Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soletti, Mateus Bassani
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11232
Resumo: O Brasil é um dos grandes mercados de produção de cerveja no mundo. O clima quente auxilia no consumo de alguns tipos de cerveja e a grande disponibilidade de água auxilia na sua produção. O presente trabalho trata sobre o comportamento do consumidor no que se refere ao consumo de cervejas especiais e tem como objetivo definir os principais fatores envolvidos no processo de decisão de compra de cerveja especial, segmento que vem ganhando grande destaque nos últimos anos. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e bibliográfica, com o objetivo de determinar os fatores de influência no processo de consumo de cerveja especial. Para isso, elaborou-se um questionário, que foi distribuído pelo googleforms, sendo obtidas 63 respostas de consumidores. Os resultados obtidos indicaram que os consumidores de cerveja especial possuem um estilo de vida que favorece o consumo desse tipo de cerveja. Além disso, a busca por uma bebida de qualidade com variedade é uma das principais motivações no processo decisório de consumo de cerveja especial. Os amigos dos consumidores de cerveja especial são o principal grupo influenciador no consumo desse produto. Observou-se, ainda, que após o consumo desse produto, seus consumidores se sentem satisfeitos e indicariam esse produto para outras pessoas
id UFF-2_172cefe0b409fd4965414063999f6a2c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11232
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiaisComportamento do consumidorConsumoCervejas especiaisAdministraçãoConsumer behaviorConsumptionSpecial beersO Brasil é um dos grandes mercados de produção de cerveja no mundo. O clima quente auxilia no consumo de alguns tipos de cerveja e a grande disponibilidade de água auxilia na sua produção. O presente trabalho trata sobre o comportamento do consumidor no que se refere ao consumo de cervejas especiais e tem como objetivo definir os principais fatores envolvidos no processo de decisão de compra de cerveja especial, segmento que vem ganhando grande destaque nos últimos anos. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e bibliográfica, com o objetivo de determinar os fatores de influência no processo de consumo de cerveja especial. Para isso, elaborou-se um questionário, que foi distribuído pelo googleforms, sendo obtidas 63 respostas de consumidores. Os resultados obtidos indicaram que os consumidores de cerveja especial possuem um estilo de vida que favorece o consumo desse tipo de cerveja. Além disso, a busca por uma bebida de qualidade com variedade é uma das principais motivações no processo decisório de consumo de cerveja especial. Os amigos dos consumidores de cerveja especial são o principal grupo influenciador no consumo desse produto. Observou-se, ainda, que após o consumo desse produto, seus consumidores se sentem satisfeitos e indicariam esse produto para outras pessoasBrazil is one of the largest beer production markets in the world. The warm weather helps in the consumption of some types of beer and the large availability of water helps in their production. The present work deals with the behavior of the consumer with regard to the consumption of special beers and aims to define the main factors involved in the decision making process to purchase special beer, a segment that has been gaining prominence in recent years. The methodology used was the exploratory and bibliographical research, with the purpose of determining the factors of influence in the process of consumption of special beer. For this, a questionnaire was elaborated, which was distributed by googleforms, obtaining 63 responses from consumers. The results indicate that consumers of special beer have a lifestyle that favors the consumption of this type of beer. In addition, the quest for a quality drink with variety is one of the main motivations in the decision making process of special beer consumption. The friends of the consumers of special beer are the main group influencing the consumption of this product. It was also observed that after consumption of this product, its consumers feel satisfied and would indicate this product to other people55 f.NiteróiAlonso, Fábio Roberto BárboloSantos, João Alberto Neves dosFaria, Ivando Silva deSoletti, Mateus Bassani2019-09-12T18:16:37Z2019-09-12T18:16:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOLETTI, Mateus Bassani. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11232Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-02T22:59:34Zoai:app.uff.br:1/11232Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-02T22:59:34Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais
title Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais
spellingShingle Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais
Soletti, Mateus Bassani
Comportamento do consumidor
Consumo
Cervejas especiais
Administração
Consumer behavior
Consumption
Special beers
title_short Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais
title_full Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais
title_fullStr Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais
title_sort Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais
author Soletti, Mateus Bassani
author_facet Soletti, Mateus Bassani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alonso, Fábio Roberto Bárbolo
Santos, João Alberto Neves dos
Faria, Ivando Silva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Soletti, Mateus Bassani
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Consumo
Cervejas especiais
Administração
Consumer behavior
Consumption
Special beers
topic Comportamento do consumidor
Consumo
Cervejas especiais
Administração
Consumer behavior
Consumption
Special beers
description O Brasil é um dos grandes mercados de produção de cerveja no mundo. O clima quente auxilia no consumo de alguns tipos de cerveja e a grande disponibilidade de água auxilia na sua produção. O presente trabalho trata sobre o comportamento do consumidor no que se refere ao consumo de cervejas especiais e tem como objetivo definir os principais fatores envolvidos no processo de decisão de compra de cerveja especial, segmento que vem ganhando grande destaque nos últimos anos. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e bibliográfica, com o objetivo de determinar os fatores de influência no processo de consumo de cerveja especial. Para isso, elaborou-se um questionário, que foi distribuído pelo googleforms, sendo obtidas 63 respostas de consumidores. Os resultados obtidos indicaram que os consumidores de cerveja especial possuem um estilo de vida que favorece o consumo desse tipo de cerveja. Além disso, a busca por uma bebida de qualidade com variedade é uma das principais motivações no processo decisório de consumo de cerveja especial. Os amigos dos consumidores de cerveja especial são o principal grupo influenciador no consumo desse produto. Observou-se, ainda, que após o consumo desse produto, seus consumidores se sentem satisfeitos e indicariam esse produto para outras pessoas
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12T18:16:37Z
2019-09-12T18:16:37Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOLETTI, Mateus Bassani. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11232
Aluno de Graduação
identifier_str_mv SOLETTI, Mateus Bassani. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o processo de decisão de compra de cervejas especiais. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135272684519424