Relatórios de sustentabilidade: ferramenta de accountability ou estratégia de marketing corporativo?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28380 |
Resumo: | A percepção de que a atividade empresarial causa impactos significativos – sejam esses positivos ou negativos – sobre a sociedade e o meio ambiente, tornou os consumidores mais vigilantes quanto ao comportamento das empresas. Hoje, a sociedade busca priorizar companhias que possuem uma imagem responsável perante as esferas social e ambiental, sendo possível observar também, nesse contexto, o aumento das publicações voluntárias dos Relatórios de Sustentabilidade. O objetivo dessa pesquisa é, portanto, realizar uma análise qualitativa e quantitativa da divulgação dos relatórios de sustentabilidade das três maiores empresas do setor de energia elétrica que compuseram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3) 2020, buscando identificar se estão sendo utilizados como ferramenta de accountability ou apenas como estratégia de marketing corporativo para divulgação das benesses promovidas pelas empresas. O estudo se classifica como exploratório e descritivo, desenvolvendo a análise proposta por meio de quatro parâmetros: abrangência, comparabilidade, transparência e viés para potencialização de resultados. Como conclusão, constatou-se que os demonstrativos de sustentabilidade ainda são utilizados como ferramenta de marketing, devido principalmente à baixa abrangência dos relatórios (verificada pela aderência aos critérios da NBC T 15) e à utilização de viés para potencialização de resultados (verificado pela presença de informações enviesadas ao longo do material). Os resultados dessa pesquisa atentam para o uso distorcido dessa ferramenta, o que contribui para reforçar a necessidade da criação de normas que regulamentem sua divulgação. |
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Relatórios de sustentabilidade: ferramenta de accountability ou estratégia de marketing corporativo?Relatório de sustentabilidadeMarketing corporativoAccountabilityDemonstração contábilDesenvolvimento sustentávelProdução intelectualDivulgação de informação contábilMarketing empresarialSetor de energia elétricaSustainability reportingAccountabilityCorporate marketingA percepção de que a atividade empresarial causa impactos significativos – sejam esses positivos ou negativos – sobre a sociedade e o meio ambiente, tornou os consumidores mais vigilantes quanto ao comportamento das empresas. Hoje, a sociedade busca priorizar companhias que possuem uma imagem responsável perante as esferas social e ambiental, sendo possível observar também, nesse contexto, o aumento das publicações voluntárias dos Relatórios de Sustentabilidade. O objetivo dessa pesquisa é, portanto, realizar uma análise qualitativa e quantitativa da divulgação dos relatórios de sustentabilidade das três maiores empresas do setor de energia elétrica que compuseram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3) 2020, buscando identificar se estão sendo utilizados como ferramenta de accountability ou apenas como estratégia de marketing corporativo para divulgação das benesses promovidas pelas empresas. O estudo se classifica como exploratório e descritivo, desenvolvendo a análise proposta por meio de quatro parâmetros: abrangência, comparabilidade, transparência e viés para potencialização de resultados. Como conclusão, constatou-se que os demonstrativos de sustentabilidade ainda são utilizados como ferramenta de marketing, devido principalmente à baixa abrangência dos relatórios (verificada pela aderência aos critérios da NBC T 15) e à utilização de viés para potencialização de resultados (verificado pela presença de informações enviesadas ao longo do material). Os resultados dessa pesquisa atentam para o uso distorcido dessa ferramenta, o que contribui para reforçar a necessidade da criação de normas que regulamentem sua divulgação.The perception that business activities cause significant impacts - whether positive or negative - on society and the environment has made consumers more vigilant about the behavior of companies. Today, society seeks to prioritize companies that have a socially and environmentally responsible image, and it is also possible to observe, within this context, an increase in the voluntary publication of Sustainability Reports. The purpose of this research is, therefore, to conduct a qualitative and quantitative analysis of the disclosure of the sustainability reports of the three largest companies in the electric power sector that make up the portfolio of the B3 Corporate Sustainability Index (ISE B3) 2020, seeking to identify whether they are being used as an accountability tool or just as a corporate marketing strategy to publicize the benefits promoted by the companies. The study is classified as exploratory and descriptive, developing the proposed analysis by means of four parameters: comprehensiveness, comparability, transparency, and bias for potentiating results. As a conclusion, it was found that sustainability statements are still used as a marketing tool, mainly due to the low comprehensiveness of reports (verified by adherence to NBC T 15 criteria) and the use of biases to enhance results (verified by the presence of biased information throughout the material). The results of this research highlight the distorted use of this tool, which contributes to reinforce the need for the creation of standards that regulate its disclosure.48 f.Ribeiro, Cíntia de Melo de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/3780699032150649Cosenza, José Paulohttp://lattes.cnpq.br/4867409136127288Lepsch, Miriam Assumpção de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1565706464392932http://lattes.cnpq.br/9427073614127094Mattos, Milena Belo2023-03-27T18:57:20Z2023-03-27T18:57:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATTOS, Milena Belo. Relatório de sustentabilidade: ferramenta de accountability ou estratégia de marketing corporativo?. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Contabilidade. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28380CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-27T18:57:23Zoai:app.uff.br:1/28380Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:12.822790Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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