Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Thatiane Costa Neves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26545
Resumo: O presente estudo monográfico trabalhou com o objetivo de conhecer o papel e a importância da afetividade nas interações sociais das infâncias, no desenvolvimento das crianças e no processo de ensino e aprendizagem escolar. Elegeu como metodologia a pesquisa bibliográfica com as obras de Piaget, Vygotsky e Wallon, que fundamentam os temas discutidos Afetividade e Psicologia da Educação e a pesquisa autobiográfica e biográfica, segundo Clandinin e Connelly, Sahagoff e Abrahão, com histórias de vida pessoal e escolar de sujeitos, que narraram suas experiências pessoais e singulares na interação com adultos e também com outras crianças. A afetividade na infância está presente na trajetória escolar e familiar, contribuindo positivamente ou negativamente, nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Por meio de relações interpessoais emocionais, as infâncias convivem com transformações sociais e familiares ocorridas em seus diversos cenários. Esse trabalho destaca experiências infantis nas relações de ensinoaprendizagem tecidas por diversas vivências afetivas. A afetividade, nas interações com as infâncias, envolve uma ação consciente nas atividades de cuidar e educar. Ao chegar no ambiente escolar o indivíduo se depara com um espaço diversificado, permeado por problemas e conflitos, tendo como sua principal tarefa prepara os alunos para superarem suas dificuldades e medos. O humano passa por diversificadas mudanças ao longo de sua vida, levando em consideração o ambiente na qual está inserido. Nesse ilustre trabalho irei pontuar alguns pontos positivos e negativos no desenvolvimento humano enfatizando a afetividade nas relações da infância, de que maneira ela contribui no processo ensino-aprendizagem, surge daí a importância de abordar o tema afetividade nas relações da infância.
id UFF-2_0f86ea09af5926bd22c1838934b4d4c6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26545
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questãoAfetividadeFamíliaEscolaDesenvolvimento e aprendizagemPedagogiaAfetoEscolaAffectivityFamilySchoolDevelopment and learningO presente estudo monográfico trabalhou com o objetivo de conhecer o papel e a importância da afetividade nas interações sociais das infâncias, no desenvolvimento das crianças e no processo de ensino e aprendizagem escolar. Elegeu como metodologia a pesquisa bibliográfica com as obras de Piaget, Vygotsky e Wallon, que fundamentam os temas discutidos Afetividade e Psicologia da Educação e a pesquisa autobiográfica e biográfica, segundo Clandinin e Connelly, Sahagoff e Abrahão, com histórias de vida pessoal e escolar de sujeitos, que narraram suas experiências pessoais e singulares na interação com adultos e também com outras crianças. A afetividade na infância está presente na trajetória escolar e familiar, contribuindo positivamente ou negativamente, nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Por meio de relações interpessoais emocionais, as infâncias convivem com transformações sociais e familiares ocorridas em seus diversos cenários. Esse trabalho destaca experiências infantis nas relações de ensinoaprendizagem tecidas por diversas vivências afetivas. A afetividade, nas interações com as infâncias, envolve uma ação consciente nas atividades de cuidar e educar. Ao chegar no ambiente escolar o indivíduo se depara com um espaço diversificado, permeado por problemas e conflitos, tendo como sua principal tarefa prepara os alunos para superarem suas dificuldades e medos. O humano passa por diversificadas mudanças ao longo de sua vida, levando em consideração o ambiente na qual está inserido. Nesse ilustre trabalho irei pontuar alguns pontos positivos e negativos no desenvolvimento humano enfatizando a afetividade nas relações da infância, de que maneira ela contribui no processo ensino-aprendizagem, surge daí a importância de abordar o tema afetividade nas relações da infância.The present monographic study worked with the objective of knowing the role and importance of affectivity in childhood social interactions, in children's development and in the process of teaching and learning at school. He chose as a methodology the bibliographic research with the works of Piaget, Vygotsky and Wallon, which base the discussed themes Affectivity and Psychology of Education and the autobiographical and biographical research, according to Clandinin and Connelly, Sahagoff and Abrahão, with personal and school life stories of subjects, who narrated their personal and unique experiences in the interaction with adults and also with other children. Affectivity in childhood is present in the school and family trajectory, contributing positively or negatively to the child's learning and development processes. Through emotional interpersonal relationships, childhoods live with social and family changes that occur in their various scenarios. This work highlights