Inovação no varejo: um estudo de caso sobre a aplicação da estratégia Omnichannel em uma varejista de moda brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33881 |
Resumo: | O setor de varejo de moda se encontra em constante transformação, especialmente após o impacto da pandemia de COVID-19. Mudanças no comportamento do consumidor, como a crescente preferência por compras online e a busca por experiências personalizadas, impulsionadas pelas políticas de isolamento social e pela crescente transformação digital, exigem que as empresas adaptem suas estratégias para se manterem competitivas. A questão, no entanto, é saber qual orientação estratégica deve ser utilizada em face do grande volume de mudanças, que alteram simultaneamente o mercado, os comportamentos, a cultura e as políticas. O método utilizado neste projeto foi um estudo de caso único tomando como unidade de análise a resposta de uma empresa do setor do varejo de moda, na qual a autora é colaboradora e integrou a equipe da execução dos projetos analisados. A produção dos dados foi realizada por meio de análise de documentos, da observação participativa e de entrevistas semiestruturadas que buscavam enfatizar o valor das soluções propostas. Como resultado, foi possível afirmar que a estratégia omnichannel é uma alternativa promissora para integrar as operações físicas e digitais, proporcionando uma experiência de compra mais fluida e completa aos consumidores, além de maximizar o estoque disponível |
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Inovação no varejo: um estudo de caso sobre a aplicação da estratégia Omnichannel em uma varejista de moda brasileiraOmnichannelVarejoTransformação digitalComportamento do consumidorComércio virtualModaInovação de processoRetailInnovationConsumer behaviorO setor de varejo de moda se encontra em constante transformação, especialmente após o impacto da pandemia de COVID-19. Mudanças no comportamento do consumidor, como a crescente preferência por compras online e a busca por experiências personalizadas, impulsionadas pelas políticas de isolamento social e pela crescente transformação digital, exigem que as empresas adaptem suas estratégias para se manterem competitivas. A questão, no entanto, é saber qual orientação estratégica deve ser utilizada em face do grande volume de mudanças, que alteram simultaneamente o mercado, os comportamentos, a cultura e as políticas. O método utilizado neste projeto foi um estudo de caso único tomando como unidade de análise a resposta de uma empresa do setor do varejo de moda, na qual a autora é colaboradora e integrou a equipe da execução dos projetos analisados. A produção dos dados foi realizada por meio de análise de documentos, da observação participativa e de entrevistas semiestruturadas que buscavam enfatizar o valor das soluções propostas. Como resultado, foi possível afirmar que a estratégia omnichannel é uma alternativa promissora para integrar as operações físicas e digitais, proporcionando uma experiência de compra mais fluida e completa aos consumidores, além de maximizar o estoque disponívelThe fashion retail sector is constantly changing, especially after the impact of the COVID-19 pandemic. Changes in consumer behavior, such as the growing preference for online shopping and the search for personalized experiences, driven by social isolation policies and the growing digital transformation, require companies to adapt their strategies in order to remain competitive. So, the method used in this project was a single case study, taking as its unit of analysis a company in the fashion retail sector, in which the author is a collaborator and was part of the team carrying out the projects analyzed. Data was collected through document analysis, the observation method and semi-structured interviews that sought to iterate the value of the proposed solutions. The result is that the omnichannel strategy is a promising alternative for integrating physical and digital operations, providing a more fluid and complete shopping experience for consumers, as well as maximizing available stock56 f.Andrade, Emmanuel Paiva deMoraes, Anna Sophia PiacenzaFarias Filho, José Rodrigues deVaz, Daniela Guimarães2024-08-05T12:55:18Z2024-08-05T12:55:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVAZ, Daniela Guimarães. Inovação no varejo: um estudo de caso sobre a aplicação da estratégia Omnichannel em uma varejista de moda brasileira. 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33881CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-05T12:55:21Zoai:app.uff.br:1/33881Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:45.893939Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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