O consumo brasileiro e a pandemia: compreendendo a situação para o varejo nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32873 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor brasileiro relacionado ao varejo durante a pandemia, assim os novos hábitos de consumo adquiridos até o cenário atual. A importância do trabalho está ligada ao fato de ainda em 2022, existem poucas informações acerca das mudanças relacionadas ao comportamento do consumidor causadas pelo cenário pandêmico da COVID-19, além da forma como essas modificações afetam e continuam afetando o varejo. A pesquisa é baseada em um levantamento de dados a partir de uma pesquisa quantitativa experimental com o intuito de afirmar ou refutar a hipótese feita. Verificou- se que, as compras realizadas nas plataformas digitais têm ganhado forte representatividade desde o início do cenário pandêmico. A partir desses resultados, nota-se que, embora o consumo via e-commerce tenha ganhado uma participação ao longo de todo o cenário pandêmico, as lojas físicas ainda terão uma participação muito importante no mercado. A solução para isso é que as organizações sejam transformadas e cada vez mais associadas aos recursos do Omminchanel. |
id |
UFF-2_7848784762e5cd85dc60132c4f28d30f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32873 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O consumo brasileiro e a pandemia: compreendendo a situação para o varejo nacionalVarejoComportamento do consumidorPandemiaOmnichannelComércio varejistaMercado consumidorComércio virtualLoja físicaCOVID-19, Pandemia de, 2020-RetailConsumer behaviorPandemicOmnichannelEste trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor brasileiro relacionado ao varejo durante a pandemia, assim os novos hábitos de consumo adquiridos até o cenário atual. A importância do trabalho está ligada ao fato de ainda em 2022, existem poucas informações acerca das mudanças relacionadas ao comportamento do consumidor causadas pelo cenário pandêmico da COVID-19, além da forma como essas modificações afetam e continuam afetando o varejo. A pesquisa é baseada em um levantamento de dados a partir de uma pesquisa quantitativa experimental com o intuito de afirmar ou refutar a hipótese feita. Verificou- se que, as compras realizadas nas plataformas digitais têm ganhado forte representatividade desde o início do cenário pandêmico. A partir desses resultados, nota-se que, embora o consumo via e-commerce tenha ganhado uma participação ao longo de todo o cenário pandêmico, as lojas físicas ainda terão uma participação muito importante no mercado. A solução para isso é que as organizações sejam transformadas e cada vez mais associadas aos recursos do Omminchanel.This work aims to analyze the behavior of the Brazilian consumer related to retail during the pandemic, as well as the new consumption habits acquired until the current scenario. The importance of the work is linked to the fact that even in 2022, there is little information about the changes related to consumer behavior caused by the COVID-19 pandemic scenario, in addition to the way in which these changes suffered and continued to affect retail. The research is based on a survey of data from an experimental quantitative research in order to affirm or refute the hypothesis made. It was found that purchases made on digital platforms have gained strong representation since the beginning of the pandemic scenario. Based on these results, it can be seen that, although consumption via e-commerce has gained share throughout the entire pandemic scenario, physical stores will still have a very important share in the market. The solution to this is for organizations to be transformed and increasingly associated with Omminchanel resources.43 f.Leão, Maurício de SouzaMontalvão, Sergio de SousaRodriguez y Rodriguez, Martius VicenteFonseca, Felipe Barros da2024-05-07T19:46:17Z2024-05-07T19:46:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFONSECA, Felipe Barros da. O consumo brasileiro e a pandemia: compreendendo a situação para o varejo nacional. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32873CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-05-07T19:46:21Zoai:app.uff.br:1/32873Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-05-07T19:46:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O consumo brasileiro e a pandemia: compreendendo a situação para o varejo nacional |
title |
O consumo brasileiro e a pandemia: compreendendo a situação para o varejo nacional |
spellingShingle |
O consumo brasileiro e a pandemia: compreendendo a situação para o varejo nacional Fonseca, Felipe Barros da Varejo Comportamento do consumidor Pandemia Omnichannel Comércio varejista Mercado consumidor Comércio virtual Loja física COVID-19, Pandemia de, 2020- Retail Consumer behavior Pandemic Omnichannel |
title_short |
O consumo brasileiro e a pandemia: compreendendo a situação para o varejo nacional |
title_full |
O consumo brasileiro e a pandemia: compreendendo a situação para o varejo nacional |
title_fullStr |
O consumo brasileiro e a pandemia: compreendendo a situação para o varejo nacional |
title_full_unstemmed |
O consumo brasileiro e a pandemia: compreendendo a situação para o varejo nacional |
title_sort |
O consumo brasileiro e a pandemia: compreendendo a situação para o varejo nacional |
author |
Fonseca, Felipe Barros da |
author_facet |
Fonseca, Felipe Barros da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leão, Maurício de Souza Montalvão, Sergio de Sousa Rodriguez y Rodriguez, Martius Vicente |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Felipe Barros da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Varejo Comportamento do consumidor Pandemia Omnichannel Comércio varejista Mercado consumidor Comércio virtual Loja física COVID-19, Pandemia de, 2020- Retail Consumer behavior Pandemic Omnichannel |
topic |
Varejo Comportamento do consumidor Pandemia Omnichannel Comércio varejista Mercado consumidor Comércio virtual Loja física COVID-19, Pandemia de, 2020- Retail Consumer behavior Pandemic Omnichannel |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor brasileiro relacionado ao varejo durante a pandemia, assim os novos hábitos de consumo adquiridos até o cenário atual. A importância do trabalho está ligada ao fato de ainda em 2022, existem poucas informações acerca das mudanças relacionadas ao comportamento do consumidor causadas pelo cenário pandêmico da COVID-19, além da forma como essas modificações afetam e continuam afetando o varejo. A pesquisa é baseada em um levantamento de dados a partir de uma pesquisa quantitativa experimental com o intuito de afirmar ou refutar a hipótese feita. Verificou- se que, as compras realizadas nas plataformas digitais têm ganhado forte representatividade desde o início do cenário pandêmico. A partir desses resultados, nota-se que, embora o consumo via e-commerce tenha ganhado uma participação ao longo de todo o cenário pandêmico, as lojas físicas ainda terão uma participação muito importante no mercado. A solução para isso é que as organizações sejam transformadas e cada vez mais associadas aos recursos do Omminchanel. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-07T19:46:17Z 2024-05-07T19:46:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONSECA, Felipe Barros da. O consumo brasileiro e a pandemia: compreendendo a situação para o varejo nacional. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32873 |
identifier_str_mv |
FONSECA, Felipe Barros da. O consumo brasileiro e a pandemia: compreendendo a situação para o varejo nacional. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053632097615872 |