children's experiences in the teaching-learning relationships woven by different affective experiences. Affectivity, in interactions with children, involves a conscious action in the activities of caring and educating. Upon arriving at the school environment, the individual is faced with a diverse space, permeated by problems and conflicts, having as its main task prepare students to overcome their difficulties and fears. The human undergoes diverse changes throughout his life, taking into account the environment in which he is inserted. In this illustrious work, I will point out some positive and negative points in human development, emphasizing affectivity in childhood relationships, in which way it contributes to the teaching-learning process, hence the importance of addressing the theme affectivity in childhood relationships.49 f.Schindhelm, Virginia Georghttp://lattes.cnpq.br/3443663375417341Reis, Andréa Cardosohttp://lattes.cnpq.br/6262529739783058Mello, Maristela Barenco Corrêa dehttp://lattes.cnpq.br/6526543800131536http://lattes.cnpq.br/7121939930428626Teixeira, Thatiane Costa Neves2022-10-20T15:01:24Z2022-10-20T15:01:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Thatiane Costa Neves. Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26545CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-20T15:01:28Zoai:app.uff.br:1/26545Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:38.435225Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão
title Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão
spellingShingle Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão
Teixeira, Thatiane Costa Neves
Afetividade
Família
Escola
Desenvolvimento e aprendizagem
Pedagogia
Afeto
Escola
Affectivity
Family
School
Development and learning
title_short Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão
title_full Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão
title_fullStr Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão
title_full_unstemmed Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão
title_sort Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão
author Teixeira, Thatiane Costa Neves
author_facet Teixeira, Thatiane Costa Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schindhelm, Virginia Georg
http://lattes.cnpq.br/3443663375417341
Reis, Andréa Cardoso
http://lattes.cnpq.br/6262529739783058
Mello, Maristela Barenco Corrêa de
http://lattes.cnpq.br/6526543800131536
http://lattes.cnpq.br/7121939930428626
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Thatiane Costa Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Família
Escola
Desenvolvimento e aprendizagem
Pedagogia
Afeto
Escola
Affectivity
Family
School
Development and learning
topic Afetividade
Família
Escola
Desenvolvimento e aprendizagem
Pedagogia
Afeto
Escola
Affectivity
Family
School
Development and learning
description O presente estudo monográfico trabalhou com o objetivo de conhecer o papel e a importância da afetividade nas interações sociais das infâncias, no desenvolvimento das crianças e no processo de ensino e aprendizagem escolar. Elegeu como metodologia a pesquisa bibliográfica com as obras de Piaget, Vygotsky e Wallon, que fundamentam os temas discutidos Afetividade e Psicologia da Educação e a pesquisa autobiográfica e biográfica, segundo Clandinin e Connelly, Sahagoff e Abrahão, com histórias de vida pessoal e escolar de sujeitos, que narraram suas experiências pessoais e singulares na interação com adultos e também com outras crianças. A afetividade na infância está presente na trajetória escolar e familiar, contribuindo positivamente ou negativamente, nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Por meio de relações interpessoais emocionais, as infâncias convivem com transformações sociais e familiares ocorridas em seus diversos cenários. Esse trabalho destaca experiências infantis nas relações de ensinoaprendizagem tecidas por diversas vivências afetivas. A afetividade, nas interações com as infâncias, envolve uma ação consciente nas atividades de cuidar e educar. Ao chegar no ambiente escolar o indivíduo se depara com um espaço diversificado, permeado por problemas e conflitos, tendo como sua principal tarefa prepara os alunos para superarem suas dificuldades e medos. O humano passa por diversificadas mudanças ao longo de sua vida, levando em consideração o ambiente na qual está inserido. Nesse ilustre trabalho irei pontuar alguns pontos positivos e negativos no desenvolvimento humano enfatizando a afetividade nas relações da infância, de que maneira ela contribui no processo ensino-aprendizagem, surge daí a importância de abordar o tema afetividade nas relações da infância.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-20T15:01:24Z
2022-10-20T15:01:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Thatiane Costa Neves. Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26545
identifier_str_mv TEIXEIRA, Thatiane Costa Neves. Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823667928104960