Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1510 |
Resumo: | A presente pesquisa investiga quais os usos dos pareceres das monografias de um curso experimental de Pedagogia, e, quais as concepções do que seria uma boa monografia para os professores deste curso. Os pareceres exprimem julgamentos acerca de trabalhos de alunos de Pedagogia, que em geral têm origem em classe popular, e que, depois de formados retornarão à escola para trabalhar com crianças da mesma origem. Este trabalho se justifica por observar a familiaridade desses formandos com a cultura escrita sob o olhar de educadores que se propuseram a realizar um curso em formato experimental e inovador. Foi realizado recorte, selecionando 72 pareceres de um universo de 497. Além de leitura e categorização dos pareceres foram utilizadas entrevistas com cinco professores e elaboração de uma entrevista com uma informante. Em resultado, compreendemos que os pareceres eram utilizados apenas como documento de registro e o que era esperado em uma monografia, por parte destes professores, era a apreensão da cultura escrita e diálogo com sua própria prática |
id |
UFF-2_13b16aa584b280464da3fd442f422ec5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/1510 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogiaPareceres de monografiaCultura escritaFormação de professoresPedagogiaMonografiaA presente pesquisa investiga quais os usos dos pareceres das monografias de um curso experimental de Pedagogia, e, quais as concepções do que seria uma boa monografia para os professores deste curso. Os pareceres exprimem julgamentos acerca de trabalhos de alunos de Pedagogia, que em geral têm origem em classe popular, e que, depois de formados retornarão à escola para trabalhar com crianças da mesma origem. Este trabalho se justifica por observar a familiaridade desses formandos com a cultura escrita sob o olhar de educadores que se propuseram a realizar um curso em formato experimental e inovador. Foi realizado recorte, selecionando 72 pareceres de um universo de 497. Além de leitura e categorização dos pareceres foram utilizadas entrevistas com cinco professores e elaboração de uma entrevista com uma informante. Em resultado, compreendemos que os pareceres eram utilizados apenas como documento de registro e o que era esperado em uma monografia, por parte destes professores, era a apreensão da cultura escrita e diálogo com sua própria práticaAngra dos ReisPavão, AndréaTibau, AndersonMarques, MarcosAndrade, Andréia Cardoso Santos2016-03-18T14:01:46Z2016-03-18T14:01:46Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1510Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T15:04:11Zoai:app.uff.br:1/1510Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:59.912592Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia |
title |
Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia |
spellingShingle |
Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia Andrade, Andréia Cardoso Santos Pareceres de monografia Cultura escrita Formação de professores Pedagogia Monografia |
title_short |
Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia |
title_full |
Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia |
title_fullStr |
Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia |
title_full_unstemmed |
Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia |
title_sort |
Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia |
author |
Andrade, Andréia Cardoso Santos |
author_facet |
Andrade, Andréia Cardoso Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pavão, Andréa Tibau, Anderson Marques, Marcos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Andréia Cardoso Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pareceres de monografia Cultura escrita Formação de professores Pedagogia Monografia |
topic |
Pareceres de monografia Cultura escrita Formação de professores Pedagogia Monografia |
description |
A presente pesquisa investiga quais os usos dos pareceres das monografias de um curso experimental de Pedagogia, e, quais as concepções do que seria uma boa monografia para os professores deste curso. Os pareceres exprimem julgamentos acerca de trabalhos de alunos de Pedagogia, que em geral têm origem em classe popular, e que, depois de formados retornarão à escola para trabalhar com crianças da mesma origem. Este trabalho se justifica por observar a familiaridade desses formandos com a cultura escrita sob o olhar de educadores que se propuseram a realizar um curso em formato experimental e inovador. Foi realizado recorte, selecionando 72 pareceres de um universo de 497. Além de leitura e categorização dos pareceres foram utilizadas entrevistas com cinco professores e elaboração de uma entrevista com uma informante. Em resultado, compreendemos que os pareceres eram utilizados apenas como documento de registro e o que era esperado em uma monografia, por parte destes professores, era a apreensão da cultura escrita e diálogo com sua própria prática |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-03-18T14:01:46Z 2016-03-18T14:01:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1510 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1510 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823692664012800 |