A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29189 |
Resumo: | Esta monografia tem a finalidade de analisar de que forma o profissional de AEE (Atendimento Educacional Especializado) através de intervenções psicopedagógicas, na Sala de Recursos Multifuncionais, pode auxiliar a crianças autistas em seu processo de ensino aprendizagem, ponderando a importância do apoio da comunidade escolar, do professor da sala regular, e demais profissionais que acompanham a criança, para superar junto a ela os desafios do dia a dia escolar e promovendo assim a sua inclusão na educação infantil de forma eficaz, buscando ganhos a curto e a longo prazo. O ambiente escolar pode ser muito fatigante para crianças neuroatípicas, contudo, um olhar sensível e individualizado, pautado em uma prática empática pode considerar o aluno e respeitar os seus limites para potencializar as habilidades já adquiridas pela criança. É preciso abandonar a visão limitadora e capacitista, buscar facilitadores para atender às demandas dos conteúdos escolares, e assim minimizar desconfortos, trazendo bem-estar para o autista durante a sua permanência na escola. |
id |
UFF-2_121cf4ab78133cc68850ad1bb98cea81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/29189 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantilAtendimento educacional especializadoEducação especialPsicopedagogiaAutismoEducação inclusivaSala de recursos multifuncionalNeurodiversidadeTEAAutismoPsicopedagogiaEducação inclusivaDiversidadeEsta monografia tem a finalidade de analisar de que forma o profissional de AEE (Atendimento Educacional Especializado) através de intervenções psicopedagógicas, na Sala de Recursos Multifuncionais, pode auxiliar a crianças autistas em seu processo de ensino aprendizagem, ponderando a importância do apoio da comunidade escolar, do professor da sala regular, e demais profissionais que acompanham a criança, para superar junto a ela os desafios do dia a dia escolar e promovendo assim a sua inclusão na educação infantil de forma eficaz, buscando ganhos a curto e a longo prazo. O ambiente escolar pode ser muito fatigante para crianças neuroatípicas, contudo, um olhar sensível e individualizado, pautado em uma prática empática pode considerar o aluno e respeitar os seus limites para potencializar as habilidades já adquiridas pela criança. É preciso abandonar a visão limitadora e capacitista, buscar facilitadores para atender às demandas dos conteúdos escolares, e assim minimizar desconfortos, trazendo bem-estar para o autista durante a sua permanência na escola.48 f.Pisetta, Maria Angélica Augusto de MelloSilva, Maicon BarbosaSantos, Bárbara Faillace Torres dos2023-06-22T13:37:19Z2023-06-22T13:37:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSantos, Bárbara Faillace Torres dos. A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29189CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-06-22T13:37:23Zoai:app.uff.br:1/29189Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:36.582951Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil |
title |
A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil |
spellingShingle |
A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil Santos, Bárbara Faillace Torres dos Atendimento educacional especializado Educação especial Psicopedagogia Autismo Educação inclusiva Sala de recursos multifuncional Neurodiversidade TEA Autismo Psicopedagogia Educação inclusiva Diversidade |
title_short |
A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil |
title_full |
A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil |
title_fullStr |
A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil |
title_sort |
A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil |
author |
Santos, Bárbara Faillace Torres dos |
author_facet |
Santos, Bárbara Faillace Torres dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello Silva, Maicon Barbosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Bárbara Faillace Torres dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atendimento educacional especializado Educação especial Psicopedagogia Autismo Educação inclusiva Sala de recursos multifuncional Neurodiversidade TEA Autismo Psicopedagogia Educação inclusiva Diversidade |
topic |
Atendimento educacional especializado Educação especial Psicopedagogia Autismo Educação inclusiva Sala de recursos multifuncional Neurodiversidade TEA Autismo Psicopedagogia Educação inclusiva Diversidade |
description |
Esta monografia tem a finalidade de analisar de que forma o profissional de AEE (Atendimento Educacional Especializado) através de intervenções psicopedagógicas, na Sala de Recursos Multifuncionais, pode auxiliar a crianças autistas em seu processo de ensino aprendizagem, ponderando a importância do apoio da comunidade escolar, do professor da sala regular, e demais profissionais que acompanham a criança, para superar junto a ela os desafios do dia a dia escolar e promovendo assim a sua inclusão na educação infantil de forma eficaz, buscando ganhos a curto e a longo prazo. O ambiente escolar pode ser muito fatigante para crianças neuroatípicas, contudo, um olhar sensível e individualizado, pautado em uma prática empática pode considerar o aluno e respeitar os seus limites para potencializar as habilidades já adquiridas pela criança. É preciso abandonar a visão limitadora e capacitista, buscar facilitadores para atender às demandas dos conteúdos escolares, e assim minimizar desconfortos, trazendo bem-estar para o autista durante a sua permanência na escola. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-22T13:37:19Z 2023-06-22T13:37:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Santos, Bárbara Faillace Torres dos. A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/29189 |
identifier_str_mv |
Santos, Bárbara Faillace Torres dos. A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823624642887680 |