Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar : a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Camila Lopes de, 1988-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634160
Resumo: Orientador: Paulo Ferreira de Araújo
id UNICAMP-30_d5bee6fcd5845c195fc5fa67dd25c7ae
oai_identifier_str oai::1039257
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar : a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissionalReflections about inclusion in school physical education : the legislation, academic knowledge and professional practiceEducação física escolarEducação inclusivaInclusãoSchool physical educationInclusive educationInclusionOrientador: Paulo Ferreira de AraújoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular está alicerçada por três elementos: as ações legais definidoras dos direitos e deveres de todos os envolvidos, os conhecimentos acadêmicos para capacitar os docentes para sua atuação segundo as determinações legais, e a prática profissional que deve ser fundamentada pelos dois elementos anteriores. Contudo, despontaram dificuldades para efetivar a implantação de tais medidas na realidade escolar. Isto posto, esse estudo teve por objetivo fazer uma releitura da construção geral da inclusão de alunos com deficiência no contexto da Educação Física Escolar, analisando a construção da legislação, do conhecimento acadêmico da área da Educação Física e a atuação dos professores dessa disciplina escolar. Para isso, esse estudo foi desenvolvido em três momentos: inicialmente, para verificação das ações legais promulgadas no Brasil acerca da inclusão educacional de pessoas com deficiência, uma pesquisa documental foi realizada com o termo "educação", no período de 1960 à 2015, na Base da Legislação Federal, com apreciação dos dados por análise documental com categorização; posteriormente, para investigação da produção científica da Educação Física sobre a inclusão educacional, foi estruturada uma revisão sistemática de literatura sobre as teses e dissertações produzidas até 2015 em todos os programas de pós-graduação credenciados nacionalmente a respeito desse tema, por meio de pesquisa no portal eletrônico da Capes e na página eletrônica da biblioteca de cada instituição de ensino a ela credenciada, com sequente análise integrativa dos dados; e, por fim, em um estudo de caso foram aplicados questionários aos professores de Educação Física do ensino fundamental municipal de Americana, São Paulo, com exame dos dados por categorização, para compreensão de sua prática docente. Como resultado, constatamos que os planos da legislação, das pesquisas acadêmicas e da prática docente pouco interagem entre si, com leis baseadas em determinações teóricas desprovidas de ações para sua implantação na prática, estudos acadêmicos predominantemente conceituais com tímidas orientações às intervenções e professores escolares desconhecedores de ambos. Sugerimos, por conseguinte, uma "Inclusão Estruturada" pela articulação entre os elementos da tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional, fundamentada na autonomia docente para a superação dessa dicotomia teoria versus práticaAbstract: The inclusion of students with disabilities in regular education is based on three elements: legal actions that define the rights and duties of all involved, academic knowledge to enable teachers to act according to legal requirements, and professional practice that must be based on the two previous elements. However, difficulties arose to implement the implementation of such measures in the school reality. The purpose of this study was to re-read the general construction of the inclusion of students with disabilities in the context of Physical School Education, analyzing the construction of legislation, academic knowledge of Physical Education and the performance of teachers in this school discipline. For this, this study was developed in three moments: initially, to verify the legal actions promulgated in Brazil on the educational inclusion of people with disabilities, a documentary research was carried out with the term "education", from 1960 to 2015, in the Base of the Federal Legislation, with appreciation of the data by documentary analysis with categorization; Subsequently, a systematic review of the literature on the theses and dissertations produced up to 2015 in all the nationally accredited postgraduate programs on this topic was carried out to investigate the scientific production of Physical Education on educational inclusion. Capes electronic portal and on the electronic page of the library of each accredited teaching institution, with a subsequent integrative analysis of the data; Finally, in a case study, questionnaires were applied to Physical Education teachers of the municipal primary education of Americana, São Paulo, with data analysis by categorization, to understand their teaching practice. As a result, we find that the plans of legislation, academic research and teaching practice have little interaction with each other, with laws based on theoretical determinations devoid of actions for their implementation in practice, predominantly conceptual academic studies with timid orientations to interventions and unknown schoolteachers both. We suggest, therefore, a "Structured Inclusion" by the articulation between the elements of the triad legislation, academic knowledge and professional practice, based on the teaching autonomy to overcome this dichotomy theory versus practiceDoutoradoAtividade Física AdaptadaDoutora em Educação FísicaCAPES1518535[s.n.]De Araujo, Paulo Ferreira, 1957-Salerno, Marina BrasilianoSeabra Junior, LuizShimazaki, Elsa MidoriUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Camila Lopes de, 1988-20182018-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (323 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634160CARVALHO, Camila Lopes de. Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar: a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional. 2018. 1 recurso online (323 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634160. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1039257Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-06T10:22:36Zoai::1039257Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-09-06T10:22:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar : a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional
Reflections about inclusion in school physical education : the legislation, academic knowledge and professional practice
title Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar : a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional
spellingShingle Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar : a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional
Carvalho, Camila Lopes de, 1988-
Educação física escolar
Educação inclusiva
Inclusão
School physical education
Inclusive education
Inclusion
title_short Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar : a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional
title_full Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar : a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional
title_fullStr Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar : a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional
title_full_unstemmed Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar : a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional
title_sort Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar : a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional
author Carvalho, Camila Lopes de, 1988-
author_facet Carvalho, Camila Lopes de, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Araujo, Paulo Ferreira, 1957-
Salerno, Marina Brasiliano
Seabra Junior, Luiz
Shimazaki, Elsa Midori
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Camila Lopes de, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Educação inclusiva
Inclusão
School physical education
Inclusive education
Inclusion
topic Educação física escolar
Educação inclusiva
Inclusão
School physical education
Inclusive education
Inclusion
description Orientador: Paulo Ferreira de Araújo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-05-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634160
CARVALHO, Camila Lopes de. Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar: a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional. 2018. 1 recurso online (323 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634160. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634160
identifier_str_mv CARVALHO, Camila Lopes de. Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar: a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional. 2018. 1 recurso online (323 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634160. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1039257
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (323 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189129136635904