Alfabetização e letramento científico nas publicações dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estrela Junior, Pedro Acácio Saldanha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29585
Resumo: Nos últimos tempos tem aumentado o interesse por parte dos pesquisadores em ensino de ciências no Brasil em investigar questões relacionadas ao ensino crítico voltado à cidadania. Nesse contexto, muitos trabalhos seguem na vertente do ensino cuja meta seria atingir o que se concebe como alfabetização científica, ou, para alguns, letramento científico. Esses termos abrangem uma infinidade de ideias e conceitos que concernem o ensino das ciências como meio para se atingir tal educação voltada à cidadania. Este trabalho teve como objetivo investigar o sentido dos termos Alfabetização Científica e Letramento Científico nos trabalhos publicados nos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia. Foram analisadas as sete edições deste evento em busca de trabalhos que contivessem um ou ambos os termos em seus títulos, palavras-chave, ou no próprio texto. Os 330 trabalhos selecionados foram então submetidos a análises quantitativas e qualitativas que permitiram produzir um entendimento da questão estudada. Quanto aos resultados, observou-se um aumento expressivo no número de publicações contendo estes termos ao longo das edições do evento, o que indica, a princípio, um aumento do interesse da comunidade pelo tema. De ambos os termos, o mais utilizado é o termo Alfabetização Científica, escolha essa que parece estar relacionada aos referenciais teóricos consultados pelos autores dos trabalhos. Em relação ao nível de escolaridade, observou-se uma maioria de estudos com foco no ensino fundamental, já em relação às metodologias utilizadas, observou-se uma alta diversidade de propostas, principalmente as atividades práticas e as sequências didáticas. Os trabalhos, em geral, concluem que o uso destas metodologias visando a alfabetização ou o letramento científico dos alunos contribuem de diversas formas nesse sentido. Com relação aos tipos de trabalho que discutem essa temática, observou-se uma predominância de trabalhos de pesquisa empírica, seguidos de relatos de experiência. Os trabalhos de revisão de literatura foram minoria, entretanto, demonstram que há uma preocupação em entender os significados e o alcance teórico e metodológico do tema em questão, preocupação esta que compartilhamos. Esperamos que este estudo contribua, nesse sentido, na montagem deste dinâmico quebra-cabeças que é o ensino de ciências e de biologia na perspectiva da alfabetização científica e do letramento científico.
id UFF-2_14f23a009de92c38954fb663da87345e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29585
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Alfabetização e letramento científico nas publicações dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO)Alfabetização científicaLetramento científicoENEBIOEnsino de biologiaRevisão bibliográficaEstudante universitárioAnálise da informaçãoPesquisa científicaLetramentoAlfabetização científicaScientific literacyNos últimos tempos tem aumentado o interesse por parte dos pesquisadores em ensino de ciências no Brasil em investigar questões relacionadas ao ensino crítico voltado à cidadania. Nesse contexto, muitos trabalhos seguem na vertente do ensino cuja meta seria atingir o que se concebe como alfabetização científica, ou, para alguns, letramento científico. Esses termos abrangem uma infinidade de ideias e conceitos que concernem o ensino das ciências como meio para se atingir tal educação voltada à cidadania. Este trabalho teve como objetivo investigar o sentido dos termos Alfabetização Científica e Letramento Científico nos trabalhos publicados nos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia. Foram analisadas as sete edições deste evento em busca de trabalhos que contivessem um ou ambos os termos em seus títulos, palavras-chave, ou no próprio texto. Os 330 trabalhos selecionados foram então submetidos a análises quantitativas e qualitativas que permitiram produzir um entendimento da questão estudada. Quanto aos resultados, observou-se um aumento expressivo no número de publicações contendo estes termos ao longo das edições do evento, o que indica, a princípio, um aumento do interesse da comunidade pelo tema. De ambos os termos, o mais utilizado é o termo Alfabetização Científica, escolha essa que parece estar relacionada aos referenciais teóricos consultados pelos autores dos trabalhos. Em relação ao nível de escolaridade, observou-se uma maioria de estudos com foco no ensino fundamental, já em relação às metodologias utilizadas, observou-se uma alta diversidade de propostas, principalmente as atividades práticas e as sequências didáticas. Os trabalhos, em geral, concluem que o uso destas metodologias visando a alfabetização ou o letramento científico dos alunos contribuem de diversas formas nesse sentido. Com relação aos tipos de trabalho que discutem essa temática, observou-se uma predominância de trabalhos de pesquisa empírica, seguidos de relatos de experiência. Os trabalhos de revisão de literatura foram minoria, entretanto, demonstram que há uma preocupação em entender os significados e o alcance teórico e metodológico do tema em questão, preocupação esta que compartilhamos. Esperamos que este estudo contribua, nesse sentido, na montagem deste dinâmico quebra-cabeças que é o ensino de ciências e de biologia na perspectiva da alfabetização científica e do letramento científico.In recent times, there’s been an increase in the interest of science teaching researchers in Brazil to investigate issues related to critical education aimed at citizenship. In this context, many works follow the teaching strand whose goal would be to achieve what is conceived as “Alfabetização científica”, or, for some, “Letramento científico”. These terms cover a multitude of ideas and concepts that concern the teaching of science as a means to achieve such an education focused on citizenship. This work aimed to investigate the meanings of the of the terms “Alfabetização Científica” and “Letramento Científico” in the works published in the “Encontro Nacional de Ensino de Biologia”. The first seven editions of this event were analyzed in search of works that contained one or both terms in their titles, keywords, or in the text itself. The 330 selected works were then submitted to quantitative and qualitative analyzes that allowed an understanding of the studied matter. The results pointed to a significant increase in the number of publications containing these terms throughout the editions of the event, which indicates, in principle, an increase in the community's interest in the topic. Of both terms, the most used is the term “Alfabetização Científica'', a