Relatórios de sustentabilidade: ferramenta de accountability ou estratégia de marketing corporativo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Milena Belo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28380
Resumo: A percepção de que a atividade empresarial causa impactos significativos – sejam esses positivos ou negativos – sobre a sociedade e o meio ambiente, tornou os consumidores mais vigilantes quanto ao comportamento das empresas. Hoje, a sociedade busca priorizar companhias que possuem uma imagem responsável perante as esferas social e ambiental, sendo possível observar também, nesse contexto, o aumento das publicações voluntárias dos Relatórios de Sustentabilidade. O objetivo dessa pesquisa é, portanto, realizar uma análise qualitativa e quantitativa da divulgação dos relatórios de sustentabilidade das três maiores empresas do setor de energia elétrica que compuseram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3) 2020, buscando identificar se estão sendo utilizados como ferramenta de accountability ou apenas como estratégia de marketing corporativo para divulgação das benesses promovidas pelas empresas. O estudo se classifica como exploratório e descritivo, desenvolvendo a análise proposta por meio de quatro parâmetros: abrangência, comparabilidade, transparência e viés para potencialização de resultados. Como conclusão, constatou-se que os demonstrativos de sustentabilidade ainda são utilizados como ferramenta de marketing, devido principalmente à baixa abrangência dos relatórios (verificada pela aderência aos critérios da NBC T 15) e à utilização de viés para potencialização de resultados (verificado pela presença de informações enviesadas ao longo do material). Os resultados dessa pesquisa atentam para o uso distorcido dessa ferramenta, o que contribui para reforçar a necessidade da criação de normas que regulamentem sua divulgação.
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