A educação física e a inclusão do deficiente na escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Joana Apolinária
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9676
Resumo: No Brasil a preocupação com a inclusão do deficiente na escola regular ganha força em 1996 quando ocorre a promulgação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei 9394). No que se refere a educação física escolar, sua histórica intencionalidade na seleção de talentos que impossibilitava a participação na aula de alunos considerados não habilidosos a tornava um espaço de exclusão. No entanto, no início dos anos 90, com a chegada de movimentos educacionais que abrem espaço para o respeito à individualidade e ao tempo de aprendizagem, surge a oportunidade do desenvolvimento de aulas que possibilitam a participação e aprendizagem de todos os alunos, deficientes e não deficientes. Nesse contexto, esse trabalho monográfico teve como objetivo identificar as possibilidades de um trabalho inclusivo nas aulas de educação física escolar, além de destacar a importância do respeito às limitações de cada pessoa. Por meio de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, percebemos que ainda existem obstáculos a serem superados para que a inclusão se torne uma realidade na maioria das escolas brasileiras. Evidenciamos que incluir não se restringe a matricular deficientes nas escolas regulares, mas implementarmos um processo educacional que possibilite um convívio respeitoso com a diferença, aceitando o outro como ele é, e que envolvam valores e normas sociais não discriminatórias. Nesse caminho a aula de educação física pode adotar a cooperação e a superação de limites como perspectiva para o entendimento de que apesar das diferenças todos somos capazes e importantes numa sociedade inclusiva
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