:13:58Z2021-05-12T16:13:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPAES, Amanda Toledo do Prado. Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22027Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-20T20:56:23Zoai:app.uff.br:1/22027Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:16.559822Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea
title Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea
spellingShingle Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea
Paes, Amanda Toledo do Prado
Antropologia da ciência
Divulgação científica
Astronomia
Educação
Transmissão de conhecimento
Ensino de Astronomia
Educação da população
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)
Anthropology of science
Science communication
Astronomy
Education
Knowledge transmission
title_short Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea
title_full Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea
title_fullStr Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea
title_full_unstemmed Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea
title_sort Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea
author Paes, Amanda Toledo do Prado
author_facet Paes, Amanda Toledo do Prado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miller, Joana
Jacobs, Lydie Oiara Bonilla
Guedes, Leandro Lage dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Amanda Toledo do Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia da ciência
Divulgação científica
Astronomia
Educação
Transmissão de conhecimento
Ensino de Astronomia
Educação da população
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)
Anthropology of science
Science communication
Astronomy
Education
Knowledge transmission
topic Antropologia da ciência
Divulgação científica
Astronomia
Educação
Transmissão de conhecimento
Ensino de Astronomia
Educação da população
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)
Anthropology of science
Science communication
Astronomy
Education
Knowledge transmission
description Este trabalho tem como objetivo mostrar, através de uma análise histórica da Astronomia no Brasil, a trajetória da astronomia enquanto ferramenta útil no cotidiano do cidadão comum para a astronomia enquanto uma área de conhecimento mais restrita à comunidade acadêmica, com a chegada da astrofísica ao país e o crescimento do positivismo na sociedade brasileira. Anos depois, o Brasil inicia um processo de levar ao público geral o conhecimento científico que antes estava restrito à academia. Dos centros de divulgação científica e museus criados nas décadas de 1970 e 1980, destaco o Planetário da Gávea, local onde realizei meu trabalho de campo. Nos meses que pude acompanhar as atividades da Fundação Planetário, observei o cotidiano dos astrônomos responsáveis pela divulgação científica, as visitações do público geral e o principal público do Planetário: as escolas. Acompanhei também os astrônomos em visitações que eles realizavam indo às escolas, um projeto que tinha o objetivo de levar o Planetário para as escolas públicas que, por corte de verbas, não podiam ir ao Planetário. A análise que faço do meu trabalho de campo consiste em analisar dois pontos: o público-alvo da divulgação científica e as formas de transmissão de conhecimento, o motivo pelo qual a Ciência é tão importante para todos
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-05-12T16:13:58Z
2021-05-12T16:13:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAES, Amanda Toledo do Prado. Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22027
Aluno de Graduação
identifier_str_mv PAES, Amanda Toledo do Prado. Divulgação científica e a transmissão de conhecimento: o ensino de astronomia do Planetário da Gávea. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823583886835712