Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26545 |
Resumo: | O presente estudo monográfico trabalhou com o objetivo de conhecer o papel e a importância da afetividade nas interações sociais das infâncias, no desenvolvimento das crianças e no processo de ensino e aprendizagem escolar. Elegeu como metodologia a pesquisa bibliográfica com as obras de Piaget, Vygotsky e Wallon, que fundamentam os temas discutidos Afetividade e Psicologia da Educação e a pesquisa autobiográfica e biográfica, segundo Clandinin e Connelly, Sahagoff e Abrahão, com histórias de vida pessoal e escolar de sujeitos, que narraram suas experiências pessoais e singulares na interação com adultos e também com outras crianças. A afetividade na infância está presente na trajetória escolar e familiar, contribuindo positivamente ou negativamente, nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Por meio de relações interpessoais emocionais, as infâncias convivem com transformações sociais e familiares ocorridas em seus diversos cenários. Esse trabalho destaca experiências infantis nas relações de ensinoaprendizagem tecidas por diversas vivências afetivas. A afetividade, nas interações com as infâncias, envolve uma ação consciente nas atividades de cuidar e educar. Ao chegar no ambiente escolar o indivíduo se depara com um espaço diversificado, permeado por problemas e conflitos, tendo como sua principal tarefa prepara os alunos para superarem suas dificuldades e medos. O humano passa por diversificadas mudanças ao longo de sua vida, levando em consideração o ambiente na qual está inserido. Nesse ilustre trabalho irei pontuar alguns pontos positivos e negativos no desenvolvimento humano enfatizando a afetividade nas relações da infância, de que maneira ela contribui no processo ensino-aprendizagem, surge daí a importância de abordar o tema afetividade nas relações da infância. |
id |
UFF-2_0f86ea09af5926bd22c1838934b4d4c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26545 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questãoAfetividadeFamíliaEscolaDesenvolvimento e aprendizagemPedagogiaAfetoEscolaAffectivityFamilySchoolDevelopment and learningO presente estudo monográfico trabalhou com o objetivo de conhecer o papel e a importância da afetividade nas interações sociais das infâncias, no desenvolvimento das crianças e no processo de ensino e aprendizagem escolar. Elegeu como metodologia a pesquisa bibliográfica com as obras de Piaget, Vygotsky e Wallon, que fundamentam os temas discutidos Afetividade e Psicologia da Educação e a pesquisa autobiográfica e biográfica, segundo Clandinin e Connelly, Sahagoff e Abrahão, com histórias de vida pessoal e escolar de sujeitos, que narraram suas experiências pessoais e singulares na interação com adultos e também com outras crianças. A afetividade na infância está presente na trajetória escolar e familiar, contribuindo positivamente ou negativamente, nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Por meio de relações interpessoais emocionais, as infâncias convivem com transformações sociais e familiares ocorridas em seus diversos cenários. Esse trabalho destaca experiências infantis nas relações de ensinoaprendizagem tecidas por diversas vivências afetivas. A afetividade, nas interações com as infâncias, envolve uma ação consciente nas atividades de cuidar e educar. Ao chegar no ambiente escolar o indivíduo se depara com um espaço diversificado, permeado por problemas e conflitos, tendo como sua principal tarefa prepara os alunos para superarem suas dificuldades e medos. O humano passa por diversificadas mudanças ao longo de sua vida, levando em consideração o ambiente na qual está inserido. Nesse ilustre trabalho irei pontuar alguns pontos positivos e negativos no desenvolvimento humano enfatizando a afetividade nas relações da infância, de que maneira ela contribui no processo ensino-aprendizagem, surge daí a importância de abordar o tema afetividade nas relações da infância.The present monographic study worked with the objective of knowing the role and importance of affectivity in childhood social interactions, in children's development and in the process of teaching and learning at school. He chose as a methodology the bibliographic research with the works of Piaget, Vygotsky and Wallon, which base the discussed themes Affectivity and Psychology of Education and the autobiographical and biographical research, according to Clandinin and Connelly, Sahagoff and Abrahão, with personal and school life stories of subjects, who narrated their personal and unique experiences in the interaction with adults and also with other children. Affectivity in childhood is present in the school and family trajectory, contributing positively or negatively to the child's learning and development processes. Through emotional interpersonal relationships, childhoods live with social and family changes that occur in their various scenarios. This work highlights children's experiences in the teaching-learning relationships woven by different affective experiences. Affectivity, in