Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Andréia Cardoso Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1510
Resumo: A presente pesquisa investiga quais os usos dos pareceres das monografias de um curso experimental de Pedagogia, e, quais as concepções do que seria uma boa monografia para os professores deste curso. Os pareceres exprimem julgamentos acerca de trabalhos de alunos de Pedagogia, que em geral têm origem em classe popular, e que, depois de formados retornarão à escola para trabalhar com crianças da mesma origem. Este trabalho se justifica por observar a familiaridade desses formandos com a cultura escrita sob o olhar de educadores que se propuseram a realizar um curso em formato experimental e inovador. Foi realizado recorte, selecionando 72 pareceres de um universo de 497. Além de leitura e categorização dos pareceres foram utilizadas entrevistas com cinco professores e elaboração de uma entrevista com uma informante. Em resultado, compreendemos que os pareceres eram utilizados apenas como documento de registro e o que era esperado em uma monografia, por parte destes professores, era a apreensão da cultura escrita e diálogo com sua própria prática
id UFF-2_13b16aa584b280464da3fd442f422ec5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1510
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogiaPareceres de monografiaCultura escritaFormação de professoresPedagogiaMonografiaA presente pesquisa investiga quais os usos dos pareceres das monografias de um curso experimental de Pedagogia, e, quais as concepções do que seria uma boa monografia para os professores deste curso. Os pareceres exprimem julgamentos acerca de trabalhos de alunos de Pedagogia, que em geral têm origem em classe popular, e que, depois de formados retornarão à escola para trabalhar com crianças da mesma origem. Este trabalho se justifica por observar a familiaridade desses formandos com a cultura escrita sob o olhar de educadores que se propuseram a realizar um curso em formato experimental e inovador. Foi realizado recorte, selecionando 72 pareceres de um universo de 497. Além de leitura e categorização dos pareceres foram utilizadas entrevistas com cinco professores e elaboração de uma entrevista com uma informante. Em resultado, compreendemos que os pareceres eram utilizados apenas como documento de registro e o que era esperado em uma monografia, por parte destes professores, era a apreensão da cultura escrita e diálogo com sua própria práticaAngra dos ReisPavão, AndréaTibau, AndersonMarques, MarcosAndrade, Andréia Cardoso Santos2016-03-18T14:01:46Z2016-03-18T14:01:46Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1510Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T15:04:11Zoai:app.uff.br:1/1510Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:59.912592Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia
title Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia
spellingShingle Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia
Andrade, Andréia Cardoso Santos
Pareceres de monografia
Cultura escrita
Formação de professores
Pedagogia
Monografia
title_short Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia
title_full Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia
title_fullStr Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia
title_full_unstemmed Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia
title_sort Os pareceres das monografias de um curso experimental de pedagogia
author Andrade, Andréia Cardoso Santos
author_facet Andrade, Andréia Cardoso Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pavão, Andréa
Tibau, Anderson
Marques, Marcos
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Andréia Cardoso Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Pareceres de monografia
Cultura escrita
Formação de professores
Pedagogia
Monografia
topic Pareceres de monografia
Cultura escrita
Formação de professores
Pedagogia
Monografia
description A presente pesquisa investiga quais os usos dos pareceres das monografias de um curso experimental de Pedagogia, e, quais as concepções do que seria uma boa monografia para os professores deste curso. Os pareceres exprimem julgamentos acerca de trabalhos de alunos de Pedagogia, que em geral têm origem em classe popular, e que, depois de formados retornarão à escola para trabalhar com crianças da mesma origem. Este trabalho se justifica por observar a familiaridade desses formandos com a cultura escrita sob o olhar de educadores que se propuseram a realizar um curso em formato experimental e inovador. Foi realizado recorte, selecionando 72 pareceres de um universo de 497. Além de leitura e categorização dos pareceres foram utilizadas entrevistas com cinco professores e elaboração de uma entrevista com uma informante. Em resultado, compreendemos que os pareceres eram utilizados apenas como documento de registro e o que era esperado em uma monografia, por parte destes professores, era a apreensão da cultura escrita e diálogo com sua própria prática
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-03-18T14:01:46Z
2016-03-18T14:01:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1510
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1510
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823692664012800