Educação e afetividade: um estudo sobre a empatia em Espinosa e Gramsci à luz da filosofia freireana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Gisele Duarte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21919
Resumo: Esta dissertação analisa a empatia nas reflexões de Baruch Espinosa e Antonio Gramsci e como utilizá-las, para uma educação voltada para a afetividade, conforme o entendimento da filosofia freireana. Compreendendo que o espaço escolar é de suma importância para o desenvolvimento das pessoas que por ele passam, este trabalho tem como objetivo discutir um dos temas que deveriam ser centrais quando se fala de um ambiente educativo: a empatia. Dessa forma, o estudo centra-se em três filósofos como referências teóricas: Espinosa, buscando entender suas concepções relativas aos afetos; Gramsci, para compreendermos a relação que a sua visão de educação pode ter na mudança social e na conquista da hegemonia. E, finalmente, Paulo Freire, para percebermos como o cotidiano escolar pode ser afetado quando há a presença de empatia no processo de ensino-aprendizagem. Para enriquecer tais discussões, compreendemos que se faz necessária uma análise da trajetória que o neoliberalismo traçou e sua influência negativa no ambiente escolar, transformando a educação em mera mercadoria, retirando, portanto, o seu caráter humanizador. O estudo também busca interpretar o estado de barbárie predominante dentro das escolas e como essa vivência afeta as condições de trabalho dos docentes e afasta os educandos do ambiente escolar. Para tais análises, a escolha metodológica foi a investigação através de palavras- chaves, prevalecendo, dessa maneira, o método qualitativo de pesquisa. Ao longo do estudo, foi possível perceber que a afetividade, mesmo não sendo muito debatida entre os autores da Educação, é uma iniciativa de grande potência, tornando-se determinante em relação ao processo de ensino-aprendizagem que se passa ao longo da vida e do processo escolar. Por fim, ressalta-se a extrema importância de uma educação racional e empática em níveis harmônicos dentro das escolas
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E, finalmente, Paulo Freire, para percebermos como o cotidiano escolar pode ser afetado quando há a presença de empatia no processo de ensino-aprendizagem. Para enriquecer tais discussões, compreendemos que se faz necessária uma análise da trajetória que o neoliberalismo traçou e sua influência negativa no ambiente escolar, transformando a educação em mera mercadoria, retirando, portanto, o seu caráter humanizador. O estudo também busca interpretar o estado de barbárie predominante dentro das escolas e como essa vivência afeta as condições de trabalho dos docentes e afasta os educandos do ambiente escolar. Para tais análises, a escolha metodológica foi a investigação através de palavras- chaves, prevalecendo, dessa maneira, o método qualitativo de pesquisa. Ao longo do estudo, foi possível perceber que a afetividade, mesmo não sendo muito debatida entre os autores da Educação, é uma iniciativa de grande potência, tornando-se determinante em relação ao processo de ensino-aprendizagem que se passa ao longo da vida e do processo escolar. Por fim, ressalta-se a extrema importância de uma educação racional e empática em níveis harmônicos dentro das escolasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis analyzes the empathy in the reflections of Baruch Espinosa and Antonio Gramsci and how to use them for an education focused on affectivity, in accordance with Freirian philosophy. Understanding that the school space is of paramount importance for the development of the people who pass through it, this work aims to discuss one of the themes that should be central when talking about an educational environment: empathy. Thus, the study focuses on three philosophers as theoretical references: Espinosa, with the intention of understanding his conception related to affection; Gramsci, in order to understand how his vision of education can lead in social change and in conquering hegemony. And, finally, Paulo Freire, to understand how the school routine can be affected when there is the presence of empathy in the teaching-learning process. In order to enrich the discussions, it is needed to understand that it is necessary to analyze the trajectory that Neoliberalism and its negative influence on the school environment and how it converts the school into a product that lacks its humanizing qualities. This study also seeks to understand the prevailing state of barbarism that is currently in the schools and how this scenario affects teachers' working conditions and removes students from the school environment. For such analyzes, the methodological choice was the investigation through keywords, thus prevailing the qualitative method of research. During the execution of this work, it was possible to conclude that affectivity, even though it is not a largely debated subject among the Education scholars, is an initiative suited with a great power, being a determinant on the teaching-learning process that happens during life. Throughout the study, it was possible to conclude that affection, even though it is not a largely debated subject among the authors of Education, is a powerful initiative, becoming decisive in relation to the teaching-learning process that occurs in every part of life and for the whole school process. To conclude, the extreme importance of a rational and empathetic education in harmonic levels is highlighted in the present work160 f.Gomes, Victor Leandro ChavesSemeraro, GiovanniSantos, Ramofly Bicalho dosTeixeira, Gisele Duarte2021-05-06T18:59:00Z2021-05-06T18:59:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Gisele Duarte. Educação e afetividade: um estudo sobre a empatia em Espinosa e Gramsci à luz da filosofia freireana. 2021. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21919http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-23T22:11:19Zoai:app.uff.br:1/21919Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-23T22:11:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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