interactions with children, involves a conscious action in the activities of caring and educating. Upon arriving at the school environment, the individual is faced with a diverse space, permeated by problems and conflicts, having as its main task prepare students to overcome their difficulties and fears. The human undergoes diverse changes throughout his life, taking into account the environment in which he is inserted. In this illustrious work, I will point out some positive and negative points in human development, emphasizing affectivity in childhood relationships, in which way it contributes to the teaching-learning process, hence the importance of addressing the theme affectivity in childhood relationships.49 f.Schindhelm, Virginia Georghttp://lattes.cnpq.br/3443663375417341Reis, Andréa Cardosohttp://lattes.cnpq.br/6262529739783058Mello, Maristela Barenco Corrêa dehttp://lattes.cnpq.br/6526543800131536http://lattes.cnpq.br/7121939930428626Teixeira, Thatiane Costa Neves2022-10-20T15:01:24Z2022-10-20T15:01:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Thatiane Costa Neves. Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26545CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-20T15:01:28Zoai:app.uff.br:1/26545Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:38.435225Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão |
title |
Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão |
spellingShingle |
Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão Teixeira, Thatiane Costa Neves Afetividade Família Escola Desenvolvimento e aprendizagem Pedagogia Afeto Escola Affectivity Family School Development and learning |
title_short |
Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão |
title_full |
Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão |
title_fullStr |
Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão |
title_full_unstemmed |
Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão |
title_sort |
Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão |
author |
Teixeira, Thatiane Costa Neves |
author_facet |
Teixeira, Thatiane Costa Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schindhelm, Virginia Georg http://lattes.cnpq.br/3443663375417341 Reis, Andréa Cardoso http://lattes.cnpq.br/6262529739783058 Mello, Maristela Barenco Corrêa de http://lattes.cnpq.br/6526543800131536 http://lattes.cnpq.br/7121939930428626 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Thatiane Costa Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade Família Escola Desenvolvimento e aprendizagem Pedagogia Afeto Escola Affectivity Family School Development and learning |
topic |
Afetividade Família Escola Desenvolvimento e aprendizagem Pedagogia Afeto Escola Affectivity Family School Development and learning |
description |
O presente estudo monográfico trabalhou com o objetivo de conhecer o papel e a importância da afetividade nas interações sociais das infâncias, no desenvolvimento das crianças e no processo de ensino e aprendizagem escolar. Elegeu como metodologia a pesquisa bibliográfica com as obras de Piaget, Vygotsky e Wallon, que fundamentam os temas discutidos Afetividade e Psicologia da Educação e a pesquisa autobiográfica e biográfica, segundo Clandinin e Connelly, Sahagoff e Abrahão, com histórias de vida pessoal e escolar de sujeitos, que narraram suas experiências pessoais e singulares na interação com adultos e também com outras crianças. A afetividade na infância está presente na trajetória escolar e familiar, contribuindo positivamente ou negativamente, nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Por meio de relações interpessoais emocionais, as infâncias convivem com transformações sociais e familiares ocorridas em seus diversos cenários. Esse trabalho destaca experiências infantis nas relações de ensinoaprendizagem tecidas por diversas vivências afetivas. A afetividade, nas interações com as infâncias, envolve uma ação consciente nas atividades de cuidar e educar. Ao chegar no ambiente escolar o indivíduo se depara com um espaço diversificado, permeado por problemas e conflitos, tendo como sua principal tarefa prepara os alunos para superarem suas dificuldades e medos. O humano passa por diversificadas mudanças ao longo de sua vida, levando em consideração o ambiente na qual está inserido. Nesse ilustre trabalho irei pontuar alguns pontos positivos e negativos no desenvolvimento humano enfatizando a afetividade nas relações da infância, de que maneira ela contribui no processo ensino-aprendizagem, surge daí a importância de abordar o tema afetividade nas relações da infância. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-20T15:01:24Z 2022-10-20T15:01:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TEIXEIRA, Thatiane Costa Neves. Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26545 |
identifier_str_mv |
TEIXEIRA, Thatiane Costa Neves. Afetividade e seus impactos nas relações infantis: ambientes familiares e escolares em questão. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823667928104960 |