choice that seems to be related to the theoretical references consulted by the authors of the works. Regarding the level of education, a majority of studies with a focus on elementary education were observed; in relation to the methodologies used, there was a high diversity of proposals, mainly practical activities and didactic sequences. The works, in general, conclude that the use of these methodologies aiming at “Alfabetização Científica” or “Letramento Científico”of students contribute in several ways in achieving these goals.. Regarding the types of work that discuss this theme, there was a predominance of empirical research works, followed by works of the “experience report” type. Literature review works were a minority, however, they demonstrate that there is a concern to understand the meanings and the theoretical and methodological scope of the topic in question, a concern that we share. We hope that this study will contribute, in this sense, in the assembly of this dynamic puzzle that is the teaching of sciences and biology in the perspective of scientific literacy.43 f.Salomão, Simone RochaMatos, Maria Cordeiro de Farias GouveiaSpiegel, Carolina NascimentoFernandes, José Artur BarrosoEstrela Junior, Pedro Acácio Saldanha2023-07-31T13:11:44Z2023-07-31T13:11:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfESTRELLA JUNIOR, Pedro Acácio Saldanha. Alfabetização e letramento científico nas publicações dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO). 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29585CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-31T13:11:48Zoai:app.uff.br:1/29585Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-07-31T13:11:48Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento científico nas publicações dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO)
title Alfabetização e letramento científico nas publicações dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO)
spellingShingle Alfabetização e letramento científico nas publicações dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO)
Estrela Junior, Pedro Acácio Saldanha
Alfabetização científica
Letramento científico
ENEBIO
Ensino de biologia
Revisão bibliográfica
Estudante universitário
Análise da informação
Pesquisa científica
Letramento
Alfabetização científica
Scientific literacy
title_short Alfabetização e letramento científico nas publicações dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO)
title_full Alfabetização e letramento científico nas publicações dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO)
title_fullStr Alfabetização e letramento científico nas publicações dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO)
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento científico nas publicações dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO)
title_sort Alfabetização e letramento científico nas publicações dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO)
author Estrela Junior, Pedro Acácio Saldanha
author_facet Estrela Junior, Pedro Acácio Saldanha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salomão, Simone Rocha
Matos, Maria Cordeiro de Farias Gouveia
Spiegel, Carolina Nascimento
Fernandes, José Artur Barroso
dc.contributor.author.fl_str_mv Estrela Junior, Pedro Acácio Saldanha
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica
Letramento científico
ENEBIO
Ensino de biologia
Revisão bibliográfica
Estudante universitário
Análise da informação
Pesquisa científica
Letramento
Alfabetização científica
Scientific literacy
topic Alfabetização científica
Letramento científico
ENEBIO
Ensino de biologia
Revisão bibliográfica
Estudante universitário
Análise da informação
Pesquisa científica
Letramento
Alfabetização científica
Scientific literacy
description Nos últimos tempos tem aumentado o interesse por parte dos pesquisadores em ensino de ciências no Brasil em investigar questões relacionadas ao ensino crítico voltado à cidadania. Nesse contexto, muitos trabalhos seguem na vertente do ensino cuja meta seria atingir o que se concebe como alfabetização científica, ou, para alguns, letramento científico. Esses termos abrangem uma infinidade de ideias e conceitos que concernem o ensino das ciências como meio para se atingir tal educação voltada à cidadania. Este trabalho teve como objetivo investigar o sentido dos termos Alfabetização Científica e Letramento Científico nos trabalhos publicados nos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia. Foram analisadas as sete edições deste evento em busca de trabalhos que contivessem um ou ambos os termos em seus títulos, palavras-chave, ou no próprio texto. Os 330 trabalhos selecionados foram então submetidos a análises quantitativas e qualitativas que permitiram produzir um entendimento da questão estudada. Quanto aos resultados, observou-se um aumento expressivo no número de publicações contendo estes termos ao longo das edições do evento, o que indica, a princípio, um aumento do interesse da comunidade pelo tema. De ambos os termos, o mais utilizado é o termo Alfabetização Científica, escolha essa que parece estar relacionada aos referenciais teóricos consultados pelos autores dos trabalhos. Em relação ao nível de escolaridade, observou-se uma maioria de estudos com foco no ensino fundamental, já em relação às metodologias utilizadas, observou-se uma alta diversidade de propostas, principalmente as atividades práticas e as sequências didáticas. Os trabalhos, em geral, concluem que o uso destas metodologias visando a alfabetização ou o letramento científico dos alunos contribuem de diversas formas nesse sentido. Com relação aos tipos de trabalho que discutem essa temática, observou-se uma predominância de trabalhos de pesquisa empírica, seguidos de relatos de experiência. Os trabalhos de revisão de literatura foram minoria, entretanto, demonstram que há uma preocupação em entender os significados e o alcance teórico e metodológico do tema em questão, preocupação esta que compartilhamos. Esperamos que este estudo contribua, nesse sentido, na montagem deste dinâmico quebra-cabeças que é o ensino de ciências e de biologia na perspectiva da alfabetização científica e do letramento científico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31T13:11:44Z
2023-07-31T13:11:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ESTRELLA JUNIOR, Pedro Acácio Saldanha. Alfabetização e letramento científico nas publicações dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO). 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29585
identifier_str_mv ESTRELLA JUNIOR, Pedro Acácio Saldanha. Alfabetização e letramento científico nas publicações dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO). 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838776161992704